Fiatistas

Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: bude em 26 de Janeiro, 2010, 04:53:50

Título: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 26 de Janeiro, 2010, 04:53:50
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/eua-japao-toyota-carros-automovel/1133467-1728.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/eua-japao-toyota-carros-automovel/1133467-1728.html)
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 26 de Janeiro, 2010, 10:01:39
os carros podem matar os donos, andam a recolher carros aos milhões para reparar.. e são uma grande marca... se fosse a fiat.. ja se sabe o que iam dizer...
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 26 de Janeiro, 2010, 17:19:23
Sim, mas não deixa de ser uma atitude séria e honesta por parte da marca.
Se fossem outros "ah e tal os tapetes estão marados, prendem o dedal. Custa x, é um consumível..."
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: n0mad3 em 26 de Janeiro, 2010, 17:26:07
Ainda há uns 2 anos a Toyota chamou uns Yaris por causa dos encostos de cabeça.

Eu acho bem que o façam!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 26 de Janeiro, 2010, 17:27:08
se fosse um italiano tinham batido forte e feio!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 26 de Janeiro, 2010, 18:31:32
se fosse um italiano tinham batido forte e feio!

Exacto, quando postei era isto que pretendia que os colegas dissessem.
A Fiat é sempre perseguida pela crítica e pelo público que é influenciado por ela, enquanto a outras marcas tudo é perdoado.
Eu defendo a verdade, doa a quem doer.

Em 1998, por culpa da Fiat Portuguesa, fui obrigado a ter um carro não Fiat. Um famoso VW, que em nada foi superior aos meus quatro fiats e a assistência (desde o simples mecânico até ao director da Siva) dez vezes pior que a Fiat. Isto para além dos preços.
Os homens da Fiat, falharam em vários casos, mas nunca me chamaram "mentiroso", como a Siva. Eu ainda tenho essa carta e o GT ABARTH já a viu.

Quando é preciso recolher viaturas, que se recolham mas que se contabilizem os problemas para todas as marcas e não só para algumas.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Tiffosi em 26 de Janeiro, 2010, 20:22:49

Para consulta:

http://www.vosa.gov.uk/vosa/apps/recalls/default.asp?tx= (http://www.vosa.gov.uk/vosa/apps/recalls/default.asp?tx=)
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 27 de Janeiro, 2010, 04:48:37
Todos avariam meu senhores, TODOS!

Ou não...

O estigma Italiano é mais uma arma dos adversários contra a superioridade latina em alguns aspectos; e desse modo demover de vendas as pessoas.

Quando não têm mais argumentos (na área das avarias) vão para o valor de retoma; como se alguma vez se recupere o diferencial de dinheiro nas retomas  :lol:

Querer dizer, pagamos 20.000 por um FIAT e 26.000 por um VW

Vão dizer-me que quando o VW valer 10.000 € o FIAT vale 4.000 €?  :lol:

Para além disso, manter as oficinas do grupo VW e outras não é nada barato, bem como o preço das peças.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 27 de Janeiro, 2010, 04:49:54
Quanto à Toyota, existe muita malta que pensa que se comprar um Toyota aquilo é para usar e abusar e só gasta o dinheiro que paga no stand, quase como se fosse indestrutível.
Está bem, está.  :lol:
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 27 de Janeiro, 2010, 05:48:07
Citar
Todos avariam meu senhores, TODOS!

Ou não...

O estigma Italiano é mais uma arma dos adversários contra a superioridade latina em alguns aspectos; e desse modo demover de vendas as pessoas.

Quando não têm mais argumentos (na área das avarias) vão para o valor de retoma; como se alguma vez se recupere o diferencial de dinheiro nas retomas 

Querer dizer, pagamos 20.000 por um FIAT e 26.000 por um VW

Vão dizer-me que quando o VW valer 10.000 € o FIAT vale 4.000 €? 

Para além disso, manter as oficinas do grupo VW e outras não é nada barato, bem como o preço das peças.

Citar
Quanto à Toyota, existe muita malta que pensa que se comprar um Toyota aquilo é para usar e abusar e só gasta o dinheiro que paga no stand, quase como se fosse indestrutível.
Está bem, está.

Muito bem, xôr GT ABARTH.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 27 de Janeiro, 2010, 21:55:23
nesta data as peças da Fiat são ao preço das outras marcas !!!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 27 de Janeiro, 2010, 22:56:40
nesta data as peças da Fiat são ao preço das outras marcas !!!

Achas mesmo?
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 27 de Janeiro, 2010, 23:25:07
Sim, as peças FIAT são muito caras, o mal é geral.
O tempo das peças e assistência baratas na Fiat já lá vai...
Se não mandasse vir umas coisas pela internet estava fod**o.
Vai lá saber quanto custa uma bomba de água para a Marea. Dass...
Veio ter a minha casa, vinda da Alemanha, por 50 Euros (portes incluídos).
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 28 de Janeiro, 2010, 00:19:18
Sim, as peças FIAT são muito caras, o mal é geral.
O tempo das peças e assistência baratas na Fiat já lá vai...
Vai lá saber quanto custa uma bomba de água para a Marea. Dass...

Pode ser cara, e é, mas continua a ser menos que outras. Posso dizer-te que paguei, na semana passada, mão de obra, na Fiat, só ligeiramente acima do que paguei à VW em 1998 e 1999. Sim, dez anos depois.

Vai ver o preço da bomba de àgua para o Golf ou Passat e depois...
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 28 de Janeiro, 2010, 00:37:31
Não quero estar a bater na mesma tecla e já aqui tinha dito que na IMV me pediram 50€ pelo filtro do habitáculo para a Marea. (!!!)
Pois há uma semana o meu irmão comprou o filtro do habitáculo para o Honda Jazz, na Honda, por 25€.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 09:33:00
os carros podem matar os donos, andam a recolher carros aos milhões para reparar.. e são uma grande marca... se fosse a fiat.. ja se sabe o que iam dizer...


Todas as marcas podem falar.

A Toyota não é diferente das outras.

Eu fikei com um volante nas mãos.

Tava a andar num punto mk1 TD e o volante soltou-se.

Ía-me mijando todo.

Descravou nas voldaduras que tem de lado.

Erros acontecem, mas a diferença está na actitude das marcas.

A Toyas chama, a mercedes tambem, outras calam-se, o cliente que pague a reparação.

Uma marca americana que não vou nomear, tambem teve granel, tavas descansado a conduzir, e o airbag do motorista activava-se sozinho.

Tares a conduzir e levares com o saco em cima :wub:

Só o susto :wacko:

As marcas pagam pelas suas actitudes
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 09:35:50
Ainda há uns 2 anos a Toyota chamou uns Yaris por causa dos encostos de cabeça.

Eu acho bem que o façam!


Yap, só lhes fica bem.

Eu quando trabalhei na OPEL, eles tambem fizeram campanhas.

Mudavam a fivela dos cintos de segurança de borla, o cinto de segurança saltava da fivela
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: n0mad3 em 28 de Janeiro, 2010, 10:06:31
Não quero estar a bater na mesma tecla e já aqui tinha dito que na IMV me pediram 50€ pelo filtro do habitáculo para a Marea. (!!!)
Pois há uma semana o meu irmão comprou o filtro do habitáculo para o Honda Jazz, na Honda, por 25€.

E eu a pensar que na honda são careiros  :ph34r:

Afinal ainda continuam dos mais baratinhos...
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 10:29:45
Quanto à Toyota, existe muita malta que pensa que se comprar um Toyota aquilo é para usar e abusar e só gasta o dinheiro que paga no stand, quase como se fosse indestrutível.
Está bem, está.  :lol:


Não cunheco nenhum que seija indestrutivel.

Os carros velhos duravam mais do que os novos, agora está tudo +/- igual seija a marca que for.

Pra teres qualidade fora do nivel corriqueiro, largas a nota

Na verdade a toyota ja foi melhor, a mercedes tambem, a vag tambem, a renault e a Peugeot nem se fala, a Nissam ta embrulhada com a Renault :rolleyes:

Mas a Fiat não foge á baila, tá embrulhada com a PSA :rolleyes:

No entanto temos marcas que evoluiram em alguns aspectos

A Ford, a Fiat, a Citroen, etc. etc.

A Fiat e a Ford para mim foi das que mais evolução tiveram.

Os motores fiat antigos, então os diesel, dasss

Não venham cá com tretas dizer o contrario porque sabem bem que é verdade.

Eu tenho 3 Unos, não é por ter paixão por eles que não divulgo os seus defeitos

Temos uns casos ou outros, mas no geral......

Os diesel e turbo diesel antigos da Fiat, meu deus do ceu..........

Cospiam oleo por todo o lado, houve Unos TD que não fizeram 30.000Km´s

E não foram assim tão poucos, tantos Unos que berraram prematuramente

Os 500 que se fizesses viagens grandes tinhas ke parar, akilo akecia por todo o lado :rolleyes:

O meu pai teve um 128, dass........

Distancia......

As mareas e palios TD é fugir dakilo.....

Estalam cabeças ke é um regalo, já pra não falar no barulho

A nivel electrico :unsure:

Aquelas fichas Fiat lancia sem isolamentos, aqueles check painel....

Dasss.

É só luzes a acender, os dos puntos ardiam o painel,

O do meu Uno 60SX o que lá vinha montado, tambem tava avariado, só luzes vermelhas a acender :rolleyes:

O Uno branco que eu tive e vendi, tambem tinha o painel queimado.

Os lancias Y10 é a mesma coisa :rolleyes:

A nivel de chapa, a Fiat para ganhar ferrugem, ganha trunfeus de vantagem.

Os Unos é nas embaladeiras, portas, topos de amortecedores, cavas de roda, e os Unos com tecto de abrir ganham BURACOS na chapa.

É mentira?

Os Alfas 33.......

Ke desgraça

Os forros de tecto é uma desgraça.....


Agora que a  Fiat teve uma espantosa evolução, isso é verdade.

Metam espantosa nisso, a Fiat teve uma evolução em tão pouco tempo que é uma coisa notavel.

Tanto a nivel de qualidade de construção como fiabilidade mecanica.

A minha marea é de 2001, não tem um ponto de ferrugem :mellow:

Olhem para um punto mk1 e comparem com o grande punto.

Uma melhoria na qualidade de construção que é uma coisa fora do comum :rolleyes:

A gasolina comessaram no motor FIRE, super pequeno, levantas o capot, andas á procura do motor, LOL

Muito simples, e muito fiavel, e podem crer que são económicos

A diesel, desde que apareceram os JTD, deixem andar a makina.

Ivecos unijet aquilo faz km´s que é uma parvuice :wub:

Problemas electricos, os do comum.

Maus contactos praticamente desapareceram.

A Fiat para mim actualmente peca pela sua prestação de marca em si e actitude.

Não pela qualidade dos carros.

Do Uno pra marea foi um desaparecer de "pintelhices" que é uma coisa fantastica

Se temos marcas que melhoraram, tais como a Fiat, outras desceram a qualidade para o nivel corriqueiro comum.

A Toyas e a mercedes, a vag, a Renault, etc. etc.

A Renault a nivel de qualidade de construção, actualmente mete nojo.

Deus me livre.......

Pior do que a Fiat, mas em larga escala.

Os antigos podiam fazer barulho, mas era resistente, a chapa Renault era praticamente infalivel de ferrugem.

Agora é só plasticos e fibras.

Até no motor temos o plastico a atacar.

Tubos de turbo, tampas de valvulas, colectores de admissão, credo......

Babam-se todos.....

Que decadencia.....

Tal como disse, muitos desceram qualidade, outros evoluiram.

Portanto tar a criticar uns quando temos um passado que não deixa recordações aliciantes, não me parece muito bom.

A toyas recolhe, outros calam-se ou o cliente tem custos adicionais.

A Opel quando eu lá trabalhei, pra te dar garantia se não tivesses as revisões em dia, dasss.......

Podemos é louvar pela actitude honesta da marca em assumir os defeitos e sem custos para os proprietarios.

Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 10:34:07
E eu a pensar que na honda são careiros  :ph34r:

Afinal ainda continuam dos mais baratinhos...


Não critiquem a nivel de preços, lol

Como já foi dito e com razão, a Fiat já foi barata, era barata na altura dos Unos, dos tempra, dos tipos, etc.

A mim pediram-me 150€ pelo puxador da porta da mala pra minha marea :rolleyes:

Tem um envulcro de burracha que se desfaz todo, 150€ mais IVA pelo puxador exterior :rolleyes:

Pra um VAG um fechadura complecta custa perto de 100€, pra um mercedes classe C ainda é mais barato, pouco mais de 75€.

Afinal onde ficamos.....
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 28 de Janeiro, 2010, 12:15:59
quando eu estive na fiat fiz bastantes campanhas, os carros são chamados la também!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 28 de Janeiro, 2010, 17:15:02
quando eu estive na fiat fiz bastantes campanhas, os carros são chamados la também!

O G. Punto da minha mulher já foi chamado à oficina duas vezes, para verificações gratuitas. A primeira, relacionada com uma cablagem na consola central e a segunda, para ver o aperto de um parafuso na coluna da direcção.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 17:24:04
Para mim isto não é motivo de critica pessoal.

Para mim voces podiam-se era orgulhar pela marca estar a defender os direitos e a satistação do proprietario.

Se a Fiat tambem o faz, só fica é bem.

A Fiat só está a defender a satisfação do cliente :ph34r:

A Toyas ta a chamar carros pra fabrica, e depois?

Qual é o stress?

E a mercedes que até deu carros novos á troca dos avariados?

Trocar o carro do cliente por um novo, e á borla porque detectaram falhas graves, isso não é excelente?

Isso no meu entender é PRESTÍGIO

Não motivo de critica
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: ducato100 em 28 de Janeiro, 2010, 18:09:37
x2
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 28 de Janeiro, 2010, 18:28:43
blá, blá, blá, blá,......
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 28 de Janeiro, 2010, 18:40:40

Não critiquem a nivel de preços, lol

Actualiza-me!
Diz-me lá quanto custa (já com IVA) uma hora de mão de obra na VW.
Diz-me lá quanto custa (já com IVA) uma hora de mão de obra noutras marcas.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 18:51:51
Actualiza-me:

E quanto custa na Volvo?

Outras marcas posso entender como......

Sei lá.....

SAAB :rolleyes:

Jaguar :rolleyes:

Keres dizer ke a vag é das mais caras?

Redondamente enganado

Não sei preços, mas que eles se esticam, isso sei.

Mas acho ke as diferenças entre marcas "comuns" não varia muito, tive uma vez a ver uma tabela na net, não me lembro onde, porque veio por mail, e a diferença era no maximo de 10€ 12€

Isto o ano passado.

Mas tambem varia muito da localidade e até do representante

Lembro-me de falar com um enginheiro na OPEL quando fui visitar a malta ex. colegas de trabalho.

Tou-me a lembrar da conversa e sei que havia concorrencia de custos entre a Servilena e Auto-Industrial, e os dois são agentes oficiais OPEL.

A marca é a mesma, e já com custos diferentes

Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 28 de Janeiro, 2010, 19:59:05
Os Renaults antigos não ganhavam ferrugem?

 :lol:

Os carros Franceses até aos anos 80 chamavam ferrugem como sei lá o quê!
Pelo menos na beira-mar era um descalabro.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 22:30:36
E os Fiat que antes de serem vendidos já tinham ferrugem :wub:

Não sabes disso?

O carro ainda não tinha dono e ja ferrugem tinha :ph34r:

Antes de ser vendido, era reparado e levava um tratamento manhoso que não sei explicar.

Se não sabes disso eu sei.

É que trabalhei com malta que trabalhou na antiga Fiat em Leiria B)

Tares-te a rir por eu dizer que os savás não ganhavam ferrugem :rolleyes:

Quando os Fiat´s novos já a tinham ^_^


Bem, termino por aqui, acho que já é offtopic a mais :rolleyes:
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 28 de Janeiro, 2010, 22:40:16
50 €/hora mais Iva !
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 28 de Janeiro, 2010, 22:42:03
aonde?

Na vag?

Dass :wacko:

Não tou por dentro dos preços da mão de obra, sabia os do ano passado, deste ano tou a leste :ph34r:
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 28 de Janeiro, 2010, 22:43:04
Volvo, Fiat !!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 29 de Janeiro, 2010, 00:33:59
E os Fiat que antes de serem vendidos já tinham ferrugem :wub:

Não sabes disso?

O carro ainda não tinha dono e ja ferrugem tinha :ph34r:

Antes de ser vendido, era reparado e levava um tratamento manhoso que não sei explicar.

Se não sabes disso eu sei.

É que trabalhei com malta que trabalhou na antiga Fiat em Leiria B)

Tares-te a rir por eu dizer que os savás não ganhavam ferrugem :rolleyes:

Quando os Fiat´s novos já a tinham ^_^


Bem, termino por aqui, acho que já é offtopic a mais :rolleyes:

Explica-me lá como vários FIAT's cá em casa nos anos 70: 850, 124, 124, 131 não tinham ferrugem??
E moramos ao pé da praia!
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 29 de Janeiro, 2010, 00:50:50
fiat é 35
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 29 de Janeiro, 2010, 12:25:36
Explica-me lá como vários FIAT's cá em casa nos anos 70: 850, 124, 124, 131 não tinham ferrugem??
E moramos ao pé da praia!

AS praias do Porto nem para isso prestam .................
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 29 de Janeiro, 2010, 13:48:08
TODOS enferrujam, fiats, seats, vw,volvo, audi, porsche, ferrari, chevrolet, cadilac.... é tudo uma questão de tratamento, porque é que ha 127s que ja se dissolveram e outros estão como novos sem nunca terem sido restaurados?

porque é que ainda ha lancias beta, e alfas sud? se foram os maiores fiascos a nivel de apodrecerem?
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 01 de Fevereiro, 2010, 02:47:02
Derivado ao mesmo problema dos Toyota,
Peugeot e Citroen recolhem modelos 107 e C1 (Cerca de 100 mil)
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/peugeot-e-citroen-recolhem-107-e-c1 (http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/peugeot-e-citroen-recolhem-107-e-c1)

...

Honda recolhe 646 mil Jazz/Fit, devido a problema com interruptores...
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/honda-jazz-chamado-a-oficina (http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/honda-jazz-chamado-a-oficina)
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: marky em 01 de Fevereiro, 2010, 21:26:54
Não quero estar a bater na mesma tecla e já aqui tinha dito que na IMV me pediram 50€ pelo filtro do habitáculo para a Marea. (!!!)
Pois há uma semana o meu irmão comprou o filtro do habitáculo para o Honda Jazz, na Honda, por 25€.
Provavelmente o jazz não leva um filtro carbonico, nem do tamanho do da Marea e daí a diferença de preço.

Vou-vos mostar como funcionam as peças na WV:

A cerca de 2 anos fui lá comprar um volante de motor para um 1.9 Tdi, custou 375€, não foi por aí além o preço, mas á cerca de 6 meses fui la novamente para ir buscar outro volante para o mesmo carro e adivinhem quanto custava........700 e tal € + IVA, fiquei incrédulo, acabei por o ir buscar á concorrencia por +/- o mesmo preço de a 2 anos atrás..
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 01 de Fevereiro, 2010, 22:44:30
A marea só leva filtro de carvão activo se o meteres :d_grin:

Mas tambem esse tipo de material não se vai buscar á origem :d_roll:

Tens cá fora iguais aos originais, melhores ou piores.

Ha de tudo

Se é material de manutenção, basta comprar material de boa qualidade, e pra ter qualidade não é preciso ir á origem, lol

Mas é como se disse aki, o material Fiat já foi mais barato.

Agora a VAG alterar preços, faz-me lembrar a Renault, lol

Por acaso descunhecia isso da VAG
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 01 de Fevereiro, 2010, 22:55:36
O Stilo, na versão Abarth tem o Ar Condicionado diferente dos outros Stilos e "obriga" a filtro de carvão activo.
Pode ser Valeo por exemplo.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 01 de Fevereiro, 2010, 23:22:36
Yap, é uns do ke eu costumo meter 8)

Mas não és obrigado a meter filtros de carvão activo.

O carvão activo é melhor pra filtrar cheiros e tudo, mas não é obrigatorio meter esse tipo de filtros.

Eu na oficina meto tantos normais a mando dos clientes, e nunca houve estrilho, mas os de carvão é muito melhor.

Mas o preço é mais esticado :d_grin:

Mas encontra-se filtros de carvão activo cá fora, por 20€, e são bem bons.

Eu tenho um actualmente na marea.

Ir á origem comprar material de manutenção, dass :yeah:

Só kem não tem amor aos € :deal:
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 01 de Fevereiro, 2010, 23:40:41
A questão são as dimensões, que são específicas e não existe sem ser em Carvão Activo.
A Valeo tem, a Micronair tem.

Tinha um Micronair antes do Valeo.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 02 de Fevereiro, 2010, 17:43:11
Tanto uma como outra são de boa qualidade, isso compra-se cá fora.

Só metem original porque querem.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 02 de Fevereiro, 2010, 18:18:21
Tanto uma como outra são de boa qualidade, isso compra-se cá fora.

Só metem original porque querem.

O Micronair foi posto pela FIAT na revisão dos 20.000.
De origem não sei qual tinha.

Pesquisei e obtive boas referências para as duas marcas (Valeo e Micronair), que serão equivalentes.

Calhei de comprar Valeo porque encontrei primeiro.
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 02 de Fevereiro, 2010, 18:30:14
Mas ha mais, e olha ke essas marcas são boas.

Agora compara preços e vê :d_roll:

Garanto ke não percebo o porquê de na origem por vezes o material é igual ao de cá de fora, e muito mais caro.

Apenas tem o emblema da marca.

Tas a pagar a marca, não veijo outra coisa :rolleyes:

Eu nunca compro material de manutenção na origem, isso é uma loucura :deal:

Cá fora tens igual, como tu proprio já constatas-te, e a diferença de preço é bem notavel.

Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 02 de Fevereiro, 2010, 18:33:24
Também depende do material.

Um filtro de habitáculo ou detergente do limpa vidros são coisas que não têm interesse nenhum serem ou não da "marca".
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 02 de Fevereiro, 2010, 20:48:00
A mim pediram-me 150€ pelo puxador da porta da mala pra minha marea :rolleyes:

Tem um envulcro de burracha que se desfaz todo, 150€ mais IVA pelo puxador exterior :rolleyes:

Ah... pois eu ía perguntar pelo preço dessa protecção de borracha do puxador da mala, mas quando o tipo me disse o preço do filtro do habitáculo caíram-me os tomates ao chão e já não tive coragem de perguntar mai nada.

LOL

Tenho que inventar alguma solução para aquilo, fazer alguma peça em borracha, câmara de ar?
Voltamos ao antigamente, temos que inventar.
Eu recuso-me a ser roubado, podem lá ficar com as peças ao preço do ouro.
Acho que não volto a entrar numa oficina da Fiat.
Também me recuso a comprar carro novo, portanto...
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 02 de Fevereiro, 2010, 20:59:48
Provavelmente o jazz não leva um filtro carbonico, nem do tamanho do da Marea e daí a diferença de preço.

Não.... estou só a falar do filtro do habitáculo, que na Marea está junto ao pára-brisas, abrindo o capot.
No Jazz é por trás do porta-luvas.
Não me parece que na Marea metam filtro carbónico...
Aquilo digamos que parece um filtro de ar K&N, mas sem o óleo.  :laugh:
Nem é um filtro grande, e duvido que no Jazz seja muito mais pequeno. E duvido também que a diferença de tamanho justifique o dobro do preço.
Acabei por comprar na Norauto, da Valeo. 25€. Made in France. Nada de chinesices...

Já agora, na Santomar no Areeiro (Honda) o filtro de ar do Jazz custa também 25€.
Atravessando a estrada está a estação de serviço da BP do Areeiro, onde o filtro de ar para o Jazz custa... 50€. (!!!)
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 02 de Fevereiro, 2010, 22:04:18
Ah... pois eu ía perguntar pelo preço dessa protecção de borracha do puxador da mala, mas quando o tipo me disse o preço do filtro do habitáculo caíram-me os tomates ao chão e já não tive coragem de perguntar mai nada.

LOL

Tenho que inventar alguma solução para aquilo, fazer alguma peça em borracha, câmara de ar?
Voltamos ao antigamente, temos que inventar.
Eu recuso-me a ser roubado, podem lá ficar com as peças ao preço do ouro.
Acho que não volto a entrar numa oficina da Fiat.
Também me recuso a comprar carro novo, portanto...


My frend, fazes como o pai fez :d_grin:

Desmontas a guarnição toda, e olha que é biscate :d_grin:

Tens ke desforrar a porta da mala, tirar o braço do limpa vidros e desmontar o motor do limpa vidros.

Tambem tens ke desmontar os tirantes que vão do puxador as fechaduras laterais.

Depois é ke podes comessar a remover a guarnição.

O puxador não se vende, vem a guarnição toda complecta, e é os tais 150€ mais IVA.

Eu desmontei isso tudo, e removi a burracha TODA do puxador.

Duvidas :d_smokin:

Acabaram-se os bocados de burracha a saltar :d_smokin:

Ficas com o puxador e umas saliencias em forma de bolas no puxador á mostra.

Não faz mal nenhum, a burracha é só pra ficar fofinho quando lá mexes :mcool:

Até fica melhor, o puxador ganha uma folga, e o manipulo deslisa nas dobradiças com muito mais força.

Fica muito, mas muito melhor, só tens é o trabalho de desmontar tudo, mas acaba-se as espinhas.

150€ mais IVA por uma guarnição é dinheiro.

Ando de Fiat, não de jaguar :wacko:
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RMace em 02 de Fevereiro, 2010, 22:10:23
Não.... estou só a falar do filtro do habitáculo, que na Marea está junto ao pára-brisas, abrindo o capot.
No Jazz é por trás do porta-luvas.
Não me parece que na Marea metam filtro carbónico...
Aquilo digamos que parece um filtro de ar K&N, mas sem o óleo.  :laugh:
Nem é um filtro grande, e duvido que no Jazz seja muito mais pequeno. E duvido também que a diferença de tamanho justifique o dobro do preço.
Acabei por comprar na Norauto, da Valeo. 25€. Made in France. Nada de chinesices...

Já agora, na Santomar no Areeiro (Honda) o filtro de ar do Jazz custa também 25€.
Atravessando a estrada está a estação de serviço da BP do Areeiro, onde o filtro de ar para o Jazz custa... 50€. (!!!)

Só metes filtros de carvão activo se quiseres.

Eu só uso disso na minha marea, e compro-os por 20€ +/-

São italianos, não são rafeiros, eu trabalho nisto, sei olhar pra um filtro :mcool:

E tambem não tem assim muita ciencia :)

Tambem tens da valeo por 30€, tambem de carvão activo.

O carvão activo justifica-se mais para viaturas com ar condicionado, em sofagens normais não veijo grande vantagem em meter desse tipo de filtros
Título: Re:Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 03 de Fevereiro, 2010, 11:28:10
O carvão activo justifica-se mais para viaturas com ar condicionado, em sofagens normais não veijo grande vantagem em meter desse tipo de filtros

A minha Marea tem AC...
Da próxima que precisar talvez procure esses de carvão activo.
Mas não ligo muito a isso, não dou muita importância, qualquer coisa serve.
É apenas um filtro para o ar que entra no habitáculo.
Os carros dantes nem filtro tinham.
Além disso, abrindo uma janela lá se vai a filtragem do filtro XPTO...
E quando ando na rua respiro tudo.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 03 de Fevereiro, 2010, 12:54:18
dantes não tinham AC, com AC ha uma série de bicharada que pode la viver dentro
Título: Mitos...
Enviado por: GT Abarth em 04 de Fevereiro, 2010, 03:18:49
Depois dos aceleradores, Toyota admite problemas de travões

03 de Fevereiro de 2010, 17:15

A Toyota, que anunciou a retirada do mercado de milhões de veículos em todo o mundo por causa de um problema no acelerador, admitiu que também recebeu dezenas de reclamações referentes aos travões do Prius, o carro híbrido mais vendido do planeta.
"Concessionárias do Japão e da América do Norte reclamaram dos travões do novo Prius", declarou à AFP Mieko Iwasaki, porta-voz da Toyota. Iwasaki recusou-se a entrar em detalhes, mas destacou que a Toyota recebeu "dezenas de reclamações" a respeito destes travões.
Em declarações ao SAPO, Paula Arriscado, Directora de Comunicação da Toyota Caetano S.A., não confirmou a existência de anomalias nos Prius em Portugal nem noutro local. "Ainda não temos qualquer informação a esse respeito [anomalias em travões e aceleradores] e portanto é prematuro falar", afirmou. No entanto, se se verificar a existência de anomalias nos travões destes veículos "a Toyota informará os seus clientes", acrescentou

O ministério japonês dos Transportes disse ter registado 14 queixas em todo o país e não descartou a possibilidade de uma retirada de veículos. De acordo com a imprensa japonesa, a NHTSA, a administração americana encarregue da segurança nas estradas, recebeu uma centena de reclamações semelhantes.
"Pus o pé no travão para parar, mas não houve resposta. Pisei mais e continuou sem resposta", explicou o dono de um Prius do estado de Massachusetts (nordeste dos EUA) no site da NHTSA.
"O meu carro continuou a andar à mesma velocidade e acabou por chocar contra a traseira do veículo que estava à minha frente", prosseguiu, destacando que o acidente ocorreu no dia 11 de Dezembro e não deixou feridos.
Segundo a Toyota e o ministério japonês, o problema está no último modelo do Prius, lançado em Maio passado no Japão e que foi o carro vendido no arquipélago em 2009. O Prius, que existe desde 1997, é o carro híbrido mais popular do mundo.
"Os veículos híbridos são a grande esperança da Toyota", comentou Tetsuya Mizuno, analista da Mizuno Credit Advisory.
"Esses carros são practicamente os únicos a registar boas vendas no Japão e nos Estados Unidos. Se o problema for sério, o impacto na Toyota será forte", advertiu.
A Toyota deve publica, nesta quinta-feira, os seus resultados financeiros para o último trimestre de 2009. Em Janeiro, as vendas nos Estados Unidos caíram 19% e voltaram ao nível de 1999, segundo números publicados na terça-feira.
As dúvidas sobre os travões do Prius provocaram a queda da acção da Toyota na Bolsa de Tóquio. Nesta quarta-feira, o título perdeu 5,68%, a 3.400 ienes, depois de ganhar 4% na véspera. Desde o dia 21 de Janeiro, o título da maior produtora de carros do mundo perdeu 19%.
A Toyota está a passar por uma crise sem precedentes. Depois de sofrer perdas gigantescas decorrentes da crise económica mundial, o grupo teve retirar do mercado oito milhões de veículos em todo o mundo devido a um problema de acelerador.
Numa decisão sem precedentes, a produção e a venda de oito modelos que apresentam este problema foram suspensas por uma semana na América do Norte.
A Toyota anunciou ontem medidas para corrigir os defeitos nos aceleradores, mas a demora da empresa em reagir foi criticada pelas autoridades americanas, que estão a estudar sanções.

In:
SAPO/AFP
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 04 de Fevereiro, 2010, 03:37:20
 :nhedaxe: Acelerador e travão com problemas :nhedaxe:
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 04 de Fevereiro, 2010, 17:22:34
Mais mitos que vão caindo.
Toyota avaria como os outros... mas existem convencidos que pensam que se comprarem um Toyota é garantido que só metem gasolina.

Ainda ontem um iluminado apareceu no AHO indeciso entre comprar um Punto FIRE 1200 e um Fábia 1200 (manco).
Disse que tinha medo porque lhe tinham dito que o motor do FIAT dava problemas.

 :D É impressionante como se dá "a volta ao bico do prego"; e logo com o simples, fiável, comprovado e mais do que testado FIRE 8V! Um motor de guerra  :boxing_smiley:
O 1200 VW é que é um motor manco e cheio de problemas e despesas; mas no diz que disse aproveitam e metem a argolada sempre contra a FIAT.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 04 de Fevereiro, 2010, 18:28:52
os dois motores são bons!!!

O TRATAMENTO QUE LHES DÃO É QUE DIFERE !!
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 04 de Fevereiro, 2010, 19:52:20
Nos EUA a GM e a Ford estão a dar $1000 de desconto a quem entregar um Toyota na compra de um carro novo.

http://www.clevelandleader.com/node/12850 (http://www.clevelandleader.com/node/12850)

A concorrência ataca.
A Toyota está a sofrer um golpe na imagem sem precedentes.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 05 de Fevereiro, 2010, 04:55:42
os dois motores são bons!!!

O TRATAMENTO QUE LHES DÃO É QUE DIFERE !!

Epá, os 3 cilíndros VW têm dado muitos problemas e em Portugal levam o couro e o cabelo.

O FIRE, dispensa apresentações... até sem óleo anda.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 05 de Fevereiro, 2010, 22:16:53
Epá, os 3 cilíndros VW têm dado muitos problemas e em Portugal levam o couro e o cabelo.

O FIRE, dispensa apresentações... até sem óleo anda.

não inventes porque quem tem frotas diz bem desse motor e é por alguma razão !!

para mim o único Fire que nasceu mesmo bom a sério foi o 999.... os outros acompanham mas pouco...
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 05 de Fevereiro, 2010, 22:30:04
não inventes porque quem tem frotas diz bem desse motor e é por alguma razão !!

para mim o único Fire que nasceu mesmo bom a sério foi o 999.... os outros acompanham mas pouco...

Invento?
Falo de queixas reais de pessoas reais que se meteram na SIVA e estão arrependidas.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 05 de Fevereiro, 2010, 22:49:03
Invento?
Falo de queixas reais de pessoas reais que se meteram na SIVA e estão arrependidas.

e as queixas dos motores da Fiat? não contam? ou andaste a contá-las e viste que são menos???
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 06 de Fevereiro, 2010, 04:47:48
e as queixas dos motores da Fiat? não contam? ou andaste a contá-las e viste que são menos???

Barroso, bem sabes que os motores de 3 cilíndros têm dado raia pá.

Se um FIRE avariar, metes facilmente motores completos com 500 €.
Isso para os VW (500€) ficam lá logo numa revisão curriqueira. 
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 06 de Fevereiro, 2010, 10:45:50
outra vez a mesma história...
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 06 de Fevereiro, 2010, 16:21:50
outra vez a mesma história...

Ó Barroso, é evidente que há avarias em todos, mas o que o GT ABARTH e eu defendemos é que a VW não é melhor do que a Fiat e que, quando há avarias, as reparações são muito mais caras.

A minha experiência diz:
4 motores Fiat (3 dos quais, Fire)= ZERO problemas
1 motor VW avariou aos 970 Km, nunca mais foi o mesmo e ainda por cima não reconheceram e chamaram-me mentiroso.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 06 de Fevereiro, 2010, 19:18:21
Ó Barroso, é evidente que há avarias em todos, mas o que o GT ABARTH e eu defendemos é que a VW não é melhor do que a Fiat e que, quando há avarias, as reparações são muito mais caras.

A minha experiência diz:
4 motores Fiat (3 dos quais, Fire)= ZERO problemas
1 motor VW avariou aos 970 Km, nunca mais foi o mesmo e ainda por cima não reconheceram e chamaram-me mentiroso.

Dos Fiat´s falaste da qualidade de material.

Da VW falaste do atendimento !

eu não digo que eles não se avariam! o que eu digo é que no item Manutenções e Reparações também vês lá avarias e na questão de preços..... já foi chão que deu uvas....
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 06 de Fevereiro, 2010, 20:39:59
Dos Fiat´s falaste da qualidade de material.

Da VW falaste do atendimento !

eu não digo que eles não se avariam! o que eu digo é que no item Manutenções e Reparações também vês lá avarias e na questão de preços..... já foi chão que deu uvas....

Falei do material (o motor avariou) e do atendimento.
Queres mais exemplos? Três cabos de velas tiveram que ser substituidos com poucos quilómetros, um dos novos pifou logo a seguir, em 59 Km, e fiquei apeado mais uma vez. Isto é qualidade? Um dia, abro o capot (para ver os níveis), cai uma borracha; tiro a roda suplente, a porca desfaz-se na minha mão, dou à chave e o motor não pega. Isto é qualidade? O engenheiro que arranjei, na parte final da minha triste aventura na VW, disse-me que havia meia dúzia de coisas que estavam mal no motor. Umas defeito de fábrica e outras estragadas pela assistência do concessionário. Isto é qualidade? E as me**as que eu vi nas incontáveis idas às oficinas? Isto é qualidade?

Quanto aos preços, já não são os mesmos que antigamente mas...  O mês passado paguei a hora na Fiat mais ao menos ao preço que pagava na VW, em 1999.
Também o mês passado, mas no G. Punto da minha mulher, mandei arranjar duas coisas simples. A factura foi simples também, 12 Euros.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 06 de Fevereiro, 2010, 22:46:14
Assim como o motor 2000 ou 2400 Diesel dos Mercedes que andaram na Praça são reconhecidamente motores comprovados, o motor FIRE 8V da FIAT já mostrou que é à prova de guerra desde 1985.

É dos poucos que pode rebentar a distribuição que não estraga nada, etc.

O motor 3 cilíndros da VW tem dado alguns problemas e quase sempre são dispendiosos.

É disso que se está a falar apenas: alguém mandar a boca falsa que o FIRE dá problemas, quando a história é ao contrário.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 09 de Fevereiro, 2010, 09:47:27
É dos poucos que pode rebentar a distribuição que não estraga nada, etc.

Não é nada de especial, trata-se apenas de uns sulcos nos pistons, alinhados com as válvulas.
As válvulas nunca batem nos pistons, mesmo rebentando a correia de distribuição.
A desvantagem é uma mais baixa taxa de compressão.
Como dizem os americanos, there is no free lunch.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 09 de Fevereiro, 2010, 09:50:53
A Toyota está a recolher mais de 400,000 Prius, do último modelo (lançado há menos de 1 ano), por problemas graves nos travões.
Nos EUA já aconteceram muitos acidentes, há muitas queixas.
Carrinho novo, tenta-se travar, o pedal bate no fundo e... nada.

 :point: Travões Holanda, quanto mais se trava, mais anda.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 09 de Fevereiro, 2010, 21:59:51
http://www.toyota.com/recall/videos/floormatentrapment.html (http://www.toyota.com/recall/videos/floormatentrapment.html)

http://www.toyota.com/recall/videos/pedalassembly.html (http://www.toyota.com/recall/videos/pedalassembly.html)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 09 de Fevereiro, 2010, 23:24:03
A Toyota está a pagar caro o facto de ter querido poupar a passar parte da produção do Japão para a China.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 26 de Fevereiro, 2010, 20:15:39
Que me lembre, ao ler o tópico:

Madeira Auto Car (Ford e Jaguar): Mão de obra num Ford 40€, mão de obra num Jaguar 50€.

A Ford evoluiu? Quando? Só se foi de ontem para hoje ou nos segmentos mais altos porque desde 2000 para cá que tem sido sempre uma tristeza, pelo menos por cá. A ver:
Um Fiesta de 1999 com um simples 1.2 fez a semana passada 120.000. Nesses kms... ensinou 2 pessoas a conduzir, serviu como carro para desenrasque enquanto outros estavam na oficina, acartou de tudo e mais alguma coisa e nem sempre teve os melhores cuidados apesar de nunca ter faltado a uma revisão.
Levou uma embraiagem aos 80.000 porque serviu para praticar o ponto-de-embraiagem para mim e para a minha tia.
Um tampão novo para a gasolina porque um incompetente algures partiu qualquer coisa e ele ficou solto.
Travões e óleo.
Barulhos parasitas começaram à 1 ano, como resultado dos imensos buracos e crateras que já passou, mas são barulhos que basta ter o rádio no volume mínimo, deixa-se de ouvir.

Um Fiesta 1.4TDCI tremia por todo o lado (o motor soluçava como se estivesse com cortes de alimentação) se o mantivéssemos às 2000rpm. Passou perto de 1 mês na oficina (com garantia) e a resposta foi: não conseguimos resolver o caso. Ficámos a saber que toda a série daquele motor tem o mesmo problema e a Ford não mexe uma palha. Os interiores estavam impecáveis e não fazia um ruído que fosse.

Um Fiesta 1.6 TDCI fez com que os bate-chapas de lá tremam quando lá chego.
-O forro do pilar A do condutor, quando a vibração do carro era muita (motor ou estrada) parecia que ia saltar.
-A luz interior vinha solta. A mesma luz fazia concerto com o forro do pilar.
-O encosto do banco traseiro fazia um "guincho" quando ia alguém sentado.
-A costura do fole da alavanca da caixa descoseu quase toda de um lado. Diversas idas à oficina e lá resolveram os problemas (agora o retrovisor interior parece que vai no mesmo caminho).
-O Bluetooth nem sempre funciona como devia.
-Agora apareceram pontos de ferrugem nos cromados das portas, uma macha de cola no tecto e desde novo que a borracha do vidro do condutor está enlameada sujando constantemente o vidro. Já vai em 3 meses e estão à espera que venha um técnico avaliar o carro para decidir o que fazer (!!!!!!!!!!!!!!).
-Com 15.000kms levou pneus novos à frente.
-Num ano fundiu dois médios.
-De vez em quando aparece o aviso no display "Avaria no motor - dirigir-se à assistência". Das 3 vezes que lá fui eram cabos soltos.
-Em Novembro passado o modo automático do vidro do condutor decidiu não funcionar. Fomos lá e como lá funcionou, mandaram-nos para casa.
-Veio sem cinzeiro (foi pedido com kit fumador apesar de ninguém fumar dentro do carro)
-Não veio com o compressor do kit anti-furo e tivemos de ir lá pedir.

Isto não me parece evolução

Falou-se no detergente para os vidros. A Ford cá cobrou à volta de 3€ para repor o líquido. Uma garrafa de 0,5 lt (dá para vários depósitos) custa 2€ no supermercado.

Problemas todos dão. Uns mais que outros.
Não vou dizer que o meu FIAT não tem problemas nem que a montagem é rigorosa porque é mentira. Mas existem outros piores e mais caros.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 26 de Fevereiro, 2010, 21:13:33
Tive um Ford Fiesta 1.1 Wave, de 1992, até há uns meses.
Dos últimos com carburador (um Weber duplo).
Não tem árvore de cames à cabeça, o que implica que não há correias de distribuição, de longe a longe têm que se afinar válvulas (os "martelos") e fazendo isso é um motor silencioso - a maior parte dos que andam para aí batem válvulas porque os donos são desleixados.
Foi o carro mais fiável que eu já tive.
Esquecia-se do caminho para o mecânico, passava anos sem lá ír, e andava todos os dias.
Era mudar o óleo, ver o nível de vez em quando (gastam um pouco de óleo) e andar.
O escape ainda era o de origem. (!!!)

Esqueçam os diesel de baixa cilindrada, e principalmente os turbo-diesel da Ford, que sempre foram problemáticos, como os 1.8 TD dos anos 90 e derivados mais recentes, com o mesmo bloco.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: er.loves fiat em 27 de Fevereiro, 2010, 01:47:17
Tive um Ford Fiesta 1.1 Wave, de 1992, até há uns meses.
Dos últimos com carburador (um Weber duplo).
Não tem árvore de cames à cabeça, o que implica que não há correias de distribuição, de longe a longe têm que se afinar válvulas (os "martelos") e fazendo isso é um motor silencioso - a maior parte dos que andam para aí batem válvulas porque os donos são desleixados.
Foi o carro mais fiável que eu já tive.
Esquecia-se do caminho para o mecânico, passava anos sem lá ír, e andava todos os dias.
Era mudar o óleo, ver o nível de vez em quando (gastam um pouco de óleo) e andar.
O escape ainda era o de origem. (!!!)

Esqueçam os diesel de baixa cilindrada, e principalmente os turbo-diesel da Ford, que sempre foram problemáticos, como os 1.8 TD dos anos 90 e derivados mais recentes, com o mesmo bloco.

já não há carros como esses !!! feito para durar
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: LB em 27 de Fevereiro, 2010, 08:46:56
querem ver que a Toyota porque chamou estes carros todos, deixou de ser boa...gostava de saber se não os chamasse o que é que era.......

sabem qual é o problema que eles têm no acelerador que se resolve com uma peça de 5 Cêntimos??
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: er.loves fiat em 28 de Fevereiro, 2010, 00:24:21
todos carros tem defeitos.... NADA é perfeito ! , mas eles tem a dignidade de chamar os clientes e de mandar reparar.

achei bastante correcto..
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 05 de Março, 2010, 03:18:01
Toyotas aceleram sozinhos depois revistos    :spanka:

Alguns donos de carros da marca japonesa Toyota, que foram retirados de circulação, revistos e agora devolvidos, queixam-se que os problemas persistem, e os veículos aceleram sozinhos.

Apenas cinco dias após o presidente da Toyota, Akio Toyoda, ter dado a sua palavra em como os problemas com os automóveis da marca não estavam relacionados com falhas electrónicas, os problemas persistem.

A Toyota tinha justificado, até agora, que as falhas dos seus veículos derivavam de problemas mecânicos. Com esta ideia em mente, retiraram-se do mercado oito milhões de veículos a nível mundial, e foram reparados os automóveis com pedais aderentes e tapetes defeituosos.

A entidade de segurança rodoviária americana (NSHTA) referiu que os acidentes com estes automóveis tinham envolvido 43 colisões fatais, 52 mortes e 38 ferimentos.

Entretanto, alguns veículos já foram devolvidos aos seus proprietários, e foram registados cerca de 15 casos com problemas pós-revisão.

Apesar de esta polémica ter atingido a sua reputação de qualidade e segurança, a Toyota registou um aumento de vendas do modelo Prius, em 10%, durante o mês de Fevereiro.

Fonte: Isabel Chaves CM
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: carlosfm em 05 de Março, 2010, 15:47:40
Vi na CNN há uma semana que existem suspeitas de que o problema do acelerador não é apenas mecânico, mas que há também problemas de software (centralina).
Mas a Toyota não admite isso.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 05 de Março, 2010, 20:42:24
Vi na CNN há uma semana que existem suspeitas de que o problema do acelerador não é apenas mecânico, mas que há também problemas de software (centralina).
Mas a Toyota não admite isso.

A ser verdade, coitado do senhor Toyoda.
É o mal dos aceleradores "drive by wire" ou lá como se chamam.
O potenciómetro vai à vida ou a electrónica do carro decide dar uma festa com todos os componentes e é o que se vê
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: RSAC em 09 de Março, 2010, 17:08:25
Noticia do jornal da tarde da SIC: um Prius ficou com o acelerador preso e viajava a cerca de 150Km/h num auto-estrada americana. O condutor estava a travar a fundo mas o carro não parava e só o conseguiu com a ajuda da policia. O carro já tinha estado na oficina a resolver o problema.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 11 de Março, 2010, 05:36:21
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/toyota-112-acelerador-prius-tvi24/1146105-4073.html (http://www.tvi24.iol.pt/internacional/toyota-112-acelerador-prius-tvi24/1146105-4073.html)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 14 de Abril, 2010, 21:57:13
Toyota suspende vendas nos Estados Unidos do SUV da Lexus

É uma saga que parece não ter fim. Depois de ter sido obrigada a fazer o maior "recall" da história e de ter pela frente a mais pesada multa jamais aplicada nos Estados Unidos a um construtor automóvel, a Toyota foi hoje forçada a suspender as vendas do novo SUV da Lexus, a marca de luxo detida pelo fabricante japonês.

O GX 460 começou a ser comercializado no mercado norte-americano há três meses, tendo o alerta sobre eventuais falhas de segurança sido ontem lançado por uma revista editada por uma organização de defesa dos consumidores. A Toyota alega que os veículos são seguros, mas, à cautela, decidiu suspender as vendas e submeter o SUV a novos testes.

Segundo o artigo da “Consumer Reports”, o modelo da marca de luxo da Toyota pode derrapar em algumas curvas, antes de o sistema de controlo de estabilidade ser accionado, pelo que aconselhou os consumidores a não comprarem o Lexus GX 460.

Normalmente o controlo de estabilidade é accionado automaticamente, mal seja detectada alguma perda de aderência do automóvel. Contudo, no Lexus GX 460 esta funcionalidade levará tempo de mais a reagir, o que pode desencadear um acidente, argumenta a publicação. Este modelo não é vendido em Portugal.

Nos últimos meses, a Toyota, liderada por Akio Toyoda (na foto), tem enfrentado sucessivos desaires com os seus veículos, tendo sido obrigada a recolher seis milhões de carros.

Nos Estados Unidos, as autoridades chegaram à conclusão de que o fabricante japonês sabia pelo menos desde Setembro da falha nos cabos de acelerador de vários dos seus modelos, sendo que só no final de Janeiro fez a recolha de seis milhões de veículos. Neste meio tempo, 52 pessoas perderam a vida em acidentes alegadamente relacionados com defeitos nos seus Toyota.

As conclusões são do Departamento norte-americano dos Transportes, segundo o qual a maior construtora mundial “falhou com as suas obrigações legais”, pelo que lhe deve ser aplicada a multa máxima: quase 16,4 milhões de dólares, cerca de 12 milhões de euros.

Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/ (http://www.jornaldenegocios.pt/)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: BladeRunner em 14 de Abril, 2010, 22:21:55
Devo dizer, face aos lucros, mais altos ou mais baixos, que o valor de 16,4 milhões de dólares é... insignificante! Tem mais impacto o efeito da aprovação da multa que a multa própriamente dita!
De resto...
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 08 de Novembro, 2010, 23:46:38
"O presidente da Toyota, Akio Toyoda, apresentou a 30 de Janeiro um pedido de desculpas pela recolha de milhões de modelos, após a marca ter detectado um problema com o pedal do acelerador.

O director da Toyota Europa, Tadashi Arashima, tentou sossegar os europeus, dizendo que o defeito «acontece apenas em circunstâncias muito raras». Mas, em Portugal, há pelo menos duas pessoas que dizem ter vivido a circunstância rara de uma aceleração involuntária dos seus carros, da mesma marca.

Daniel Estêvão, de Lisboa, diz que aguarda um pedido de desculpas da Toyota: «Por esta ter vendido um carro sem condições de segurança que podia ter levado à morte a minha mãe», defende, em declarações ao SOL. E Sandra Leal, de Guimarães, anseia por explicações sobre o que originou a aceleração inesperada que levou o seu carro a ficar apto para a sucata.

A 29 de Junho, pelas 18h00, Arminda Estêvão, de 70 anos, estava ao volante do seu Toyota Corolla (fabricado em 2005, em Inglaterra), a preparar-se para entrar na garagem, quando «o carro começou a acelerar, subitamente, como se fosse um carro de Fórmula 1», relata o filho. Arminda explicou ao filho que usou tanto o travão de mão, como o de pé, sem que o carro se imobilizasse. «Só parou devido ao embate numa embarcação de fibra de vidro que estava na garagem», explica o filho. Arminda ficou com nódoas negras no peito e um joelho inchado.

Daniel Estêvão contactou então a Caetano Auto (um concessionário oficial), em Sacavém, e aí foram feitos testes ao veículo. A Toyota concluiu que o embate tinha ocorrido a apenas 16 Km/hora, sem travagem activa. E diagnosticou que houve um problema não com o pedal de acelerador, mas uma avaria ABS (de travagem).

Como se estivesse em auto-estrada

Daniel não ficou convencido com os resultados dos testes e considera que a marca japonesa está a tentar desresponsabilizar-se. Em declarações ao SOL, a directora de comunicação da Toyota Caetano Portugal, Paula Arriscado, sublinha: «No computador de bordo não estava registada a travagem com o travão de mão. Se ele conseguir provar que é um problema da viatura, acatamos as responsabilidades».

Outro caso é o de Sandra Leal. No dia 26 de Setembro, conduzia o seu Aygo (de Dezembro de 2006), numa estrada nacional, em Guimarães, e não iria a mais de 50 km/hora. Após subir ligeiramente um passeio, a estudante de Medicina conta que o carro atingiu «uma velocidade tremenda, como se estivesse em auto-estrada», o que a levou a interrogar-se sobre o que estaria a passar-se. Encolheu as pernas; não travou, nem acelerou. Mas o carro não parou e embateu noutra viatura que circulava em sentido contrário. Os dois carros ficaram sem conserto.

A estudante, a residir em Lisboa, contactou esta semana o mesmo concessionário que Daniel Estevão, mas aí o assistente que a atendeu negou ter conhecimento de mais casos de aceleração involuntária. E informou-a de que deveria contactar a casa-mãe da Toyota, em Vila Nova de Gaia.

No início do ano, o importador em Portugal assegurou que - uma vez identificados os automóveis pelo número de chassis - que os clientes seriam directamente contactados. Paula Arriscado relata que no nosso país já foram testadas 28.943 unidades e que todos os problemas foram corrigidos. «Até agora, não há nenhum caso comprovado a 100% de aceleração involuntária», sublinha.

No princípio de 2010, a Toyota anunciou que iria recolher em todo o mundo perto de 1,8 milhões de unidades dos modelos Aygo, iQ, Yaris, Auris, Corolla, Avensis, Rav4 e Verso, fabricados entre Fevereiro de 2005 e Janeiro de 2010."

 

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3872 (http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3872)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 09 de Novembro, 2010, 10:50:14
Pergunta: sendo estes carros maioritariamente de caixa manual, porque não se desengata o carro ou se desliga o motor com a chave??
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Tiffosi em 09 de Novembro, 2010, 16:12:18
Estas pessoas que me perdoem, mais isto parece mais aselhice que aceleração involuntária, querem arranjar um bode expiatório  :mellow:
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Artur Branco em 09 de Novembro, 2010, 19:38:45
Depois de tudo o que se leu e ouviu nas notícias, eu se tivesse um Toyota e tivesse o azar de me espetar, garanto-vos que ia tentar imputar as culpas à aceleração involuntária!!!
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: rfsbaptista em 09 de Novembro, 2010, 19:59:49
Um vídeo interessante.
Toyota recalls 4 million vehicles amid unintended acceleration problems (http://www.youtube.com/watch?v=NGe3EOJ-CMY#ws)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: GT Abarth em 09 de Novembro, 2010, 23:29:54
Estas pessoas que me perdoem, mais isto parece mais aselhice que aceleração involuntária, querem arranjar um bode expiatório  :mellow:

Tanta coisa que já vimos de pessoas a queixarem-se de FIAT's.
Pelo vistos acontece com todos.
Não há vacas sagradas.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 10 de Novembro, 2010, 00:06:38
Coisas estranhas:

 -> A do Aygo atingir uma velocidade tremenda, partindo dos 50kmh... :blink: A não ser que fosse o D4-D, o 1.0 não tem motor para acelerações tremendas.

-> Subir ligeiramente o passeio?? A 50km/h, uma ligeira pancada da roda num passeio é capaz de "jogar" o carro para o outro lado se o condutor não segura como deve ser o volante. E a velocidade de auto-estrada, um choque frontal com outro carro, a rapariga sobreviveu por sorte.

-> Se o outro condutor estava a entrar na garagem, devia ir a baixa velocidade (pelos vistos 16km/h). Como é que uma "sapatada" no travão ou o travão de mão não param o carro? Acho que não tinha velocidade suficiente para os travões não funcionarem e ao travar, mesmo que não bloqueie as rodas, se o carro está engatado, acaba por ir "abaixo".
=> Problemas no ABS? O meu travão de mão a 30km/h imobiliza o carro em pouca distância. O Corolla não é por cabo?


Que os carros podem ter problemas, disso não duvido, agora, muitos destes casos são ... estranhos.
A do tapete até pode ser verdade, mas não me digam que o condutor ao "esgravatar" em aflição com os pés, o tapete não se mexe e solta o pedal.

Edit-> Apostava mais em algum erro electrónico do que "físico".
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 10 de Novembro, 2010, 00:22:18
Pergunta: sendo estes carros maioritariamente de caixa manual, porque não se desengata o carro ou se desliga o motor com a chave??

Estas pessoas que me perdoem, mais isto parece mais aselhice que aceleração involuntária, querem arranjar um bode expiatório  :mellow:

Cuidado!!! meus senhores, com estas afirmações!!!!!

Já me debati com aceleração voluntária por parte de um "maravilhoso" motor VW (perguntem ao GT ABARTH, que tem documentação).
Posso dizer-vos que não vão gostar de experimentar.
Mesmo que estejam a baixa velocidade ou a fazer ponto de embraiagem, se o motor subir instantaneamente para 6200 RPM, num segundo já desfizeram o carro ou mataram alguém. Eu escapei por pouco, mas recebi numerosos insultos por parte do condutor que eu, sem culpa nenhuma, assustei.

Curiosamente, o mesmo motor que acelerava sózinho, também desligava sózinho e pregou-me o maior susto da minha vida de condutor, ao deixar-me frente a frente, num cruzamento.

Resumindo, Carlos Lucas e Tiffosi, coisas que parecem impossíveis, acontecem mesmo.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 10 de Novembro, 2010, 00:48:37
A baixa velocidade, tipo ponto de embreagem, estacionamentos, arranques, manobras curtas ... sei que acontece asneira num piscar de olhos.
O senhor do Corolla puxou o travão de mão e ainda travou com o pé mas se o carro só parou quando bateu, quer dizer que os travões não fizeram absolutamente diferença alguma. No caso do VW deu para reagir a tempo e travar. O senhor do Corolla também travou, mas pelo que ele diz, o carro continuou a andar até bater. Posso concluir (talvez erradamente) que os travões dos Toyota não servem de muito. 

Agora a 50km/h em estrada, mesmo que o acelerador vá ao fundo, a não ser um "Ferrari", e aqui é um motor 1.0, penso que o carro não vai acelerar desenfreadamente até velocidades loucas. Se o carro vai numa 3ª, dar acelerador ao fundo, o carro ainda demora a responder. Pelo menos no meu. O que acho estranho é o pormenor "subir ligeiramente o passeio".

O exemplo do vídeo do Lexus em auto-estrada, o senhor não podia desengatar o carro e travar "normalmente"? Não percebo nada do funcionamento de caixas automáticas, mas não dá para passar de D para N com o carro em andamento? A do vídeo quando ele diz o que fazer, deu.
Sei que é complicado em caso de emergência pensar em tudo.

Quando disse desligar o motor, não me lembrei que os travões também vão deixar de travar como deve ser, por isso, má ideia.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Tiffosi em 10 de Novembro, 2010, 16:43:04
Reparei agora que escrevi involuntária em vez de voluntária, mas perceberam.

Conforme disse "...isto parece mais aselhice...", não é afirmação, e estou a referir-me a estes dois casos.

Já tive uma situação parecida na A1 com o Uno 60 SL, a segunda borboleta ficou presa (desengatado entrava em red line), com uns pequenos toques no acelerador soltou-se. O travão sempre funcionou, claro que tinha menos electrónica, bastou afinar e lubrificar o carburador.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: bude em 11 de Novembro, 2010, 03:36:54
Para verem como a electrónica pode lixar um gajo conto-vos que no citado VW, aconteceu:

- Ao ligar o botão do AC, em vez do carro perder ligeiramente força, disparar para altas cavalarias, como se disparasse um turbo (que não tinha) ou ligasse o botão SPORT do Abarth G. Punto SS. Só mesmo desengatando e travando, se entretanto o motor não desligasse, como fez noutras ocasiões (ficando sem travões). Quando eu reclamei no concessionário, riram-se na minha cara, mas meses mais tarde f***ram-se, porque apresentei queixa ao engenheiro director e passaram a tratar-me "nas palminhas".
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: CarlosLucas em 11 de Novembro, 2010, 12:00:37
Além do factor humano, a electrónica às vezes também é culpada de muitas coisas:
O Fiesta do meu tio ('08) à dias numa ultrapassagem (vá lá que era a descer) cortou a potência toda e entrou em "modo de segurança" durante 10 segundos e depois voltou ao normal.
O Fiesta da minha avó ('99) desligou-se em plena via rápida a 100kmh em cima de uma curva => direcção assistida foi-se, faróis forma-se, rádio foi-se... Para fazer a curva foi um custo e depois para tentar parar não havia travões (carro desligado). Desliguei a chave, voltei a ligar e tudo voltou ao normal, excepto o senhor que vinha atrás de mim que não achou piada nenhuma ao facto de eu na faixa da esquerda ter abrandado daquela forma (o carro apagou-se mas como continuou engatado, foi reduzindo a velocidade sozinho).

Por isso, Ford nunca mais.
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Tiffosi em 11 de Novembro, 2010, 16:50:44
No uno não era defeito era feitio da manutenção
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Tiffosi em 23 de Dezembro, 2010, 18:57:20
Toyota paga 32,4 milhões de dólares de multa


Duas multas que perfazem 32,4 milhões de dólares servem para acabar com os processos instaurados nos EUA.

Juntamente com outra multa de 16,4 milhões de dólares imposta anteriormente, a Toyota irá pagar um total de 48,8 milhões de dólares, o valor máximo permitido pela lei americana na altura em que as alegadas violações por parte da marca japonesa ocorreram.

Estas penalizações estão ligadas a uma investigação federal norte-americana sobre recolhas de veículos. No primeiro caso, está em causa a recolha de veículos ligeiros de mercadorias com alegados problemas de direcção, entre 2004 e 2005, e depois a recolha de veículos para mudar os tapetes que, alegadamente, causavam problemas no pedal do acelerador, acelerando o carro indevidamente (2007).

Com este pagamento de 48,8 milhões de dólares, a Toyota resolve os processos, embora não tenha admitido ter feito alguma violação das suas obrigações de segurança impostas por lei federal. Steve St. Angelo, responsável pelo controlo de qualidade da Toyota North America, referiu numa declaração que “a Toyota está feliz por ter resolvido estas questões legais relacionadas com a oportunidade e o momento para a recolha de veículos que datavam de 2005 e como demonstrámos nos últimos meses, a nossa actividade nos Estadios Unidos da América possuem força suficiente para tomar decisões em matéria de segurança, tendo tomado todas as medidas para estarmos preparados para o que vier a suceder.”

Refira-se que antes desta multa recorde da Toyota, a maior soma paga por um construtor à NHTSA foi de 1 milhão de dólares, pagos pela General Motors devido a um limpa-párabrisas defeituoso em veículos fabricados entre 2002 e 2003.

A Toyota enfrenta mais processos movidos pela, NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) ligados à recolha de veículos entre 2007 e Janeiro de 2010, numa investigação levada a cabo a partir de Fevereiro deste ano, para comprovar se é verdade, ou não, que são interferências electrónicas a possível causa de súbitas acelerações nos modelos com acelerador electrónico.

Desde Novembro de 2009, a Toyota já recolheu 15,5 milhões de veículos em todo o mundo, a maioria deles devido a este problema da súbita aceleração.

Fonte: Motores (http://motores.sapo.pt/)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Artur Branco em 09 de Abril, 2014, 21:11:01
E 4 anos depois...

http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/04/toyota-anuncia-revisao-em-63-milhoes-de-seus-veiculos.html (http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/04/toyota-anuncia-revisao-em-63-milhoes-de-seus-veiculos.html)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Artur Branco em 09 de Abril, 2014, 21:14:09
As "contas" nacionais:

http://www.publico.pt/economia/noticia/toyota-chama-a-revisao-639-milhoes-de-veiculos-em-todo-o-mundo-1631569 (http://www.publico.pt/economia/noticia/toyota-chama-a-revisao-639-milhoes-de-veiculos-em-todo-o-mundo-1631569)
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: NetEnforcer em 09 de Abril, 2014, 21:32:14
Toyota Total Recall


Quase que parece um nome de um filme. Só falta meter "Starring Kevin Costner & Harrison Ford"
Título: Re: Toyota chama mais 2,3 milhões de carros com defeito à fábrica
Enviado por: Luke em 10 de Abril, 2014, 13:41:23
se é total recall tem de meter o xôr governador!