E mesmo dos que viveram no Estado Novo, nem todos sofreram as agruras da PIDE e nem todos sofreram a fome que se passou no interior do país. Eu sou do litoral, e os relatos de quem viveu o Estado Novo no litoral sao diferentes de quem o viveu na Beira Interior ou em Trás-Os-Montes... Além disso, existia uma coisa chamada Propaganda, que moldava a imagem dos ditadores e muito daquilo que se diz e dizia de Salazar nao passam de mitos lançados pela máquina da Propaganda Salazarista... Infelizmente ainda há muito boa gente que acredita nesses mitos...
Grande exemplo! Nem me estava a lembrar disso! Mas esse é flagrante!!Bem visto!
Olha lá, o que é que tu sabes do Estado novo?Aqui, há pouco tempo, no tema emprego apareceram aqui uns jovens a falarem do que não sabem.
Quem manda nos cursos é o Socrates e a sua querida Lurdinhas.
É tudo uma questao de mentalidade e brio... lá estou eu a bater no ceguinho... desculpem-me, mas é a minha opiniao... O Sócrates é igual a todos nós: é Português. O Sócrates faz aquilo que todos fazemos no dia-a-dia, mas com as implicaçoes de alguém com poder... Enquanto o Tuga nao mudar de mentalidade os politicos nao deixarao de ser Chicos-Espertos à boa maneira portuguesa... O Português é Chico-Esperto:rouba sinal da TV Cabo;vive de subsidios para nao trabalhar;compra bilhetes para a bancada lateral e depois salta para a central;suborna o examinador do teste de conduçao para passar porque, segundo o Tuga, e passo a citar: "NINGUÉM passa sem subornar " (é incrivel, mas a verdade é que já varias pessoas me disseram, com todo o descaramento, que subornaram porque tem de ser, senao nao se passa no exame... é preciso ter lata! Estudem e verao que passam!);nao estudam e depois copiam nos exames;se um aluno bater no professor é um herói, mas se o professor aplicar um castigo ao aluno, despede-se o professor por queixas dos pais;chumbam nos exames mas nao há problema porque o papá paga-lhes o curso numa privada;os bons profissionais nao arranjam emprego mas quem tiver uma cunha arranja e toda a gente acha isto normal!etc, etc, etc...O Português é assim! E assim sao os nossos politicos... Queremos mudanças? Comecemos por incutir aos nossos filhos que sem trabalho nao se consegue nada na vida. E mais, tem de haver brio! Porque se um padeiro nao tem brio, os outros comem m*rd*, se um trolha nao tem brio, caiem-nos os tectos em cima, se um médico nao tem brio morremos todos por uma unha encravada, se o politicos nao tem brio, fica o país no estado em que está... num país pequeno e com pouca capacidade de produçao em massa, a soluçao passa por apostar em produtos de qualidade para ganhar lugar num mercado global e cheio de produtos massificados, mas, em vez disso, o português continua a apostar no produto rasca e a baixo preço - a técnica do cigano! sempre a tentar enganar o proximo...E votem! Sim! Votar é importante! Porque se votar nao fosse importante o Capitao Salgueiro Maia e outros nao tinham arriscado a vida no 25 de Abril. Arriscaram a vida para que eu possa ter a liberdade de escrever estas linhas e para que todos nós possamos decidir os nossos destinos. Se há pessoas que respeito neste país, essas pessoas sao os militares... tenho militares na familia... como muitos de vós terao também... Vamos honrar a imagem daqueles que arriscaram tudo pelos nossos interesses... O 25 de Abril nao foi uma perda de tempo, foi sim a oportunidade de REPARTIR o poder! Porque o poder nao pode estar nas maos de meia duzia!E o problema é esse! O problema é que o poder continua nas maos de meia duzia e o Sócrates é mandatário dessa minoria!Por isso votem! Mas votem nas minorias! Votem num partido pequeno! Porque enquanto os caes grandes lutam pelo poder caiem sempre umas migalhas para os pobres! E enquanto eles tiverem que se degladiar, sempre irao aprovando umas leis que nos beneficiem a todos para conquistarem o nosso voto... Maiorias? Maiorias absolutas? Nao, obrigado.E por falar em Espanha, vós sabeis bem que a Espanha ingressou na antiga CEE no mesmo momento que Portugal. E sabeis também que a Espanha recebeu os mesmos subsidios, em proporçao, que Portugal. Sendo assim, como é que explicam que passados quase 25 anos a Espanha seja o 8º país mais rico do mundo e Portugal continua no penico?Para mim a explicaçao é simples: somos Portugueses! É a mentalidade que tem de mudar...E nao digo mais nada, porque as regras do forum proibem expressamente a discussao politica... e com razao... e se algum dos moderadores ler isto, levo logo com a marreta...Um bem haja a todos!
Não estou a censurar nada; estou a dizer é que os chamados saudosistas de Salazar nunca tiveram de passar o que ele obrigou a que população passasse....era ditador da Pátria e do Império Ultramarino, usando a força humana para bala de canhão sem pena.
Hélder, os Espanhóis devem muito a nós sabias?Quando as coisas se estavam a compor por cá fez-se o 25 de Abril em cima do joelho e os Espanhóis 6 meses depois de verem o que se estava a passar cá fizeram o que era acertado:chamaram o Rei... eleições... democracia... 30 anos passados depois no top ten mundial.Cá, dizem que somos uma democracia, mas está tudo na mesma... quem manda são os "mesmos"... cada vez mais!Dizem é que podemos votar... de resto Uma diferença: hoje o povo está esganado com impostos.Antes numa família bastava o homem trabalhar para manter a casa; hoje nem os 2 e sem filhos Depois tens os Comendadores Amorins que andavam a vender rolhas de bicicleta, ou o Jerónimo Martins que entregava compras de mercearia em casa, que construíram impérios à custa da exploração!Aproveitaram que era "democrático" pagar o ordenado minímo, a pessoas que antes cavavam os campos...Agora dá mais mama o petróleo e a bolsa e fecham tudo, cag*ndo nas pessoas!Democracia o c......