Autor Tópico: Fiat Bravo Multijet  (Lida 177930 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re:Fiat Bravo Multijet
« Responder #225 em: 16 de Junho, 2009, 13:13:53 »
Eu ouvi e calei-me pois não conheço o comportamento de outro Bravo a não ser o 1.4 T-Jet Sport com jante 18, já estou a mentir  :lol: conheço também apesar da pouca distançia com que andei com ele, estou a falar do Bravo T-Jet Sport mas com jante 17, ao sair do meu e conduzir este senti mais "moleza" e menos "dureza" na direção, o tacto da direção e diferente pareçeu-me que no meu era mais directa e firme, ma la está, não andei o suficiente depressa nem grande distançia para perçeber, o certo é que o Bravo com jante 18 tem uma caixa de direção espeçifica e reforçada!

E isso nota-se bem no pisar mais firme e robusto.

Engraçado nas fotos da rampa de Portalegre é comparar a força exercida nas suspenções e pneus, e no Bravo não se notar muito isso... nas fotos.

O Bravo fugir é de frente em arranques bruscos em piso molhado, muito binário e potencia ao mesmo tempo!
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #226 em: 16 de Junho, 2009, 16:16:03 »
Boas, Hélder.

A suspensão é a mesma, as grandes diferenças que notas em comportamento estão no conjunto jante/pneu.

O teu... Dynamic Pack Sport tem 225/45 R17

e o Dynamic tem 205/55 R16

A diferença é muito notória, mas mais ainda se for de R17 para R18, é que os perfis mais baixos do R18 faz o R17 parecer menos eficaz.

Foi pena em Portalegre, não teres experimentado o meu... a suspensão é mais dura e as molas mais grossas, os pneus têm um perfil mais baixo que o teu... seria como se o meu fosse o teu e o teu fosse o de cortesia.

Pois, tens razão... o jogo jantes/pneu deve fazer toda a diferença de que falo... ontem ao escrever esqueci-me desse pormenor! Mas sinceramente não pensei que a diferença fosse tão notória, ok pensava que ficariam mais duro e tal, mas o curvar é muito diferente até... Foi pena realmente em Portalegre não ter dado uma volta contigo... Mas a diferença deve ser como referiste, no R18 a diferença ainda é maior, mas a suspensão aí é de certo diferente, porque as versões que tem R18 são as SPORT, certo?...

Relativamente à minha experiência neste bravo, comparativamente ao meu (em que a nivel de comportamente é igual excepto o R16 vs R17) Nota-se que adorna um bocado, não fugiu do controlo, e posso dizer, que fiz o teste dele numa estrada bem sinuosa, com pouco transito e bom piso, que é o que se quer... o meu ganhava mais estabilidade nas curvas, mais agarrado, e tem melhores saidas...o meu dá a sensação de mais estável e mais seguro, mas daí a ser... não deve haver grande diferença!! Quanto ao fugir... sinceramente deve ser igual ao meu e como o bluecat referiu, em chuva e na frente, quando se acelera a valer no arranque... em seco, notas a direcção mais leve, o que dá a sensação de falta de segurança... porque neste "teste" ele adornou, mas não fugiu nada que consiedere relevante, e as ajudas estavam desligadas...

Sorry, ontem não disponiblizei as fotos do meu bravo com as "calças levantadas" pois cheguei tardissimo a casa e agora estou no emprego!

roeta

• Encartado

• *
  • 131
    • http://
« Responder #227 em: 16 de Junho, 2009, 16:28:11 »
Boas...

a situação de fugir de frente, não deveria ser corrigida pelo contrlo de tracção.

Digo isto pq numa subida ingreme com paralelos molhados já exprimentei e controla..

Agora quanto aos barulhos...irra q cada vez é pior e a nossa marca não faz nada....e depois querem vender carros..deveria melhorar para dar o exemplo.

Mas é assim....caladinhos e nada.

Roeta

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #228 em: 16 de Junho, 2009, 16:51:22 »
Boas...

a situação de fugir de frente, não deveria ser corrigida pelo contrlo de tracção.

Digo isto pq numa subida ingreme com paralelos molhados já exprimentei e controla..

Agora quanto aos barulhos...irra q cada vez é pior e a nossa marca não faz nada....e depois querem vender carros..deveria melhorar para dar o exemplo.

Mas é assim....caladinhos e nada.

Roeta

Os barulhos são tramados!
No meu tenho alguns mas os principais são na traseira e esses são os mesmos.
Não ando com o carro constantemente, chego de manha ao trabalho e ele fica parado até a hora de sair e quando chego a casa e rao sair com o carro. Circulo por estradas menos boas e outras boas e quando fujo ao circuito habitual o carro fica sujeito a tudo o que vier, não escolho estradas mas tenho algum cuidado quando posso evitar evito.

Calculo que andando com o carro constantemente durante o dia e horario laboral e por todo o tipo de estradas, o carro venha a ter mais barulhos que o normal ou açeitavel. A verdade é que isto não é um problema exclusivo dos Fiat, bom mas também é verdade que isto dos ruidos parasitas sempre foi uma caracteristica desta marca e também é verdade que melhorou muito, mas lá está, talvez não o suficiente. Agora engane-se quem pensa que um VW ou um Merçedes ou um BMW não faz barulhos, também os faz, mas lá está em menor dimensão, é que estes carros normalmente são mais insonorizados ao nivel do rolamento ou seja não se ouve tanto o que se passa la fora nem se ouve tanto o contacto da rodas com o chao nem o trabalhar da suspensão, logo um ruidozito de plasticos é capaz de não se notar tanto...agora num carro que seja o oposto, são vários barulhos ao mesmo tempo...uns parasitas outros nem por isso.

Eu tenho consciençia de que as jantes 18 ajudam ao apareçimento de ruidos parasitas, mas também não estava a espera de sair melhor que a encomenda  :lol:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #229 em: 16 de Junho, 2009, 16:59:18 »
Hasp, sim, só as versões SPORT mais potentes trazem R18 de opção.

roeta, as ajudas estão lá e notam-se, mas que em piso molhado sentes alguma dificuldade, em arranques fortes lá isso sentes... o ASR intervem e deixa-te sair do sítio... mas notas que ele esgravata a tentar arrancar! Sem as ajudas... no T-JET com o SPORT ligado por exemplo... só saías do sítio em 3ª!

roeta

• Encartado

• *
  • 131
    • http://
« Responder #230 em: 16 de Junho, 2009, 17:04:26 »
Blue, aquele abraço!

é verdade que ele controla a direito, mas agora em curva penso que é um pouco demorado a actuar.
Será do angulo da roda??não sei..disto pouco percebo...agora que á saida de curva foge um pouco é verdade.

roeta

roeta, as ajudas estão lá e notam-se, mas que em piso molhado sentes alguma dificuldade, em arranques fortes lá isso sentes... o ASR intervem e deixa-te sair do sítio... mas notas que ele esgravata a tentar arrancar! Sem as ajudas... no T-JET com o SPORT ligado por exemplo... só saías do sítio em 3ª!
[/quote]

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #231 em: 16 de Junho, 2009, 17:13:06 »
Noto, geralmente em arranques... em seco papa tudo, mas em molhado tens que arrancar com geitinho! :D

Em curva não sinto, mas em molhado se virares muito o volante é obvio que ele vai ter tendência para sair de frente, o ASR apenas controla a acelaração... para derivas de traseira o ESP dá conta do recado!

A saída de frente é inerente ao binário dos bichos e ao estado dos pneus... quanto mais gastos pior!

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #232 em: 16 de Junho, 2009, 17:38:50 »
Felizmente quanto aos ruidos, para já, não me posso queixar... o meu nota-se um pouco o barulho da chapeleira e da "grade" divisória, mas nem incomoda, não é nada de especial, (neste que ando agoro noto mais, mas também é o único ruído que se note realmente)! E isso das marcas, pah depende muito da série do carro e depois do tratamento, eu conheço alguns Golf's e Ibiza's que ui ui deixam muito a desejar...

É certo q o T-Jet tem bem mais potencia e binario do que o meu M-Jet, mas sinceramente é nos arranques que o sinto a esgravatar (como diz o bluecat) e o controlo de tracção acciona, mas não é imediato na resposta, a agir até é... quanto a curvar só mesmo em rotundas é que consigo accionar com alguma facilidade a correcção de trajectória e tracção, mas mesmo assim é preciso estar a pisar e apertar com o bicho, a curvar, poucas foram as vezes, e sempre nas saídas... mas algo muito "de leve".

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #233 em: 16 de Junho, 2009, 19:38:09 »
Tens toda a razão, um carro destes é "feito" a pensar no dia a dia ou seja para agradar a grande maioria das pessoas...mas mesmo assim dentro destes parametros existem de facto referençias e que na verdade conseguem alcançar mais pontos em diversas areas e sem recorrer a grandes alteraçoes a versão base, é o caso do Bravo por exemplo, na versão Sport...

Aqui, a Abarth teria de meter maos ao Bravo e partilhava também do estatuto de "Desportivo" !

Bom e esta frase diz tudo, não acrescento nada, aliás até acrescento, o Bravo tem de MELHORAR e penso que não é nada de complicado, o mais complicado será em evoluir a suspensão por exemplo, por motivos finançeiros, custos de desenvolvimento...agora é assim, se tinham dinheiro para comprar a Opel e já que não compraram podem investir esse capital na actualização e evolução dos seus carros de maneira a os tornar nos "melhores" o que penso nao ser complicado ja que actualmente a Fiat tem carros que mesmo nao sendo os "melhores" se batem com estes :ph34r:

O problema é que a FIAT é um construtor que está ai para ganhar dinheiro; e como tal temo que as melhorias tenham que ser feitas pelos donos; pois ou fazem uma versão Abarth... ou já se sabe que essas características que "pedimos" aparecem é nos ALFA's.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #234 em: 17 de Junho, 2009, 11:02:35 »
GTABARTH estás certo em relação aos objectivos da Fiat, mas as pessoas cada vez estão mais exigentes e cada vez admitem menos as tais falhas, porque para isso existem outras marcas que por mais meia dúzia de tostoes não apresentam falhas...no caso do Bravo...tem o 1.4 T-Jet com 150 cvs e tem um preço muito bom.
Ofereçe de serie o design exterior e interior o motor e não só mas também os ruidos na traseira e uma montagem que podia ser melhor. O carro não é nenhuma carroça, não é, mas a Fiat teima em não melhorar neste aspecto, porra em vez de prenderem o plástico com uma mola epá metam mais 2 ou 3 ou percam um pouco mais de tempo a melhorar fixaçoes.

Os materiais usados no interior para mim estão excelentes, muito bom mesmo não tem materiais moles e com aquele "rubbertouch" de um Golf ou A3 mas não me importa nada desdes que venha tudo bem montado e não faça barulhos, penso que este pormenor até acaba por ser crucial uma vez que se podem misturar plásticos mais moles com mais duros e acaba por ser um regalo aos olhos do cliente, agora barulhos incomodam.
O Bravo 1.4 T-Jet Sport com 150 cvs custa 23660€ e tem alguns handicaps depois temos por exemplo um Golf que tem as suas qualidades já mais que provadas, que por exemplo, na versão
 1.4I TSI 122cv Trendline custa 22.431€, tem menos 28 cvs tem mas tem mais qualidade na montagem. Será que as pessoas não abdicam dos 28 cvs em prol da qualidade? Depois se quiserem mais potençia sobem a fasquia e por mais 1700 € que o Bravo 1.4 T-Jet Sport com 150 cvs compram um Golf 1.4I TSI 160cv Confortline por 25.360€. Ficam com um carro mais feio mas com qualidade superior nos aspectos que se falam.

Portanto a Fiat não se pode fiar muito na Alfa para resolver estes problemas nem sequer pensar só em ganhar dinheiro, aliás eles já sabem o que os clientes querem e teem vindo a melhorar e só tem de o fazer, porque a concorrençia não brinca e muito menos neste segmento, só não teem o melhor carro porque não querem, a culpa é deles.

A politica tem vindo a mudar e não é preciso encareçer muito os carros para lhes dar qualidade no que se fala.

Uma coisa somos nós Fiatistas que temos a paixão pela marca...outra coisa são os clientes que querem um automovel para o dia a dia...e estes não voltam mais!

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #235 em: 17 de Junho, 2009, 11:39:19 »
Pessoal não me interpretem mal!
Só que fico lixado porque a Fiat nunca mais faz o melhor e anda la tao perto :ph34r:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #236 em: 17 de Junho, 2009, 12:08:33 »
Boas di nunes.

Bem, eu percebo o que escreveste, mas comparar um Bravo Sport com um Golf Trendline, que em termos de equipamento equivale-se a um Active do Bravo é obra!  :lol:

Para sermos correctos, e visto que o motor TSI não tem versões desportivas... seria mais justo assim:

Golf 1.4i TSI 122cv Confortline (5p) = 24268,17€

Golf 1.4i TSI 160cv Confortline (5p) = 25942,43€
Golf 1.4i TSI 160cv Highline (5p) = 27232,94€

Bravo 1.4 T-jet 16v Sport 150cv/155cv (5p) = 23660,00€

O Bravo Sport T-JET, é sempre mais barato que o Golf TSI, a não ser que escolhas o Trendline, que equivale-se a um Active no Bravo.

Se quisermos comparar a sério... lá vai:

Bravo 1.4 16v Active 90cv (5p) = 18300,00€
≠ 3107,98€
Golf 1.4i Trendline 80cv (5p) = 21407,98€

Bravo 1.4 T-jet 16v Sport 150cv/155cv (5p) = 23660,00€
≠ 3572,94€
Golf 1.4i TSI 160cv Highline (5p) = 27232,94€

Bravo 1.6 Multijet 16v Dynamic 105cv Eco (5p) = 23800,00€
≠ 2990,56€
Golf 2.0i TDI 110cv DPF Confortline = 26790,56€

Bravo 2.0 Multijet 16v Sport 165cv  (5p) = 32000,00€
≠ 2065,83€
Golf 2.0i TDI 140cv DPF Highline (5p) = 34065,83€

Quem preferir um Golf equivalente a um Bravo terá que desembolsar, entre 2000€ a 3500€ a mais consoante a versão escolhida. A juntar a isso, o custo de manutenção mais alto da Volkswagen... mas cada um sabe de si.

Quanto à qualidade... bem... Nuno, nem a Fiat nem a Volkswagen são os melhores, basta ver o ensaio de uma revista espanhola e verás que a Volkswagen é mais uma marca como as outras.

Carros de massas, e este segmento e os abaixo são de massas, os acabamentos e montagens são sempre susceptiveis a falhas.

Isto não são Aston Martin, que são feitos à mão e que levam meses a fazer! Um Bravo ou um Golf deve demorar 2 ou 3 horas no máximo a ser feito!

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #237 em: 17 de Junho, 2009, 12:23:50 »
Eu percebo onde o di nunes quer chegar, ainda assim a comparação do bluecat está mais realista, ainda que falamos sempre de motorizações diferentes... Mas sem dúvida o que aqui se põe em causa são as politicas da marca...

Repara tanto a FIAT como a VW são construtores de um grupo, em que na FIAT temos no "top" os Alfa's e os Lancia's e na VW temos a própria VW e a AUDI, e tanto num grupo como no outro vemos que os de gama dita inferior dentro do grupo estão a ganhar qualidade, é o caso da SEAT e SKODA (sendo esta última a mais penalizada) nos VAG's e da FIAT na própria FIAT.

E se olharmos mais profundo vemos que a VW tem a SKODA (principalmente, mas também alguns SEAT) como um escape muito bom de material, e rentabiliza muito o investimento, na FIAT já não vemos tanto isso... Temos muitas vezes a vanguarda da electrónica e motorizações (os VAG's andam a volta dos TDI's e pronto, nós fomos pioneiros nos sistemas common rail), às tantas a FIAT tem uma politica vanguardista e tem o escape deles na montagem, mas que sinceramente está a mudar a olhos vistos, o que não muda são as mentalidades de muitos dos representantes cá em Portugal! Porque a FIAT mãe já se responsabiliza muito pelo produto que põe no mercado e tem uma politica de qualidade e satisfação mais exigente me parece!

Just my point of view...

Abraços!

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #238 em: 17 de Junho, 2009, 12:31:46 »
Ois!!

Mais logo, penso em postar as partes intimas do meu bravo! Está à espera da caixa de velocidades, mas já tem a antiga fora... Eu gostar do meu Bravo, isso sei que vou continuar a gostar... deixa-me é pena vê-lo parado, e com problemas mecânicos...penso que a FIAT vai responder à altura, e colocar o material direitinho, e o carro não perder nada com isso! (Neste caso pelo contrário).

Bem, com algum atraso... mas eis que apresento a foto da minha creatura desnudada...

P.S. Deixa ver se hoje já o tenho....

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #239 em: 17 de Junho, 2009, 12:44:11 »
Pedro o controle de qualidade de um e de outro é uma diferença do dia para  noite...e apesar do Golf e da sua qualidade a mim não me dizerem nada, mas atenção não retiro os creditos à VW, afinal é um carro que anda no mercado a muitos muitos anos e ja fidelizou muitos clientes, eu dou prioridade à paixão e não consigo sair da Fiat ou grupo  B)

Continuando com o boche  :lol:...o importante é que não deixaram de o fazer com qualidade só porque ja tem clientes fidelizados bem como a sua posiçao e reconhecimento no mercado, porque querem manter o tal "estatuto".

Pedro e o meu comparativo foi mesmo de proposito, para mostrar que por menos dinheiro e menos equipamento se pode comprar algo com aquela qualidade extra e há pessoas para isso que preferem ou ter mais barato mas "melhor" ou um pouco mais caro e mais potente com a dita qualidade  -_-

Só digo isto porque a Fiat é teimosa nada mais e gosta de dar motivos para apontarem o dedo...apesar de haverem avaliaçoes menos tendençiosas a verdade é que o Bravo falha mais onde os outros ja nao falham tanto  :angry: