Autor Tópico: Fiat Em Portugal  (Lida 6462 vezes)

caioferrari

• Visitante
Fiat Em Portugal
« Responder #30 em: 04 de Agosto, 2008, 03:49:57 »
PeteCunha, disse tudo. Se velocidade  fosse o problema, os alemães com suas auto estradas sem limite já teriam sido extintos do planeta.   :violino: Infelizmente aqui somos obrigados a cumprir os limites devido aos radares escondidos nas rodovias. Aqui em São Paulo temos estradas que suportam 160km/h tranquilamente.

Quanto aos motores GM 1.4 que o ivan4van citou. Não adianta, é um motor superior ao Fire 1.4. Conheço quem já o usou na pista lado a lado com o Fiat. Ele é de funcionamento mais macio que o Fire 1.4 (que ficou bem ruidoso) e anda mais. O fato dele ser lento em retomadas se deve ao câmbio, bem mais longo.
Além disso, o Fire 1.4 foi calibrado para ser um motor de auto torque em baixas rotações mas não rende tão bem assim em alta. E vamos ser justos. Um motor tipicamente Italiano é um motor que gosta de viver em altas RPMs, isso é ser esportivo assim como os Fiasa 1050 e 1300 (sistema Lampredi) e não um motor cheio de torque apenas em baixas RPMs como o Fire 1.4. Parece que no ajuste que a Fiat Brasil fez, esse motor "amarra" um pouco depois dos 4500RPM.
Comparar a performance de dois motores de mesma cilindrada sendo que um tem o câmbio bem mais curto, é sacanagem. Lembrando que um câmbio muito curto pode te ajudar em retomadas e acelerações, mas prejudica muito o consumo, principalmente em velocidades altas em auto estradas onde o carro fica em rotação muito elevada.
O ideal são as 3 primeiras curtas, uma quarta calculada para dar velocidade máxima no pico de potência do motor e uma quinta apenas para reduzir as rotações em estrada.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Fiat Em Portugal
« Responder #31 em: 04 de Agosto, 2008, 11:56:11 »
Boas, brazucas e tugas fiatistas!  (lol)

Os limites de velocidade foram impostos aquando da primeira crise petrolifera à umas dezenas de anos atrás e visavam reduzir os consumos dos carros que nelas circulavam, sendo que são quase os mesmos limites que existem hoje, e não se esquecam que carros havia na altura.

Se para a época, um Mini ou um Kadett, ou até mesmo um 127 cuja velocidade máxima seria perto duns 130km/h os 120 seria já uma grande velocidade, equivalia-se a hoje a um Bravo, por exemplo a 200km/h em termos de estabilidade e ruido, e até afirmo que um Bravo a 200km/h é mais seguro e é capaz de parar mais rápido do que por exemplo um 127 a 120km/h.

Não acredito que seja por aí que existem mais acidentes, pois eu em viagens grandes prefiro ir a 150km/h do que a 120km/h, pois acreditem ou não a 150km/h vamos devagar, mas rápido qb para termos sempre mais concentração e menos sono que a 120km/h.

E digo mais, as Autobahn alemãs não têm limites, mas apenas quando o trânsito e a meteorologia permite, pois têm sensores espalhados por toda a estrada que automáticamente detectam o trânsito e colocam limites em determinadas situações. Até mesmo em França, onde para mim são o povo mais civilizado nas Autoroute, os limites são de 130km/h com bom tempo e 110km/h com mau tempo.

Em França, a qualidade das Autoroute permite uma maior segurança, e acreditem que toda a gente anda à mesma velocidade, 150km/h - 180km/h, e não como em Portugal... uns a 60km/h outros a 100km /h na via da esquerda e outros a 150km/h ou até mesmo mais.

Eu acredito plenamente que se colocassem limites mais próximos reduziriam a mortalidade, motalidade essa que acontece mais fora das AE, por falta de condições das estradas.

Se a velocidade minima fosse 80km/h ou até mesmo 100km/h e a máxima fosse 150km/h acredito que os trajectos em AE não seriam tão monótonos e perigosos... MAS... seria muito importante que existisse BT nas estradas (não em Subarus ou 330d descaracterizados como andam agora) nem que andassem só a passear pelas AE pois quando se avista a BT nas AEs todos se comportam bem. Isso para mim é segurança e não caça à multa!

Fiquem Bem e bons kilometros.

PS: Para os Brasileiros, que tal importarem um Bravo T-JET da Europa? Seria interessante ver as ratadas que davam aos outros. eheh  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Fiat Em Portugal
« Responder #32 em: 04 de Agosto, 2008, 16:06:29 »
Os limites de velocidade foram impostos aquando da primeira crise petrolifera à umas dezenas de anos atrás e visavam reduzir os consumos dos carros que nelas circulavam, sendo que são quase os mesmos limites que existem hoje.
Exacto, alguns confundem com o 25 de Abril de 1974, mas não...
em 1973 com a crise do petróleo mundial, em Portugal apareceram os limites fora das localidades e os 20 litros por carro.
Depois entendeu-se manter os limites porque... são uma boa fonte de receita nas multas.
Os Alemães provaram que não é a velocidade que conta...

Mas acho que só na Ponte sobre o Tejo é que havia uma máquina fotográfica, pois até 1980 a polícia não tinha maneira de lixar o pessoal; depois apareceram umas "pistolas" mas não davam de noite, etc.
Só no final da década de 80 começou a ser complicado.

A única maneira da polícia lixar o pessoal era por exemplo irem a cento e pouco e serem passados a muito mais, depois mandavam as motas... Yamaha 750.

Na cidade sempre foi 60. Mas por exemplo, na circunvalação do Porto, não estava sinalizado... era considerado estrada.

Os limites:
continuam estúpidos, pois posso subir ou descer a Serra da Estrela a 90 (o que é um suicídio), mas não posso ir a 91 nas rectas Alentejanas de mais de 10 Km.

As autoestradas é outra treta... agora em muito sítios existem sinais de 100 Km/h, e pergunto eu: se constroem mal em certos pontos que não permitem 120, esses trajectos não deveriam ser isentos de portagem, uma vez que não cumprem a função de via rápida?
É tudo uma porcaria, uma caça desenfreada à multa.
« Última modificação: 04 de Agosto, 2008, 16:24:32 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiat Em Portugal
« Responder #33 em: 04 de Agosto, 2008, 16:09:24 »
afirmo que um Bravo a 200km/h é mais seguro e é capaz de parar mais rápido do que por exemplo um 127 a 120km/h.
Também não vamos exagerar...
Depois de 180, as coisas são muito rápidas, e o tempo de reacção é igual para todos os carros.

Eu diria antes 130 Km/h num 127 (porque a 120 ainda podes reduzir para 3ª) equivalerá a 180 Km/h no Bravo Turbo.

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiat Em Portugal
« Responder #34 em: 04 de Agosto, 2008, 16:21:15 »
em viagens grandes prefiro ir a 150km/h do que a 120km/h, pois acreditem ou não a 150km/h vamos devagar, mas rápido qb para termos sempre mais concentração e menos sono que a 120km/h.
Sim, eu acho que a velocidade mais segura numa AE relativamente plana, sem curvas perigosas, com bom tempo e sem grandes consgestionamentos será 150/160/170, dependendo do carro.

Para andar a 120, então mais vale ir a 80 em 5ª (ou 6ª) com os vidros todos abertos e tectos de abrir se houverem, a curtir música e a paisagem, aproveitando para poupar combustível.

Aliás, se todos forem a 120, o transito era impossível.

Quem tem Cruise Control experimente fazer por exemplo Porto - Lisboa a 120 fixos... é impossível! Ao fim se 5 minutos desistem.
A essa velocidade batem nos camiões TIR e em contrapartida também não têm velocidade suficiente para os ultrapassar.

Mas pelo que ouço dizer, as patrulhas da GNR não cheteiam até perto dos 150, pois é chato para eles e não tem piada ir multar um tipo a 121 km/h.
A técnica é quando aparece um mais lançado vão atrás dele e ate "provocam" para tentar "fotografar" na altura em que o condutor vá mais depressa.

Quando o fazem na cidade, com radares fixos, também só costumam regular para 80 km/h, para a multa já ser de +30 km/h e para o condutor ficar sem argumentos; pois se o limite é 50, um tipo que vai a 60 diz logo que ia a lanço ou até desengatado, etc, etc.

Stilo Abarth

Punto GT3

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Fiat Em Portugal
« Responder #35 em: 04 de Agosto, 2008, 16:38:28 »
Boas...

"Também não vamos exagerar...
Depois de 180, as coisas são muito rápidas, e o tempo de reacção é igual para todos os carros.

Eu diria antes 130 Km/h num 127 (porque a 120 ainda podes reduzir para 3ª) equivalerá a 180 Km/h no Bravo Turbo."

Eu estiquei um pouco as diferenças para acentuar a minha afirmação mas o ponto é mesmo esse.

De facto os 150km/h além de outras vantagens também têm a vantagem de a polícia raramente nos chatear pois não nos podem tirar a carta e correm o risco de estarem a multarem-nos por irmos a menos de 30km/h acima do limite e passar algum a fundo. Em regra eles só multam quando podem tirar a carta.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Fiat Em Portugal
« Responder #36 em: 04 de Agosto, 2008, 16:42:52 »

PS: Para os Brasileiros, que tal importarem um Bravo T-JET da Europa? Seria interessante ver as ratadas que davam aos outros. eheh  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)
Já tá em testes.... já tá em testes... prá nossa alegria... (lol)  (lol)

:fiatistas:  :fiat:
« Última modificação: 04 de Agosto, 2008, 16:43:49 por ivan4an »
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

caioferrari

• Visitante
Fiat Em Portugal
« Responder #37 em: 04 de Agosto, 2008, 19:43:41 »
Aqui no Brasil tem tantos radares que fica impossivel ultrapassar os limites. Há rodovias com mais de 10 radares numa extensão de 90km.  

Fiat-Matrix

• Zagato

• *
  • 1242
    • http://
Fiat Em Portugal
« Responder #38 em: 31 de Agosto, 2008, 00:08:42 »
Boas...

"Também não vamos exagerar...

Eu diria antes 130 Km/h num 127 (porque a 120 ainda podes reduzir para 3ª) equivalerá a 180 Km/h no Bravo Turbo."

Eu estiquei um pouco as diferenças para acentuar a minha afirmação mas o ponto é mesmo esse.

De facto os 150km/h além de outras vantagens também têm a vantagem de a polícia raramente nos chatear pois não nos podem tirar a carta e correm o risco de estarem a multarem-nos por irmos a menos de 30km/h acima do limite e passar algum a fundo. Em regra eles só multam quando podem tirar a carta.
Quantos metros precisa um 127 para parar a 130KM/h?

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiat Em Portugal
« Responder #39 em: 31 de Agosto, 2008, 18:42:10 »
A questão pertinente passa antes pelo chamado tempo de reacção até à travagem por parte do condutor, ora aqui reside o cerne da questão, sendo que assumindo como 1 segundo o tempo de reacção (podemos variar este dado), as distâncias percorridas em metros são as exemplificadas na tabela abaixo; sendo que estes metros serão percorridos pela viatura, até começar efectivamente a travagem; e entrar em jogo então a dita capacidade de travagem de cada automóvel:

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiat Em Portugal
« Responder #40 em: 31 de Agosto, 2008, 18:44:31 »
A comparação entre 130 e 180 km/h dá-nos uma elevada diferença de 14 metros (50-36).

Ao passo que se a comparação fôr entre 120 e 200 km/h, vamos ter uma diferença de 23 metros (56-33).

Só depois destas distâncias é que o carro começará então a travar.

De notar ainda, que um carro como o 127 a 120 km/h pode ainda reduzir para uma 3ª para ajudar a imobilizar o carro.
« Última modificação: 31 de Agosto, 2008, 18:47:44 por pintodealmeida »

Stilo Abarth

Punto GT3

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Em Portugal
« Responder #41 em: 31 de Agosto, 2008, 21:05:19 »
afirmo que um Bravo a 200km/h é mais seguro e é capaz de parar mais rápido do que por exemplo um 127 a 120km/h.

depende do 127, e não tenhas duvidas porque a unica coisa que o 127 não tem é servo freio, porque de resto o sistema de travagem é extremamente evoluido e actual!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Em Portugal
« Responder #42 em: 31 de Agosto, 2008, 21:05:54 »
Quantos metros precisa um 127 para parar a 130KM/h?
com travões só, ou com a caixa a ajudar??

Fiat-Matrix

• Zagato

• *
  • 1242
    • http://
Fiat Em Portugal
« Responder #43 em: 31 de Agosto, 2008, 21:20:21 »
Deixemo-nos de tretas, tempos de reacção, condições atmosféricas, estado dos pneus, blah blah blah.

A pergunta é simples (Assumindo condições normais, pneus em bom estado, etc...).

Qual é a distância de travagem a 130KM/h (Isto assume uma travagem básica, vais a 130KM/h e metes pé no travão até parares)?

PS: Tudo o resto, incluindo experiencia do condutor, truques de travagem, modificação de sistemas de travagem pneus, peso, estrada, etc, etc, etc.. É aplicável a todos os carros dependendo da modificação, etc...

Qual a distancia de travagem num carro stock dos 130KM/H aos 0?

:fiatistas:  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Em Portugal
« Responder #44 em: 31 de Agosto, 2008, 23:05:23 »
o que eu te posso dizer é que nunca me aconteceu travar depois do ponto com um 127 meu, coisa que ja me aconteceu com outros carros, cheguei a fazer travagens com o 127 com direito a bloquear as rodas com as reduções.

claro que ha desenvolvimentos e um carro novo tem OBRIGAÇÃO de travar melhor, e não tenho duvidas que o faça, mas olha que o 127 n é um bom exemplo, até porque pelo baixo peso (700kg) a alta velocidade vai parar MUITO mais depressa e em menos espaço que um carro (muito)mais pesado