Autor Tópico: Desafio Único  (Lida 22507 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #15 em: 18 de Março, 2008, 16:01:56 »
António Areal atingiu objectivos em pleno  

António Areal atingiu em pleno os seus objectivos no fim de semana que passou, pois o seu carro nas duas corridas que terminou, foi sempre ao pódio, com dois segundos lugares, na primeira corrida com António Areal, e na segunda com Jorge Areal.

Logo na sessão de treinos livres, António Areal fez os acertos necessários, para depois passar o volante do Uno amarelo com as cores da Big Foot para o seu primo Jorge Areal que assim tomou contacto pela primeira vez com o carro, rodando o mais possível com o pequeno bólide de origem transalpina.

Já na sessão de treinos cronometrados, seria de novo António Areal a ser o primeiro a entrar em pista, e passadas umas voltas ser a autor do segundo melhor tempo, o que lhe deu a linha da frente. Por isso o piloto de Santo Tirso – Trofa dizia-nos “correu bem, mas os carros do Santander estão a andar, como nunca vi, vamos lá ver como vai ser a corrida”.

Mal se dá a largada, António Areal ainda tentou ir atrás dos carros do Santander, mas sem sucesso, ficando na frente de um compacto grupo que lhe deu muita luta como nos explicou “realmente assim foi, os carros do Santander, foram embora, ao ponto de me darem três segundos por volta a mim e aos outros. Por isso fiquei à frente de um compacto e aguerrido grupo que me atacaram de todas as formas e feitios, e tive de me defender, por isso estou com o carro no estado em que está, todo amassado, mas as corridas dos Unos são assim mesmo. Desta feita o carro esteve impecável, nada falhou, e o resultado esteve à vista”.

Na segunda corrida, com Jorge Areal, que foi autor de uma prova sensacional, vindo ao longo da corrida a ganhar lugares, pois graças ao novo regulamento com a inversão da grelha de partida decorrente da primeira corrida, o piloto de Santos Tirso saiu dos últimos lugares, mas com uma prova de raiva, veio a ganhar lugares, tendo conseguido a façanha de ainda subir ao pódio.

Fonte: Tudo Sobre Rodas
« Última modificação: 18 de Março, 2008, 16:07:58 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #16 em: 18 de Março, 2008, 16:06:24 »
Pedro Valente sem grande sorte  

Pedro Valente e Domingos Machado estrearam este fim de semana no autódromo do Estoril um novo Fiai Uno, na jornada inaugural do Desafio Único, mas a verdade é que a estreia não foi muito positiva, pois uma série de problemas de diferente índole afectaram o desempenho em muito desta dupla portuense.

A verdade é que à primeira vista o desempenho do novo Fiat Uno, foi admirado por Pedro Valente que nos disse logo, após a sessão de treinos livres “o carro nada tem a haver com o do ano passado, é bem melhor, o motor tem uma excelente resposta, estou confiante que tenho carro para poder lutar pelos dez primeiros lugares.”

Mas a verdade é que o Fiat Uno não quis colaborar e um problema eléctrico acabou por ditar um fim-de-semana penalizante para a dupla, ao pondo de na primeira corrida, Pedro Valente ter feito apenas uma volta para encostar na box. Depois de retirar o capacete e explicar ao Sr.Mário da Mapusi o que se passava dizia-nos “o carro falha por todo o lado, é incrível, ao principio parecia bom, mas de volta para volta falha, por isso optei por parar para verem o que se passa e para o Domingos Machado poder rodar com o carro. Só espero que o Sr.Mário consiga melhorar o carro para o Domingos, pois para mim está terminado, há agora nestas semanas de paragem ver com atenção o que se passa, e queria ver se na próxima semana vamos a Braga com o carro durante dois dias, o primeiro para eu fazer os acertos necessários, e o segundo para o Domingos poder andar o mais possível, que é para na próxima prova poder tratar o carro por tu, pois nesta fase apenas o trata por “você”…”

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #17 em: 20 de Março, 2008, 17:01:45 »
Team Beta venceu entre as senhoras  

Cristina Silva e Lígia Albuquerque tiveram uma excelente estreia no “Desafio Único”, o Team Beta terminou perto do pódio à geral uma das corridas e venceu a classificação feminina.A prova de estreia no “Desafio Único” não poderia ter corrido melhor para o Team Beta, a equipa destacou-se desde os treinos livres até à corrida final, tendo vencido mesmo a Classe feminina.

Cristina Silva e Lígia Albuquerque começaram por estar em evidência nesta primeira jornada logo nos primeiros treinos, onde a equipa fez o terceiro tempo em quase cinco dezenas de equipas, nos treinos cronometrados mesmo com o oitavo tempo a prestação não deixa de ser positiva deixando toda a equipa bastante satisfeita com a classificação.

O Team BETA tinha assim um inicio muito positivo, mesmo se Lígia Albuquerque utilizava pela primeira vez o Fiat Uno no Circuito do Estoril e Cristina Silva fazia estreia absoluta, ao ponto da piloto no final dos treinos afirmar: “ainda estou a aprender para que lados são as curvas”. No somatório a equipa assegurou o 11º lugar da ‘grelha de partida’ para a primeira corrida.

Duas brilhantes corridas.

Esta competição, que agora tem uma paragem a meio para troca de pilotos com inversão dos 20 primeiros lugares da ‘grelha’. Cristina fez pela primeira vez uma partida em automóveis, mas não se intimidou e segurou a posição, de início acabando por perder alguns lugares ao longo da prova caindo para a 17ª posição, mas dado o factor novidade acabou por ser uma excelente prestação:

Tudo era novo para mim, acho mesmo que agora que a corrida terminou é que deveria estar a começar e estou certa que faria melhor. Mesmo assim todos me deram os parabéns e acho mesmo que foi um excelente início”, afirmou Cristina Silva no final da sua corrida.

Com a inversão de lugares Lígia Albuquerque partiu para a sua corrida na terceira posição. Uma posição que defendeu e tentou segurar de todas as formas mas a tarefa não foi nada fácil: “logo na partida levei alguns toques e depois entre a curva 3 e a VIP um adversário deixou-me o pára-choques a roçar na roda” afirmou a piloto.

Mais à frente na corrida Lígia ainda se debateu com um adversário que lhe serviu de ‘tampão’ e que demorou algum tempo a ser ultrapassado. Perto do final o pódio à geral parecia ao alcance da equipa, mas Lígia acabou por não conseguir segurar essa posição:

ele chegou-se a mim com muita rapidez e ultrapassou-me com relativa facilidade, não tinha carro para me puder defender” afirmou a piloto mas mesmo assim satisfeita com o quarto lugar alcançado o que garantiu a vitória entre as equipa femininas e um honroso 11º lugar à geral entre os quase cinquenta participantes nesta competição.

A equipa teve assim uma excelente estreia, com uma vitória e promete uma época plena de resultados muito positivos.

Fonte: Velocidade Online, por Luis Lopes
« Última modificação: 20 de Março, 2008, 17:03:02 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #18 em: 20 de Março, 2008, 17:07:52 »
Equipa do Velocidades brilhou no Estoril  

Decorreu no passado fim-de-semana no Circuito do Estoril, a jornada de abertura do Challenge Desafio Único 2008, competição onde o Velocidades se integra de novo com uma equipa de dois pilotos em representação do portal, tal como aliás aconteceu em 2007. Este ano a equipa alterou-se, com a entrada de Miguel Rocha, que é quem faz agora companhia a Luis Lopes, que transita do ano anterior. Foi um início de época excelente, com a equipa a conseguir uma prestação global de salientar, que quase dava o primeiro pódio da sua ainda curta carreira.

Com um carro sem grandes alterações em relação ao que finalizou o primeiro ano desta competição, as aspirações da equipa para esta prova de abertura, centravam-se essencialmente em promover a adaptação de Miguel Rocha, piloto que fazia aqui a sua estreia absoluta em competição e com o FIAT Uno do Velocidades. Um lugar nos quinze primeiros entre um pelotão de 46 carros, era assim o objectivo perseguido.

Desde logo foi possível constatar uma grande evolução na performance dos carros, sobretudo ao nível do comportamento dinâmico, isto fruto das novas molas de suspensão. Ficou também bem patente que muitas equipas fizerem bem o seu trabalho de casa, surgindo no Estoril com carros extremamente bem preparados, dificultando muito a tarefa da equipa do Velocidades, na luta pelos seus objectivos.

No Sábado, os treinos livres a servirem de adaptação dos pilotos ao carro e às condições da pista, sem grandes preocupações com os tempos. Já para os treinos cronometrados, a equipa viria a conseguir um bom comportamento geral, com o melhor tempo das duas classificações a dar o 17º lugar da grelha, resultado ainda assim ligeiramente aquém do esperado. Naquela que se mostraria como a mais rápida das duas sessões, Miguel Rocha fazia o 19º tempo, enquanto Luis Lopes era 11º na outra sessão.

Agendadas para o dia de Domingo, as duas corridas de 25 minutos marcavam o momento da verdade para os 90 pilotos do Desafio Único. Miguel Rocha alinhava à partida para a primeira corrida, numa estreia que se previa difícil, dada a experiência nula deste piloto neste tipo de corridas, onde as “molhadas” são uma constante, tornando a vida difícil a quem chega de novo.

Depois de uma largada cautelosa, Miguel Rocha cedo perdeu o “medo”, realizando uma prova notável, nunca voltando costas à luta face a adversários bem mais experientes. Rocha conseguia na fase final da corrida recuperar diversas posições até ao 18ª lugar final, estando sempre envolvido em grandes disputas. Cada posição era discutida taco a taco, com o piloto do Velocidades a ter um excelente comportamento na sua estreia absoluta em competição.

Com a inversão dos vinte primeiros lugares na grelha, a equipa do Velocidades partia para a segunda corrida da terceira posição da grelha, com Luis Lopes a ocupar o lugar de Miguel Rocha. Mais habituado a estas “andanças” Luis Lopes conseguia uma boa partida, ascendendo ao segundo lugar na travagem no final da recta da meta. A equipa do Velocidades chegava à liderança da corrida após a segunda passagem pela linha de boxes, sendo no entanto de imediato ultrapassada pelo carro que venceu as duas corridas do fim-de-semana, cujo andamento é “anos-luz” superior ao do FIAT da equipa da casa. Na última volta, e quando rodava na terceira posição que ocupava desde o meio da corrida, Luis Lopes, viria a perder dois lugares terminando a prova na quinta posição.

Face ao superior andamento dos carros adversários, este foi um bom resultado para nós. Conseguir um quinto lugar na segunda corrida, superou as nossas melhores expectativas para esta jornada, uma vez que devido à tardia definição da equipa para 2008, não houve tempo para preparar o carro da melhor forma. Vamos agora tentar evoluir o nosso Uno, de forma que seja possível andar sempre entre os dez primeiros e quem sabe lutar pela vitória, algo que demonstramos aqui que podemos fazer. Uma palavra para a excelente prestação do meu companheiro de equipa, que conseguiu realizar um fim-de-semana perfeito. Sem cometer erros e mostrando-se desde logo rápido, o Miguel vai certamente ter uma palavra a dizer em futuras corridas. ” Disse no final Luis Lopes.

Este fim-de-semana foi como que o culminar de um sonho! Correu tudo extremamente bem, consegui uma rápida adaptação ao carro e à pista, sentindo-me bastante à vontade nesta estreia. Fiquei satisfeito com as minhas prestações, sobretudo na corrida, uma vez que tudo foi novo para mim e ao princípio não é fácil andar no meio de tantos carros, todos em luta por uma posição, estou agora ansioso pela próxima prova. Gostei da experiência e quero evoluir ainda mais. Uma palavra ainda para o excelente ambiente que se vive neste troféu, com um espírito de camaradagem pouco comum em provas de velocidade.” Afirmou por sua vez Miguel Rocha.

Classificação Final Acumulada:

1º Filipe Matias/Tiago Ribeiro - 10+10 voltas em 50:24s007
2º Pedro Cerqueira/José Francisco - a 16s143
3º António Areal/Jorge Areal - a 36s535
...
13º Luís Lopes/Miguel Rocha - a 1:07s131

Classificação Final – 1ª Manga:

1º Tiago Ribeiro - 10 voltas em 25:16s774
2º Pedro Cerqueira - a 0s358
3º António Areal - a 9s660
...
18º Miguel Rocha - a 39s586

Classificação Final – 2ª Manga:

1º Filipe Matias - 10 voltas em 25:07s233
2º José Francisco - a 15s785
3º Jorge Areal - a 26s875
...
5º Luís Lopes - a 27s545

A próxima jornada marca a estreia absoluta desta competição em provas de Montanha, com a deslocação até Trás-os-Montes para disputar a Rampa de Murça nos dias 03 e 04 de Maio. Para finalizar um agradecimento aos nossos preciosos patrocinadores: Tropical Burguer, Euroextras, Master G Car, Auto JPEMA, Área Gráfica, Digimotores, RaceSpirit e Autocivil.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #19 em: 26 de Março, 2008, 18:02:50 »
Equipa Hoteam no Desafio Único 2008  

Nascida do esforço conjunto de seis pilotos que participaram no Desafio Único no ano anterior, aparece assim a equipa Hoteam, constituída por 3 Fiat Uno (nºs 10, 17 e 24) e assistida pelas Oficinas Jalcar. Tanto ou mais que os resultados desportivos, tem como finalidade principal, ser uma plataforma de comunicação e divulgação dos nossos parceiros/patrocinadores, num meio, o automobilismo de competição, onde nem sempre, estes objectivos são atingidos.

Nesse sentido, criamos um site que pretende ser dinâmico e activo, www.hoteam-metroquadrado.com , uma newsletter, um blog e press-releases que divulgarão os feitos e acções da equipa! A preocupação com a imagem, estende-se à decoração dos bólides italianos, os três num magnífico cor-de-laranja metalizado!

Este ano, a Challenge Desafio Único, teve início no Autódromo do Estoril (15 e 16 de Março), onde compareceram 46 inscritos.

Algumas alterações regulamentares, a saber: obrigatoriedade de dois pilotos por carro, duas corridas de 25m cada, com inversão dos 20 primeiros lugares da grelha para a segunda corrida, sendo a classificação final, obtida pela soma dos resultados das duas corridas, o calendário constituído por 4 circuitos e 2 rampas e na parte técnica, molas de suspensão idêntico para todos os concorrentes, bem como, os pneus, terem que chegar ao final da segunda corrida com 3 mm de piso, são as modificações mais significativas e que trouxeram, como se comprovou, ao longo do fim-de-semana, uma maior igualdade e competitividade de todo o pelotão!

O programa desportivo começou no Sábado, com os treinos livres a que se seguiram os cronometrados (2 sessões de 15m cada) que determinam a grelha de partida para a 1ª corrida.

Na Hoteam, Sérgio Magalhães/Nuno Amado (Uno nº 24) conquistam o 21º lugar da grelha, tendo Fernando Charais/Rui Miranda (Uno nº 17) alcançado o 24º e Luís Boiça/Javier Mendez (Uno nº 10) o 31º de uma grelha composta por 46 Unos!

Na primeira corrida, disputada na manhã de Domingo e enquanto lá na frente, Tiago Ribeiro/Filipe Matias e Pedro Cerqueira/José Francisco, desapareciam no horizonte… e conquistavam as duas primeiras posições, no resto do pelotão as lutas eram intensas e por vezes, duras…

Sérgio Magalhães (nº24) tudo tentou para alcançar o 20º posto que daria a pole para a 2ª corrida, ao seu colega, ficando no entanto a um lugar desse objectivo…O Uno nº 24, seria no entanto o 1º na velocidade máxima atingida na recta da meta, 161,5 kms/h ! Rui Miranda (nº17) que perseguia de perto o seu colega de equipa, viria a ser vítima de um toque (desnecessário…) que o atirou para o 39º lugar. Quanto a Javier Mendez (nº10), fez um bom arranque mas com um carro que parecia perder rendimento, terminou em 37º.

Cerca de 10 m depois, tem, então início a 2ª corrida do “Hot” pelotão que foram quem mais animou os poucos espectadores e também os (excelentes) comissários de pista, presentes no Autódromo…

Apesar de partirem, com a inversão da grelha, de 20ºs e 19ºs, os vencedores seriam os mesmos da 1ª corrida, mas do 3º ao 46º lugar a prova foi muito animada e discutida, com ultrapassagens para todos os gostos!

Nuno Amado (nº24) fez uma prova muito consistente, melhorando significativamente os seus tempos por volta, tendo terminado em 26º lugar. Fernando Charais (nº 17) que partira de 39º, fez uma prova de “faca nos dentes”, cortando a linha de meta em 23º lugar, depois de inúmeras ultrapassagens! Luís Boiça (nº10) também recuperou algumas posições, terminando em 31º, depois de ter saído de 37º.

Assim, na classificação acumulada, das duas corridas, a dupla Sérgio Magalhães/Nuno Amado alcançava o 23º lugar da geral, Fernando Charais/Rui Miranda, ficavam no 28º e Luís Boiça/Javier Mendez no 33º. Resultados um pouco aquém das nossas expectativas mas que demonstram a maior competitividade e nível de preparação do numeroso pelotão Único!

O nosso especial agradecimento às Oficinas Jalcar pela assistência prestada e aos nossos parceiros pelo apoio dado à Hoteam!

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #20 em: 16 de Abril, 2008, 19:58:27 »
Desafio Único o que se passou com os Unos

Foi ontem á tarde que nos chegou aos ouvidos que a prova que se realizou no autódromo do Estoril do Desafio Único, poderiam os participantes ficarem sem pontuação e as razões que levaram a isso.

A informação a que tivemos acesso foi muito vaga, por isso levou-nos a aprofundar a mesma, para ver o que se passou na realidade, na qual na sequencia das verificações técnicas finais efectuadas no final da prova do Estoril, foi identificado uma incompatibilidade entre o regulamento técnico em vigor, e a solução técnica da suspensão imposta aos participantes no Desafio Único, isso através do kit de molas obrigatório. Esta situação surgiu por falta de correcção atempada do regulamento técnico que está em vigor, relativamente à solução técnica imposta pelo fabricante das molas. Como nesta fase foram implementadas as novas molas em todos os carros participantes, não cumprem parte da regulamentação técnica, no que diz respeito às suspensões, sendo este facto da responsabilidade da entidade organizadora do Desafio Único pois foi fornecido informação particular para a montagem das molas, que é incompatível com o regulamento (suspensão e molas).Segundo a opinião da comissão organizadora, todos os carros que foram sujeitos à verificação técnica, foram detectados as inconformidades com a regulamentação técnica em vigor, mas que se encontravam de acordo com as informações particulares dadas pela entidade organizadora para a montagem das molas e seus acessórios, não podendo assim ser penalizados em relação a todos os outros cujos carros não foram sujeitos a verificação no final da corrida.

Assim sendo, a entidade organizadora expôs a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, toda esta situação e a decisão final será tomada no final do dia de hoje, tornando pública a mesma .Essa decisão, por aquilo que apuramos foi baseada no facto de não ser possível garantir que todos os carros estivessem totalmente nas mesmas circunstâncias em relação às suspensões e vai no sentido de não considerar a prova pontuável para o Desafio Único, despenalizando todos os concorrentes que foram sujeitos à verificação não lhes sendo, por esse motivo instaurado qualquer procedimento disciplinar. Desta maneira a prova organizada sob a égide do ACDME, a classificação apenas será validada em termos de prova em si.

Assim sendo e em face deste acontecimento, todos os concorrentes vão para a rampa de Murça, com pontuação zero, voltando depois a ver quem irá ganhar mais esta prova do Desafio Único, que ao que nos apercebemos vai ser muito renhido.

Fonte: Velocidade Online Co, por João Raposo

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #21 em: 30 de Abril, 2008, 16:45:21 »
Adruzilo Lopes de Fiat Uno 45S na Rampa de Murça

[size=8]Tri Campeão Nacional na Equipa ISEP/Mundauto[/size]

O consagrado piloto Adruzilo Lopes respondeu positivamente ao convite da Equipa ISEP/Mundauto, para participar ao volante do Fiat Uno 45S, na Rampa de Murça nos próximos dias 3 e 4 de Maio, 2ª prova do Challenge Desafio Único, acompanhando o piloto oficial da equipa Nuno Duarte.

O Tri Campeão de Ralis foi piloto profissional durante os anos 90, conquistando diversos títulos nacionais e europeus de ralis,integrando as mais prestigiadas Equipas Oficiais, entre as quais a da FIAT Portuguesa. No início da sua carreira, também disputou provas de velocidade e de rampas, demonstrando sempre elevadas performances.

Para Adruzilo "...ajudar um jovem com o talento do Nuno é para mim um prazer, assim como integrar a Equipa mais profissional deste interessante desafio não me trás qualquer tipo de complexos. Farei o melhor para ajudar a equipa a atingir os seus objectivos..."

A Equipa encontra-se muito motivada, estando neste momento o pequeno Fiat Uno a ser alvo de uma preparação especial para esta prova de rampa, a disputar na bonita região de Murça, em Trás-os-Montes.

Para Nuno Duarte " será uma oportunidade de ouro e um motivo de orgulho para a equipa aprender  com a experiência de um piloto como o Adruzilo. Para mim, tem um significado muito especial, pois Adruzilo foi um dos responsáveis pelos meus primeiros passos na competição, no Racing Opportunity, apadrinhando as minhas primeiras provas. Com a ajuda da sua experiência, espero alcançar um resultado positivo, discutindo os primeiros lugares.."

Recorde-se que apesar de ser já a 2ª prova do calendário do Challenge Desafio Único, será a primeira a contar para a classificação, após a anulação da anteriormente realizada no Estoril, devido a irregularidades técnicas,o que obrigou a organização a considerar nulos os pontos aí obtidos.

Fonte: Auto Sport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #22 em: 30 de Abril, 2008, 20:00:17 »
Team BETA em Murça - Fazer o melhor

O Team BETA aposta em fazer o melhor na Rampa do Clube Automóvel da Régua que se vai disputar em Murça.

Para esta equipa a Rampa de Murça é encarada com a mesma determinação, mas de forma diferente.

Para Cristina Silva que faz este ano a sua primeira época nos automóveis, “estou algo apreensiva com esta primeira Rampa, pois é diferente de tudo o que já fiz” afirma a piloto que ainda não teve tempo de reconhecer a subida, “sei que é técnica e exigente, mas divertida dizem-me, espero principalmente aprender e fazer o melhor possível e divertir-me o resultado nesta prova será um bocado secundário”.

Para a outra piloto da equipa a Rampa de Murça já não é uma novidade, “já fiz esta rampa e gostei bastante, é um traçado muito técnico, com zonas rápidas e outras que exigem mais condução, mas sobretudo divertida”, afirma Lígia Albuquerque que se diz uma apreciadora de Rampas, “é um tipo de provas de que gosto, por ser exigente e dar apenas uma oportunidade, ou seja ou se faz bem ou não há hipótese de recuperara e também pelos traçados que são normalmente muito bonitos”, quanto a resultado Lígia aponta apenas para andar o melhor, “não faço ideia tendo em conta o que andamos no Estoril acho que poderemos ambicionar a um bom resultado mas só nos treinos é que poderemos ver isso”.

Em ralação á equipa Cristina Silva conclui, “vamos de novo dar uma boa imagem e fazer com que a nossa equipa seja a melhor feminina

Horário:

-Dia 03                    

14.30  Inicio Dos Treinos Oficiais:

17.00  1ª Subida de Prova

-Dia 04                    

09.30  Subida de Treinos Livres

10.30  Inicio das subidas de Prova

Fonte: ZoomSport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #23 em: 30 de Abril, 2008, 20:19:12 »
Santander Consumer/E.G.S quer repetir domínio  

A equipa Santander Consumer/E.G.S deseja voltar a vencer, mais uma prova do Challenge Desafio Único, mantendo essa determinação para o resto da competição.

Após o domínio da 1ª prova do Challenge Desafio Único, disputada no circuito do Estoril, onde a equipa Santander Consumer/E.G.S conquistou o 1º e 2º lugar da classificação geral, toda a equipa foi surpreendida pela anulação dos resultados da prova devido a algumas indefinições regulamentares.

Com esta situação todos os participantes no Desafio Único foram prejudicados, mais a equipa Santander Consumer/E.G.S por ver anulado um excelente resultado, homologado pelas verificações técnicas, que poderia ser determinante para a restante época.

Os dois Fiat Uno da equipa com as duplas, Filipe Matias / Tiago Ribeiro e Pedro Cerqueira / José Francisco tiveram na primeira jornada um desempenho muito bom, facto que só se explica por uma boa preparação da época, com base na grande competência técnica do preparador, Auto Paraíso da Foz na pessoa do Sr. Manuel Braga.

A equipa não perdeu motivação e mantém os objectivos perspectivados no início da época, e que passam por tentar obter a vitória no Challenge Desafio Único, honrando assim todos os compromissos assumidos para com os seus patrocinadores, organizadores e até adversários.

Para a Rampa do Clube Automóvel da Régua que se vai disputar em Murça nos próximos dias 3 e 4 , a equipa pretende lutar de novo pelos primeiros lugares do pódio, tal como fez na primeira jornada. Para esta prova a tarefa continua a ser difícil, tanto mais que com a excepção de Tiago Ribeiro todos os outros elementos nunca fizeram uma prova deste género.

As rampas têm a particularidade de serem exigentes e apenas dão uma oportunidade, não permitindo falhas aos pilotos, também aqui é grande a determinação da equipa:

Tentaremos fazer o melhor em cada subida tendo a máxima concentração, será uma prova extremamente difícil mas depois do resultado da primeira prova desejamos provar que é para tentar repetir com regularidade a vitória”, afirmam os pilotos da equipa.

Mesmo depois do sucedido na primeira prova, toda a equipa enaltece, o trabalho do Prof. José Duarte e dos alunos da FEUP que tornaram possível esta competição.

A equipa agradece ainda o facto de merecer o apoio e confiança dos seus patrocinadores: Santander Consumer, E.G.S, MCoutinho, Edimarante e Recauchutagem Nortenha.

Fonte: Velocidade Online

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #24 em: 05 de Maio, 2008, 18:17:20 »
Vitória de Matias e Ribeiro no Desafio Único

A segunda prova do Challenge Desafio Único voltou a consagrar a dupla Filipe Matias/Tiago Ribeiro, que no somatório das duas subidas, "deram" 7,903s à dupla Pedro Cerqueira e José Francisco. Por sua vez, estes últimos, "venceram" a luta pelo segundo lugar a ultrapassando Nuno Duarte e Adruzilo Lopes na derradeira subida, numa margem que se quedou em 0,692s.

Classificação: 1º Filipe Matias/Tiago Ribeiro, 5m51,992s; 2º Pedro Cerqueira/José Francisco, a 7,903s; 3º Nuno Duarte/Adruzilo Lopes, a 8,595s; 4º António Areal/Jorge Areal, a 13,486s; 5º Jorge Meireles/Vítor Ramos, a 13,742s; 6º José Costa/Fernando Americano, a 14,771s; 7º Luís Costa/Victor Costa, a 14,840s; 8º Nuno Reis/José Carneiro, a 15,313s; 9º João Cabaça/Rui Alves, a 15,428s; 10º Ricardo Pessoa/Ricardo Albino, a 16,973s; 11º Rui Santos/Rui Caldeira, a 17,791s; 12º Ana Sampaio/Rosário Sottomayor, a 18,503s; 13º José Ferreira/Pedro Amaral, a 18,521s; 14º Paulo Magalhães/Ricardo Rocha, a 18,785s; 15º Cristina Silva/Lígia Albuquerque, a 19,670s; 16º António Pereira/José Rodrigues, a 20,133s; 17º Tiago Cruz/Emanuel Ribeiro, a 20,910s; 18º António Ferreira/Tiago Brandão, a 21,888s; 19º Mário Borges/Luís Carneiro, a 22,570s; 20º Ricardo Marques/Adelino Camelo, a 22,976s; 21º Hilário Lopes/Rogério Mota, a 23,812s; 22º Nadine Quintaneiro/Diva Teixeira, a 24,682s; 23º Rui Guedes/David Aguiar, a 26,463s; 24º João Duarte/Pedro Rio, a 26,654s; 25º Miguel Fontes/Iasc Pinto, a 29,040s; 26º João Nascimento/Sérgio Fernandes, a 29,247s; 27º José Peixoto/José Gomes, a 29,501s; 28º Fernando Charais/Rui Miranda, a 29,572s; 29º José Janela/Manuel Seabra, a 29,849s; 30º Domingos Machado/Pedro Valente, a 31,627s; 31º Mário Moreira/José Durão, a 32,593s; 32º José Rodrigues/Luís Santa-Bárbara, a 32,687s; 33º Nicolau Magalhães/Leonardo Magalhães, a 33,246s; 34º Sérgio Magalhães/Nuno Amado, a 34,047s; 35º Luís Boiça/Xavier Mendez, a 34,217s; 36º Sofia Pinheiro Torres/Tiago Martins, a 35,464s; 37º Paulo Machado/José Vieira, a 37,385s; 38º Fernanda Borges/Sónia Borges, a 39,081s; 39º Luís Império/Carla Vides, a 51,227s; 40º João Sequeira/Fernando Cardoso, a 52,109s; 41º Luís Miguel/Jorge Marques, a 1m06,144s; 42º Luís Lopes/Miguel Rocha, a 1m24,759s.

Fonte: Auto Sport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #25 em: 05 de Maio, 2008, 19:42:04 »
Team BETA ficou em segundo entre as senhoras

O Team BETA teve uma excelente prestação na Rampa do Clube Automóvel da Régua que se disputou em Murça. Cristina Silva e Lígia Albuquerque fizeram boas subidas e foram segundas classificadas entre as equipas femininas (15º na Geral)

Foi muito positiva a prestação do Team Beta na Rampa de Murça, ficando a sensação de que ainda era possível fazer melhor, mas mesmo assim a equipa conseguiu um lugar no pódio entre as equipas femininas.

Cristina Silva fez aqui a sua estreia neste tipo de provas, ela que este ano faz a sua estreia em competição, a piloto confessou algum nervosismo nos treinos, “penso que era notório até pele forma como arranquei, mas acabei por ir melhorando em cada subida”, confessou a piloto.

Mesmo com algumas ‘desconfianças’ no carro agravadas por uma Rampa muito técnica e de difícil execução Cristina Silva teve uma boa prestação: “acabou por passar tudo muito depressa, acho que fui melhorando e se tivéssemos mais oportunidades faria ainda melhor, cometi alguns erros e em algumas curvas levantei literalmente o pé”, mesmo assim Cristina ficou agradavelmente surpreendida com a sua prestação.

Lígia Albuquerque fez a segunda subida de prova também ela teve alguns problemas, poucos e ficou com a opinião de que poderia ter feito melhor, “pequenos pormenores que fizeram com que perdesse algum tempo, mas nada de grave.

O Fiat Uno está bom e até me surpreendeu pelas prestações, poderia era ter dado para vencermos de novo entre as equipas femininas, mas no balanço geral acho que estivemos bem e fico agradavelmente surpreendido pela performance da Cristina, que para estreia fez muito bem
”.

A equipa consegue assim a segunda posição entres equipas femininas e 15º lugar à geral entre quase quatro dezenas de participantes.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #26 em: 05 de Maio, 2008, 19:53:22 »
Santander Consumer/E.G.S. continua a dominar  

O Challenge Desafio Único teve a sua primeira jornada em Montanha, mesmo com uma prova com características diferentes a equipa Santander Consumer/E.G.S. voltou a impor a sua superioridade conseguindo os dois primeiros lugares.

O domínio da equipa começou logo nos treinos onde desde a primeira subida a equipa começou por ser a mais rápida. Na primeira subida Filipe Matias faz mais de 4 segundos de diferença para o segundo classificado e Tiago Ribeiro faz uma diferença de três segundos, sendo que o adversário mais próximo era nem mais nem menos do que Adruzilo Lopes um dos nomes mais consagrados do desporto nacional.

A toada manteve-se na segunda subida com Filipe Matias a tirar cerca de cinco segundo ao seu tempo, mantendo-se como o melhor e fazendo um tempo de 2m 56,067s sendo mesmo o único a fazer menos do que três minutos.

A equipa 7 com Pedro Cerqueira e Jose Francisco tiveram também uma prestação muito positiva conseguindo tempos entre os mais rápidos ficando com o quarto tempo dos treinos.

Para as subidas de prova a perspectivas eram as melhores. A tendência confirmou-se e Filipe Matias foi o mais rápido, das mais de quatro dezenas de equipas, melhorando ainda mais o seu tempo em um segundo, fazendo a sua subida em 2m 55,342s mantendo a diferença de mais de quatro segundos para o segundo classificado.

A boa performance da equipa Santander Consumer / EGS confirmou-se com Pedro Cerqueira a ficar no pódio tirando mais de três à sua melhor subida.

Na segunda subida realizada pelos outros dois pilotos, Tiago Ribeiro confirmou os bons tempo já realizados e assegurou a vitória para a equipa, “mesmo com um pequeno erro, acho que foi uma excelente prova e subida principalmente porque assegura de uma forma destacada mais uma vitória para a nossa equipa”.

Mas em destaque esteve José Francisco uma vez que conseguiu também ele baixar do minuto três (2m59, 368s) e bater o seu adversário directo (Aduzilo Lopes), assegurando a segunda posição para a equipa.

Começamos condicionados pelo toque nos treinos do Pedro Cerqueira, mas fomos recuperando, nesta ultima subida fiz uma prova limpa e eficaz e fico muito satisfeito com o resultado."

Questionado pela forma como fazem a diferença para os adversários Tiago Ribeiro afirmou: “Pela forma de preparação da época e preparação das nossas viaturas, havendo também um grande empenho de todos nós para que tudo funcione na perfeição”.

Uma vitória com dedicatória
Em ‘Dia da Mãe’ toda a equipa dedicou a sua excelente performance às respectivas mães dos pilotos, aproveitando também para fazer uma dedicatória muito especial ao amigo da MCoutinho, Abílio Garcia.

Outro destaque que a equipa faz é ao Clube Automóvel da Régua, organizador da prova, pela forma como a fez a decorrer e principalmente pela dignidade e forma como fizeram a entrega de prémios “promovendo uma amistosa relação entre todos os que participaram na prova”.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #27 em: 07 de Maio, 2008, 16:49:14 »
Velocidades.pt com fim-de-semana para esquecer em Murça

Não foi a mais feliz das estreias, mas mesmo assim valeu a pena ir até Murça, saborear a simpatia das gentes transmontanas e sentir o carinho de quem gosta de competição automóvel. Depois de um excelente resultado no Estoril, a equipa do Velocidades. pt constituída por Luis Lopes e Miguel Rocha não saiu feliz de Murça, onde se disputou a primeira jornada a contar para o Challenge Desafio Único 2008, designada por Rampa do Sport Clube da Régua e organizada por este mesmo clube.

Quando tudo levava a crer que para esta prova, o bólide italiano estaria na sua melhor forma de sempre, aconteceu exactamente o contrário. As melhorias introduzidas no motor e caixa do Fiat Uno número 12, não produziram os efeitos desejados, com o carro a revelar-se demasiado lento e “preso” para uma prova com estas características. As dificuldades em fazer uma rodagem completa ao motor, aliadas ao facto de a afinação feita não ter dado resultados e um selector de caixa partido na última subida, fez com que este fosse um fim-de-semana para esquecer em termos de resultado final.

Estamos profundamente desiludidos com esta prova, uma vez que apesar de não podermos ainda aspirar a uma vitória absoluta, nunca imaginamos que desceríamos para lugares que já provamos não merecer. O facto de praticamente não termos rodado com este motor foi penalizante, mas tivemos também graves falhas ao nível de afinação, algo que nos derrotou por completo. Esperamos agora testar antes da próxima prova a disputar em Vila Real, circuito onde queremos dar nas vistas pelas melhores razões. ” Afirmou Luis Lopes.

Estamos sempre a aprender, e esta prova foi bastante produtiva neste ponto. È óbvio que estamos desiludidos, mas como também encaramos esta participação com o máximo de desportivismo, não fico demasiadamente triste, nem tão pouco com vontade de baixar os braços. Vamos ver agora o que fazer para melhorar o carro, de forma a estarmos na máxima força em Vila Real. ” Disse por sua vez Miguel Rocha.

Uma palavra de agradecimento à equipa de assistência da FEUP, que nos ajudou através da permissão para utilizar os seus meios logísticos, como a ferramenta, manómetros, etc. É este saudável espírito de entreajuda, que nos motiva ainda mais para estar presente neste troféu. Gostaríamos ainda de louvar o clube organizador, o Sport Clube da Régua, que fez ver a outros clubes bem mais “ricos” como por exemplo a ACDME e o CAM, que com um pouco de boa vontade é possível deixar bem impressionados e extremamente agradecidos, os pilotos que por várias razões não conseguem chegar aos três primeiros, para levar para casa um troféu. Este clube atribuiu a todos os participantes uma pequena recordação, mas de grande valor para quem o recebeu. Um bem-haja para eles.

Para finalizar um especial agradecimento aos nossos preciosos patrocinadores: Tropical Burguer, Master G Car, Ideia Escort, Restaurante Arado, Área Gráfica, Digimotores, RaceSpirit e Autocivil.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #28 em: 08 de Maio, 2008, 19:24:50 »
Rui Alves ficou no top ten

Campeonato Nacional de Montanha Rampa de Murça

Fruto de um grande empenhamento por parte de Rui Alves e João Cabaça, conseguiram levar até ao 9º lugar, o bonito Fiat Uno de côr verde, que corre com as cores da Silvafer e N Seguros.

Não se pense que esta tarefa foi fácil, nada disso, pois Rui Alves teve de se aplicar a fundo, como nos explicou “ nunca tinha corrido aqui, por isso tive de aprender tudo, e depois nas subidas a valer tive de me aplicar, e mesmo assim terminamos em 9º lugar, mas estou convencido se pudesse ter treinado um pouco mais, éramos capaz de conseguir subir mais umas posições na classificação geral, mesmo assim não foi mau, mas vamos continuara a evoluir o nosso carro, para se aproximar dos nossos adversários da frente”.

Classificação final

1º Filipe Matias Tiago Ribeiro
2º Pedro Cerqueira José Francisco
3º Nuno Duarte Adruzilo Lopes
9º JOÃO CABAÇA RUI ALVES

« Última modificação: 08 de Maio, 2008, 19:38:28 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único
« Responder #29 em: 08 de Maio, 2008, 19:37:20 »
António e Jorge Areal ao máximo

Campeonato Nacional de Montanha Rampa de Murça

Pelos vistos os ares de Murça não foram muito favoráveis para o Fiat Uno da dupla António e Jorge Areal, que andaram sempre no máximo, mas que não foi o suficiente para tentar bater os seus adversários, acabando por terminar na 4ª posição, bem junto ao último lugar do pódio, com uma pequena diferença.

Por isso António Areal dizia-nos “eu tentei sempre dar o meu máximo, foi sempre a fundo, o carro estava bom, mas sou obrigado a reconhecer, que a preparação dos meus adversários que ficaram à minha frente foi eximia, pois a minha equipa de assistência tem feito de forma impecável seu trabalho, mas vejo que ali há algumas afinações que em certas alturas dão aquele cavalito suplementar de potencia e que depois faz a diferença, e o resultado está à vista, pois aquilo que aconteceu no Estoril continuou em Murça. Vamos continuar na luta, a ver se chega a nossa hora de podermos vencer uma prova, mas tudo farei na próxima corrida, para vencer, são esses os meus objectivos”. Em relação a Jorge Areal acrescentou, “tal como o meu primo António, temos de ver a melhor estratégia para a próxima corrida, não estamos muito longe dos adversários, mas falta sempre qualquer coisa que os nossos adversários têm e o nosso carro não tem, eu por exemplo nesta subida vim sempre de prego a fundo, e não fiz o tempo suficiente para conseguir bater os meus adversários. Isto por vezes frustra uma pessoa, mas algo se passa de diferente no carro, como aliás já disse o António, mas agora há que assentar ideias e ver onde poderemos melhorar as performances do carro

Classificação final

1ºFilipe Matias Tiago Ribeiro
2º Pedro Cerqueira José Francisco
3º Nuno Duarte Adruzilo Lopes
4º ANTÓNIO AREAL JORGE AREAL