Fiat Abarth 500 SS: Caixa mágica
Com uns pózinhos perlimpimpim, o Abarth 500 passa de escorpião cheio de pica a autêntico 'aligator' do asfalto
A caixa de magia Asseto Corse custa 2500 euros. Mas é dinheiro bem gasto para qualquer Harry Potter transformar o seu escorpião de estimação (o Fiat 500 Abarth), num crocodilo de mandíbulas abertas para devorar todas as curvas e outras pequenas feras da selva...
Os segredos da magia estão nos 25 cv de potência extra, conseguidos através de uma reprogramação da cartografia do motor e de um novo filtro de ar BMC, que melhora não só as prestações em todos os parâmetros - aceleração, recuperações e velocidade máxima-, mas permite extrair maior agressividade e explorar um chassis 'viperino'.
As qualidades dinâmicas são ainda apuradas com as quatro jantes mais leves de 17", os pneus Pirelli PZero Nero, as molas da suspensão mais curtas 10 mm e o reforço da capacidade de travagem, com quatro discos perfurados (ventilados à frente) e as pastilhas mais duras à frente. Se juntarmos a este armamento, um peso-pluma na balança, e a colocação das rodas nas extremidades de uma carroçaria curta, estamos prontos para provar o veneno do esseesse.
Apesar da posição de condução não ser a mais 'racing', por causa da colocação alta e da falta de apoio lateral dos bancos, a verdade é que a atmosfera Abarth inspira emoções assim que pegamos no volante e fazemos os 160 cv e 230 Nm saltar do motor turbo com 1.4 litros de capacidade. A fera solta-se logo às 3.000 rpm e parte para a caçada, primeiro no incómodo da cidade - com o piso irregular a fazer parecer que estamos num concurso de saltos de trampolim. Assim que nos livramos da auto-estrada onde a estabilidade direccional está longe de ser tranquilizadora, entramos numa serra, território de caça do esseesse.
As curvas sucedem-se a velocidade alta, com ligeiras subviragens, rapidamente corrigidas com doseamento de acelerador. Os limites de aderência estão acima dos da confiança, mas a direcção e a rapidez da caixa fazem-nos acreditar que uma curva é apenas uma iguaria, nunca um adversário. Os travões estão à altura do festim, mas convém não abusar dos maus-tratos, porque de vez em quando cheira a esturro. Aí abrandamos, curtimos a paisagem, porque afinal o predador está de barriga cheira, e nós também.
Rui Pelejão
Fiat Abarth 500 Esseesse
Preço: 26 100 euros
Características técnicas Motor: 4 cil. 1368 c.c., injecção electrónica com turbo
Diâmetro x Curso (mm): 72,0 x 84,0
Potência CV (kW)/rpm: 160(147)/5750
Relação peso/potência (Kg/CV): 6.47
Binário Kgm (Nm)/rpm: 23,4(230)/3000
Taxa de compressão: -
Transmissão: Dianteira, caixa manual de 5 velocidades
Direcção: Assistida eléctrica
Diâmetro de viragem (m): 10,6
Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson c/ barra estabilizadora
Suspensão traseira: Eixo de torção
Travões fr./tr.: Discos vent./Discos
Pneus fr./tr.: 205/40 ZR17
Prestações oficiais Vel. máxima (Km/h): 211
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,4
Consumos Consumo médio (l/100 Km): 6,5
Nível de emissões CO2 (gr/Km): 155
Capacidade do depósito (litros): 35
Autonomia (Km): 538
Dimensões e capacidades Compr./Larg./Alt. (mm): 3546 / 1627 / 1488
Distância entre eixos (mm): 2300
Aerodinâmica (cx): -
Peso (Kg): 1035
Capacidade da mala (litros): 185
Garantias e manutenção Revisões periódicas (km): 20 000
Garantia geral (anos): 2 anos s/ limite km
Garantia pintura/corrosão (anos): 3 / 12
Equipamento:Airbags frontais, laterais e de cortina; Airbag para os joelhos do condutor; Controlo de estabilidade e de tracção; Suspensão desportiva; Ar condicionado manual; Computador de bordo; Jantes de liga leve de 17 polegadas; Saias laterais; Spoiler traseiro; Bancos do condutor ajustável em altura; Volante regulável em altura; Volante multifunções; Rádio c/ CD + MP3; Vidros eléctricos; Fecho central de portas com comando à distância; Retrovisores eléctricos e aquecidos
Fonte: Auto Sport (
http://autosport.aeiou.pt/)