Autor Tópico: Ar Condicionado - Consumos  (Lida 4613 vezes)

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
    • http://
Ar Condicionado - Consumos
« em: 25 de Julho, 2007, 02:30:15 »
Procurei exaustivamente deixando até um certo desgaste no botão 'Pesquisar' mas não encontrei qualquer tópico onde fosse debatida esta questão de forma a eu ficar esclarecido.

Sabe-se universalmente e é lógico que um carro com o AC ligado gasta mais que sem o AC ligado, a minha questão é o quanto...
Vamos supor... num depósito de combustível sempre com o AC ligado e num depósito sem ligar alguma vez o AC, estamos a falar de uma diferença de autonomia de quantos Km? (eu sei que varia por isso peço exemplos)

Em transito ou em AE, a percentagem de rendimento e respectivo aumento de consumo que o AC provoca é variável? Isto é, nota-se menos em AE e mais em transito ou vice-versa?

Opinem por favor sobre esta questão, eu tenho a minha opinião formada mas sem qualquer base ou conhecimento técnico ou de causa.

Abraços!

marky

• Zagato

• *
  • 2096

Masculino
« Responder #1 em: 25 de Julho, 2007, 10:06:24 »
:huh:

Se sem AC em cidade consome 10L, com AC consome mais e igualmente em AE.

Estamos a falar de carros Diesel ou Gasolina? Julgo que os Gasolina gastam bem mais do que os diesel.

Ligo o AC no meu e não noto diferença nos consumos!

:t_up:  
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #2 em: 25 de Julho, 2007, 19:40:41 »
andar na autoestrada com vidros abertos consome mais do que ter o AC ligado, agora nas voltinhas o AC consome mais.. Tenho aqui um teste que fizeram acho que foi no topgear ou coisa parecida, a partir dos 80km/h compensava ter o AC ligado e janelas fechadas..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

prtpunto

• Visitante
« Responder #3 em: 26 de Julho, 2007, 11:08:16 »
andar na autoestrada com vidros abertos consome mais do que ter o AC ligado, agora nas voltinhas o AC consome mais.. Tenho aqui um teste que fizeram acho que foi no topgear ou coisa parecida, a partir dos 80km/h compensava ter o AC ligado e janelas fechadas..
Há um teste a isso nos Mythbusters que realmente prova que se gasta mais com as janelas abertas acima dos 80km/h do que com o A/C ... agora em relação a quantificar consumos sinceramente não arrisco...mas também tenho a sensação que A/C em cidade gasta mais do que em AE.
Oh Prescott qd fomos às bintuinhas lá em cima fizeste exactamente a mma média que eu e vinhas com o A/C ligado (eu não tenho  :spank: )

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
« Responder #4 em: 27 de Julho, 2007, 00:32:30 »
Yap, eu também vi o teste dos mythbusters mas aí era uma comparação janelas abertas vs ar condicionado. Eu tenho ideia que em "estrada" a diferença é muito pouco significativa e em cidade um pouco mais acentuada (mesmo assim pouco), continuarei a colher opiniões :)

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #5 em: 27 de Julho, 2007, 19:54:14 »
quanto menos cilindrada tiver o motor mais se nota nos consumos com o AC ligado..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #6 em: 27 de Julho, 2007, 20:52:32 »
também depende do calor que esteja e do frio que cada um quer, a rotação do motor também quanto maior for, menos vezes liga a bomba, ouvi dizer algures, que se toda a gente subisse a temperatura dos edifícios em 1º de Verão, muita energia se poupava.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #7 em: 27 de Julho, 2007, 21:45:10 »
Eu posso um pouco quantificar essa diferença, pois já fiz o mesmo percurso 2x e, numa vez fui sempre de AC ligado e noutra praticamente nem o liguei.

Esse percurso consistiu em dois percursos de 200km's cada, em AE, tendo colocado o Cruise Control nos 140kmh.

No final de cada percurso obtive as seguintes médias:

Com AC -> 10.3l/100km's
Sem AC -> 9.6l/100km's

Isto, no Alfa, claro... ;)

Agora imaginem fazer o mesmo percurso, com os vidros abertos... Para além do terrivel desconforto que é, ainda teria o aumento do combustível por ter mais resistência aerodinâmica.

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #8 em: 28 de Julho, 2007, 00:17:45 »
Na palio certamente mais 1L/1.5L em cima..

Aquilo arraste-se mesmo muito com o A/C.
small sports car...

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #9 em: 28 de Julho, 2007, 22:13:04 »
O carro consome mais porke temos ke acelerar mais para ele andar o mesmo.
Pois o compressor do A.C. trava um bocado as rotações do motor.
Para kem não sabe, o motor tem tendencia a consumir mais com os maximos e médios ligados, porke o alternador está em carga e logicamente faz mais esforço :d_cool:
Tal como o compressor tambem trava as rotações do motor :d_cool:
Em autoestrada não gosto de ter o A.C. ligado por causa da alta rotação do motor
para ter o A.C. ligado tenho ke ir mais de vagar.
Quando tenho o A.C. ligado por norma nunca passo das 2500/3000 Rpms no maximo.
Altas rotações com o A.C. ligado tira anos de vida ao compressor :d_cool:
Kem não sabe fica a saber.
Só mais um detalhe:
NUNCA, mesmo NUNCA se deve ligar o A.C. com o motor acelerado, sempre em regime de baixa rotação, SEMPRE.
Caso contrario podem ficar com a embaiagem do compressor dividida em 2 :d_grin:
Termino por aki, uma vez ke ha user´s ke dizem ke eu tenho a mania ke sei tudo.
Foi apenas uma dica, uma vez ke ja se está a falar de ar condicionado auto :d_cool:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 28 de Julho, 2007, 23:00:15 »
O carro consome mais porke temos ke acelerar mais para ele andar o mesmo.
Pois o compressor do A.C. trava um bocado as rotações do motor.
Para kem não sabe, o motor tem tendencia a consumir mais com os maximos e médios ligados, porke o alternador está em carga e logicamente faz mais esforço :d_cool:
Tal como o compressor tambem trava as rotações do motor :d_cool:
Em autoestrada não gosto de ter o A.C. ligado por causa da alta rotação do motor
para ter o A.C. ligado tenho ke ir mais de vagar.
Quando tenho o A.C. ligado por norma nunca passo das 2500/3000 Rpms no maximo.
Altas rotações com o A.C. ligado tira anos de vida ao compressor :d_cool:
Kem não sabe fica a saber.
Só mais um detalhe:
NUNCA, mesmo NUNCA se deve ligar o A.C. com o motor acelerado, sempre em regime de baixa rotação, SEMPRE.
Caso contrario podem ficar com a embaiagem do compressor dividida em 2 :d_grin:
Termino por aki, uma vez ke ha user´s ke dizem ke eu tenho a mania ke sei tudo.
Foi apenas uma dica, uma vez ke ja se está a falar de ar condicionado auto :d_cool:
Olha lá: e se por acaso o ar condicionado for a um terço e a 140???

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #11 em: 29 de Julho, 2007, 12:02:51 »
Quanto mais baixa for a rotação do motor melhor, o compressor liga e desliga automaticamente por 2 motivos.
1º, o termoestato ke está nas condutas da sofagem ke faz a mistura do ar e, ou um censor de anti-congelação á saída do evaporador, regula a temperatura do ar pra evitar a congelação do evaporador quando a ventilação é pouca.
2º desliga e liga atravaz do climatizador
O climatizador regula a temperatura desejada, liga e desliga o A.C. automaticamente, (controla o compressor)
Agora tas a ver o ke é o motor ir as 3.000 rpm´s ou mais e a embraiagem do compressor ligar de repente :d_grin:
O compressor leva um estalo ke é qualker coisa :d_shades: .
Isto constantemente é um excelente motivo pra um compressor partir o veio principal, desfazer a embraiagem toda, inclusive a maior parte deles agarra.
O veio principal parte as bielas internas e o compressor agarra.
Nos audi´s acontece muito o compressor agarrar em andamento, até a correia que vai ao compressor se desfaz toda :yeah:
É bocados de correia por todo o lado :yeah:
Por isso é ke quando vou em autoestrada com o A.C. ligado vou nas calmas, as 2500 rpm´s vou +/- a 120, chega bem, vou a andar +/- bem e levo o A.C. ligado.
Mais não, quando kero ultrapassar desligo o A.C.
E porque? :d_grin:
Sabes :d_grin:
Quando tu dás uma aceleradela a unidade de comando desliga o compressor do A.C. pra o motor corresponder bem, pra não perder potencia, a minha marea faz isso :d_shades:
GRANDE parte dos carros faz isso, nem todos.
Vantagens:
Podes acelerar á vontade pra ultrapassar ke nunca perdes potencia.
Desvantagens, quando se dá a rodução de aceleração o compressor liga, e mais uma vez leva um estalo na embraiagem :d_cool:
Por isso comigo é assim:
A.C. ligado vai-se nas calmas, kero ir mais rapido abro o vidro, como tenho chuventos ajuda um bocado :d_shades:
90% das pessoas não sabem disto, e muitos ursos dizem ke isto é tanga, ke os compressores tão preparados pra isso (lol)  (lol)
Um colega meu ke trabalha na oficina memo ao pé da minha fod*** o compressor do A.C. nos picansos :point:  :point:
Depois deu-me ouvidos (lol)
BURRO  :point:
Só foram 600€ pra reparar o A.C. :d_grin:
Pois quando o compressor agarra o circuito fica cheio de limalhas, tem ke se subst. a valvula espansiva, e a garrafa de desitratação, mais limpar o circuito todo :d_grin:
Mão de obra, compressor novo, mais uma carga, mais oleo, mais a valvula e a garrafa, la se vais uns bons € :d_grin:
Isto é a coisa mais normal de acontecer, tudo isto devido á má utilização :d_finger:
Termino por aki, estas infos são muito caras :d_grin:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
« Responder #12 em: 30 de Julho, 2007, 02:30:36 »
Eu com AC ligado também é só na velocidade cruzeiro 120/130...

Mas vamos colocar a questão desta maneira, eu com X litros de combustível a 120 km/h faço uma distância de 500 km com o AC desligado.

Com esses mesmos X litros com a mesma velocidade de 120 km/h mas com o AC ligado faço quantos Km? 475? 450? 400?

Alguém arrisca um valor? Eu arrisco-me a dizer que a perda deve ser de uns 15 ou 20km de autonomia neste exemplo, mas posso tar a dizer disparates.

Estamos a falar de um motor com 1242cc, 80cv, 16v e AC manual.

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
« Responder #13 em: 30 de Julho, 2007, 12:47:57 »
Eu quero aqui anunciar 'faz favor' que com este calor estou-me completamente a c*g*r para o que o gasto a mais em combustível, o AC liga-se ao entrar no carro e desliga-se ao sair... não aguento, tem que ser....

prtpunto

• Visitante
« Responder #14 em: 30 de Julho, 2007, 18:29:21 »

eu com X litros de combustível a 120 km/h faço uma distância de 500 km com o AC desligado.

Com esses mesmos X litros com a mesma velocidade de 120 km/h mas com o AC ligado faço quantos Km? 475? 450? 400?

Alguém arrisca um valor? Eu arrisco-me a dizer que a perda deve ser de uns 15 ou 20km de autonomia neste exemplo, mas posso tar a dizer disparates.

Eu diria que deve andar na ordem dos 50km a menos de autonomia :=