Autor Tópico: Engenharia2  (Lida 11602 vezes)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Engenharia2
« Responder #45 em: 12 de Dezembro, 2008, 12:23:25 »
Estou de acordo amigos.
Mesmo que o povo aqui inventasse uma peça toda xpto superior, depois era uma "boda" maquinar a mesma, produzir a mesma conforme.
Para além de um custo danado.

Uma coisa que o pessoal por aqui não discute é a gasolina.
Como poderiamos "fabricar" uma gasolina melhor?
De avião?
É que se ouvem rumores de gasolina de 20€ o litro. O que terá essa desgraçada?
não é a 20 € .... é a mais de 25 € e tem cerca de 125 octanas....

mas estou a falar daquela que é usada nos aviões de acrobacia, tipo corridas da Red-Bull....

e tem nitrometano.....

o oxigénio fornecido é daí !!

correia88

• Piccolo

• *
  • 32
Engenharia2
« Responder #46 em: 12 de Dezembro, 2008, 12:47:04 »
correia... mas estás a esquecer-te de uma coisa... estes motores tem o coletor de admissão construido dentro da cabeça...
ah? pode não ter, depende apenas da curva com que é feita a secç
ão do colector de admissão que provoca depressões eondas de depressaõ tais que so por isso quase funcionam como um "sobrelimentador".....! muito dificil de se saber, porque a mec. de fluidos tem muito saber empirico...! la esta conhecimento que não provem da pratica de fazer apenas, mas da pratica de projecto...!

...cumps  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Engenharia2
« Responder #47 em: 12 de Dezembro, 2008, 13:23:52 »
ah? pode não ter, depende apenas da curva com que é feita a secção do colector de admissão que provoca depressões eondas de depressaõ tais que so por isso quase funcionam como um "sobrelimentador".....! muito dificil de se saber, porque a mec. de fluidos tem muito saber empirico...! la esta conhecimento que não provem da pratica de fazer apenas, mas da pratica de projecto...!

...cumps
o coletor de admissao dos ohv é 4-1 e existe dentro da cabeça do motor, o que está ca fora é meramente um adaptador para o carburador á cabeça
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Engenharia2
« Responder #48 em: 12 de Dezembro, 2008, 13:30:07 »
Eu já desenhei algumas peças e componentes, em CAD.
Mas via-me à rasca para as Serralharias me fazerem as ditas cujas.
E falo de casas com boas máquinas de corte a laser e tudo.
Para mim o problema é um "chato" aparecer lá com "peças únicas" para eles fazerem... apesar de se cobrarem bem.
Por isso é que sou eu que passo para CAD-CAM as minhas peças exoticas,é que dá muito,mas muito trabalho fazer uma peça exotica por linhas.O mais "abusado" que fiz fui uma peça com 5 paginas de linhas :d_grin:
Eles não as querem fazer porque são horas a fio a fazer linhas e depois é perciso entender bem o que se quer...ou seja,faz pensar :point:  
O que fica caro não é os 5mim que a maquina esta a trabalhar,mas sim as horas que levam a fazer as linhas de comando.

Correia,o motor do 127 tem o carburador literalmente colado na culaça,tens apenas um espaçador de 3cm.Tudo o que é "mecanica dos fluidos" é la dentro e com possibilidade quase nula de ser alterado.
A não ser que faças como alguem que eu conheço,que "rapou" a culaça e vai fazer colectores independentes,ao estilo Abarth,PBS ou LaRussa :t_up:  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

correia88

• Piccolo

• *
  • 32
Engenharia2
« Responder #49 em: 13 de Dezembro, 2008, 01:22:57 »
Por isso é que sou eu que passo para CAD-CAM as minhas peças exoticas,é que dá muito,mas muito trabalho fazer uma peça exotica por linhas.O mais "abusado" que fiz fui uma peça com 5 paginas de linhas :d_grin:
Eles não as querem fazer porque são horas a fio a fazer linhas e depois é perciso entender bem o que se quer...ou seja,faz pensar :point:  
O que fica caro não é os 5mim que a maquina esta a trabalhar,mas sim as horas que levam a fazer as linhas de comando.

Correia,o motor do 127 tem o carburador literalmente colado na culaça,tens apenas um espaçador de 3cm.Tudo o que é "mecanica dos fluidos" é la dentro e com possibilidade quase nula de ser alterado.
A não ser que faças como alguem que eu conheço,que "rapou" a culaça e vai fazer colectores independentes,ao estilo Abarth,PBS ou LaRussa :t_up:
ja agora que programa utilizas pa desenhar isso??

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #50 em: 13 de Dezembro, 2008, 01:35:43 »
Olha lá Correia:

tu com as tuas ideias de ser um  1300, estás a pensar num projecto para Taça 1300 de clássicos?

Pá, não sei como será com as homologações?
Não era mais fácil pegar num 1300 e vitaminar?
Tens modelos muito, muito fixes, como:
128 Rally
128 Coupé
Fulvia 1300
AlfaSud
Alfa Sprint Veloce
...
o melhor de todos: X1/9 1300
« Última modificação: 13 de Dezembro, 2008, 01:39:23 por GT ABARTH »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Engenharia2
« Responder #51 em: 13 de Dezembro, 2008, 16:17:28 »
ja agora que programa utilizas pa desenhar isso??
Para desenhar a peça em cad-cam tem de ser no programa da propria maquina.Eles são todos muito parecidos e os comandos os mesmos,mas o unico que conheço bem é o da Fagor.

Se a ideia do correia é o Campeonato 1300(já não é taça a uns anos),então o melhor é mesmo escolher outro carro.Por regulamento não se pode rectificar os cilindros mais que 0,6mm,seja que carro for,e isto sem que ultrapasse a cilindrada da classe.Por ex se tivermos um carro de origem 1298cc não pode concerteza aumentar o cilindro em mais 0,6mm,ja estaria fora dos 1300cc da classe.

Para o 127,a classe mais valida é a nova Taça 1050cc

Se for mesmo para o Campeonato,como diz o Pinto,o melhor é mesmo um X1/9 bem vitaminado.

2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Engenharia2
« Responder #52 em: 13 de Dezembro, 2008, 16:26:20 »
Para desenhar a peça em cad-cam tem de ser no programa da propria maquina.Eles são todos muito parecidos e os comandos os mesmos,mas o unico que conheço bem é o da Fagor.

Se a ideia do correia é o Campeonato 1300(já não é taça a uns anos),então o melhor é mesmo escolher outro carro.Por regulamento não se pode rectificar os cilindros mais que 0,6mm,seja que carro for,e isto sem que ultrapasse a cilindrada da classe.Por ex se tivermos um carro de origem 1298cc não pode concerteza aumentar o cilindro em mais 0,6mm,ja estaria fora dos 1300cc da classe.

Para o 127,a classe mais valida é a nova Taça 1050cc

Se for mesmo para o Campeonato,como diz o Pinto,o melhor é mesmo um X1/9 bem vitaminado.
Se se chamam campeonatos ou taças é irrelevante... competição pronto  (lol)

Sem dúvida que o X1/9, pela sua estrutura, motor central, etc... é o que aparenta mais potencial!
Numa classe até 1050, claro que será o A112; e depois toda a armada de Coopers.

Stilo Abarth

Punto GT3

correia88

• Piccolo

• *
  • 32
Engenharia2
« Responder #53 em: 13 de Dezembro, 2008, 19:39:23 »
nao nao a ideia nao seri bem essa...! é msm apenas e so pelo gosto de ir numa estrada fosse ela qual fosse, e olhar pa um dakeles gajos que têm a mania que sao aceleras, e um gajo mandar 2 abaixo e pum!

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Engenharia2
« Responder #54 em: 13 de Dezembro, 2008, 20:10:47 »
lol... era muita fruta...  
« Última modificação: 13 de Dezembro, 2008, 20:12:23 por PeteCunha »

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Engenharia2
« Responder #55 em: 14 de Dezembro, 2008, 02:38:15 »
nao nao a ideia nao seri bem essa...! é msm apenas e so pelo gosto de ir numa estrada fosse ela qual fosse, e olhar pa um dakeles gajos que têm a mania que sao aceleras, e um gajo mandar 2 abaixo e pum!
Y10 turbo companheiro, Y10 turbo é o caminho... :d_lookr:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Engenharia2
« Responder #56 em: 14 de Dezembro, 2008, 02:43:57 »
Y10 turbo companheiro, Y10 turbo é o caminho... :d_lookr:
Pedro, sendo turbo comprimido não será aceite em competição.
Salvo erro terá que ser homologado com multiplicação por 1,7; logo um 1050cc Turbo seria um 1785cc; teria que participar numa classe até 2000 ou 1800 se existisse.

Repara que isso dos turbos era uma mina, com os Uno Turbo Mk1, 1301 em Portugal, mas 1299cc em muitos países.
De 2010 para a frente, a Taça 1300 "acabava" e tornarse-ia num "troféu Uno Turbo".

Stilo Abarth

Punto GT3

correia88

• Piccolo

• *
  • 32
Engenharia2
« Responder #57 em: 14 de Dezembro, 2008, 13:28:55 »
bem mas turbos e tal......!LOL! é um outro axunto bem mais copmplexo...! eheehh! ñ é tao facil fazer melhor sem comprimir ar, logo é mt mais mt msm sem os colocar....! :yeah:  

tozepingas

• Encartado

• *
  • 120
Engenharia2
« Responder #58 em: 14 de Dezembro, 2008, 20:43:29 »
Já a muito tempo que não passava por estes lados e heis que me deparo com uma discussão interessante.

Primeiro que tudo os meus parabéns a quem a iniciou, como recompensa por isso vou dar nas orelhas ao Sr eng correia88. :d_grin:

Ora a bem de quem lê as palavras que escreves, tenta não escrever blocos compactos de texto, pontuação e parágrafos são para serem usados. (Vê por exemplo um post qualquer do luke )

Torna-se mais leve, mais agradável e dá azo a um melhor entendimento a nível geral.
(diga-se de passagem que nos dias que correm posts com conteúdo, escritos em português correcto e com boa formatação são difíceis de encontrar).

Agora a parte onde há algo que não me parece estar muito correcto é:
(podes culpar o fiat 126 mas, tu não só confirmaste como "arranhaste ainda mais a pintura" :d_evil: )

Ora no cimo da pagina 3:

fiat 126:
para ser mais preciso...o peso é calculado a partir do volume de água deslocado pelo objecto emersso, que depois é multiplicado pela densidade dessa água e obtem-se o peso.....

correia88:
claro eu sei que sim, mas de uma forma experimental, quanto maior volume de agua deslocado maior a sua densidade, logo maior a sua massa e consequentemente o seu peso num mesmo local...! assim claro está que em principio com umas marcas de giz, lapiz num recipiente se poderia ver isso!

Não eu não estudo no tecnico, estudo no UM, Universidade do Minho.

Queres corrigir isso?

Cumps
PS:continua correia88 :tasla:  

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Engenharia2
« Responder #59 em: 14 de Dezembro, 2008, 22:07:11 »
Pedro, sendo turbo comprimido não será aceite em competição.

Ali o correia88 falou em "ir numa estrada e espetar-lhe 2 abaixo.." daí o comentário.. baixa cilindrada + turbo = toy :d_evil:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182