Em relação aos consumos, o 1.2 16V gasta menos que o 1.2 8V. Apesar de um ter 60 CV e outro 86 ou 80 CV, fase um e dois respectivamente,gastam menos os de 16V, porque andam em menor esforço que os de 8V. Para uma subida, por exemplo, o 8V precisa de mais gasolina e duma mundança abaixo, quando o 16V faz o mesmo com a mesma mudança e uma menor injecção de combustível.
Eu ainda tenho o 1.2 16V de 86 CV, e já vou no meu terceiro Punto 16V MK1, e tive inicialmente um 75 ELX. Ainda consome menos que o 75, e anda bastante mais e tem mais força em altas. O mal da Fiat foi ter acabado com o 75 (1242 MPI) e mantido apenas o 60 (1242 SPI) e acabando também com o 55 (1108 cm3).
Isso de queimar a cabeça é mitológico. Todos sabemos que o material não é eterno, mas a maioria do pessoal não liga ao carro. É meter gasolina e andar. De notar que no ano passado, em Julho de 2006, comprei o 85 16V ELX com A/C de 97, e tinha 63 mil km. A única dona nunca tinha mudado o líquido de refrigeração na vida. Só punha água. O carro veio para as minhas mãos com a junta estoirada. Só dei conta quando fui para o Sevilha com ele. Em 4 dias fez à volta de dois mil km. E só não derreteu aquele motor, porque com o A/C ligado a ventoinha dos radiadores está sempre a funcionar. Mas aquele depósito da água estava castanho, tipo barro, só com ferrugem. Consequência: radiador da sofagem roto, por ferrugem, junta nova, correias novas, tudo bem lavado, e bomba de água. O que valeu foi que o carro foi bem barato.
Tirando este àparte, o novo motor 1.4 de 95 CV, usa a mesma cabeça do 1.2 16V, e o bloco é do mesmo género. Tem é apenas mais cilindrada. A opção da Fiat aqui foi pôr um motor menos poluente, já preparado para a norma EURO 4, coisa que o 1.2 16V 80 CV não fazia. O único que faz é o de 8V, porque consegue ser estrangulado. O 16V e 86CV não deve cumprir norma nenhuma. :red:
O 16V não é pior, nem melhor que o de 8V. Exige é uma manutenção mais cuidada, porque se a correia parte, adeus ao carro. :boxe:
Lembrem-se que o 16V utiliza tecnologia de ponta no seu interior. É o melhor motor 1.2 alguma vez lançado no mercado e com tanta potência. Eu adoro-o! :love: