0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Não é fácil acompanhar o ritmo desse bólide... bem longe disso... salvo erro foi na autohoje que tinham um teste em que diziam q dos 80-120 era tão rapido como um 335i...
Sinceramente acho maior a diferença entre os dois no comportamento, do que nas performances.O Abarth anda mais sem duvida, mas é no comportamento que não dá hipotese.É mesmo impressionante a forma como se agarra ao asfalto. Consegue-se curvar com uma facilidade a alta velocidade que espanta mesmo. Já fiz alguns trajectos que conheço bem e a diferença é realmente grande.
... salvo erro foi na autohoje que tinham um teste em que diziam q dos 80-120 era tão rapido como um 335i...
Tenho apanhado uns vags fumarolas todos repro, com escapes malucos que entre a nuvem de fumo e barulho que fazem nem dá bem para ver que modelo são, (quem mais?) pela frente, e ficam cheios de pica. Mas parece me sempre que são um pouco ignorantes, e que não conhecem um Abarth... Ficam sempre surprendidos por levarem na pá de um Fiat Punto!!!!No entanto digo que alguns deles andam bem! Pena o fumo e o trabalhar "desajeitado" que não disfarçam a proveniência diesel.Alguns deles, não duvido que tivessem tanto ou mais potência que o Abarth SS, mas o rendimento que se tira dos carros é bem diferente. Ainda nenhum conseguiu dar grande réplica. Invariavelmente ficam para trás. A diferença è grande. Facilmente se perdem no retrovisor
Esta filmagem foi no regresso para casa! Condução relaxada de final do dia...http://www.youtube.com/watch?v=gSIA-0tfjjs
Agora falta cuspir foo como este Uno:http://www.youtube.com/watch?v=6cR6DKtIhZ4&feature=related
Punto Abarth escape G-Tech:http://www.youtube.com/watch?v=N2VQ3hmNHG4
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida. De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
PERIGO - animal venenoso !!!! Todos nós os casados, os comprometidos, os namorados, os solteiros, os gays, os que gostam de animais, etc. já tivemos uma súbita paixão à primeira vista, seja pela professora de fitness, pela vizinha do andar de cima, pela professora de Economia, a menina do café, etc.Pois bem é disso que vou falar aqui. Ontem fui picado por um escorpião que me deixou completamente enamorado, ainda que isto não vá dar em casamento (não pode já sou casado ). Refiro-me ao fantástico GPunto Abarth Esseesse.O melhor pequeno desportivo em que andei, é um carro absolutamente escaldante, comparavel a sexo puro e duro. Deixo aqui uma passagem que escrevi noutro tópico:O essesse realmente corrompe qualquer intenção de fazer uma condução pacata.Adorei o carro, provavelmente o melhor hatch em que cravei as unhas.Totalmente virado para a condução um autêntico anti-stress e fácil, muito fácil de conduzir depressa.Um excelente exemplo de que não é preciso ser rwd para se ter excelentes momentos ao volante, não é necessário fazer muitas rpms para se ter emoção, não é preciso ser honda para ser street racing, não é preciso ser Ibiza para bufar, enfim....A experiência mais parecida com conduzir uma panela de pressão que já tive e simultâneamente a experiência de condução (e à pendura) mais parecida com um carro de rallies.Numa das alturas em que ia como navegador, entre dois vómitos, esqueci-me de ditar as notas e o Sebastien JGTB quase que queria que o escorpião desse uma picadela a um street-racing num honda que veio de um cruzamento pela esquerda e nem parou.Graaaande Abarth, até os pelinhos do cu batiam palmas Esqueçam tudo o que já conduziram e ponham as mãos num carro destes
Eu se não tivesse andado no carro e viesse ler este tópico, talvez ficasse com a sensação que estavam a exagerar...Mas tendo eu no dia a dia um CZT de 150cv que em algumas prestações se aproxima do esseesse, só posso dizer uma coisa....NÃO TM NADA A VER!O punto é superior em tudo, e então a curvar não dá hipóteses. É que um carro para dar gozo e pica não é preciso andar só depressa, é um conjunto de pequenos pormenores que trazem essa alegria, e o Punto tem-nos! Num hipotético arranque de um Punto e o CZT lado a lado, o CZT pouco iria perder, mas o condutor do CZT vai com um sorriso médio nos lábios e o condutor do punto vai com um sorriso rasgado de orelha a orelha! Tenho de admitir que é um verdadeiro brinquedo!
Ora bem...eu tinha ali um tópico preparado sobre esta história...mas, e porque realmente aconteceu assim quase de seguida, iria comparar com o incomparável e endeusado argolas do AHO S3...Eu preferi o Essesse ontem do que o S3 a milhas -> era este o raça do titulo pahhhÉ como o V7 disse...entranha-se como deve ser uma paixão...é algo que se sente, que é a 1ª vista -> neste caso à 1ª aceleradela A frase que sempre me ocorreu e iria colocar aqui era:"Carros não se medem pelos números". Vale a pena experimentar...sentir...isto para quem não os vê como meios de transporte
Compreendo que para alguns seja dificil aceitar que um simples Punto dê muito mais emoção que carros mais caros, mas a verdade é que dá!O prazer de condução não se mede em número, sejam tempos ou monetários.Independentemente dos valores que o carro apresenta para as acelerações e recuperações, o que mais se destaca é a forma como tudo é transmitido.Neste carro, sente-se que vamos depressa, que estamos a puxar, muito por culpa das informações que vêm do alcatrão e do escape.Qualquer passageiro sente a mecânica do carro. Aquelas reduções... É um carro que incita a desrespeitar os limites e a andar sempre ao ataque. É completamente viciante!Quanto ao resto, tem um motor com um fôlego enorme e um chassis que permitem velocidades de passagem em curva inesperadas. Depois, é dotado de uma precisão assinalável.Aquilo que queremos fazer, ele faz!Fantástico!
O mini que eu conduzi foi o Cooper S cabrio da 1ª serie com compressor (em vez de turbo) e 170 cv.O mini também é um carro fantástico, mas este pareceu-me mais radical e mais parecido com um carro de rallies.A direcção, provavelmente o ponto menos conseguido deste carro e excelente no mini é um ponto em que o mini ganha e isso tem consequências no controlo do carro. No entanto este também é muito fácil de conduzir muito depressa, a cx é muito boa, rapidíssima, as 4 primeiras mudanças esgotam-se num ápice, já as 5ª e 6ª não impressionam tanto (mas eu convivo regularmente com um carro ligeiramente mais potente e com mais velocidade de ponta). A suspensão e pneus são soberbos e o motor, bem o motor é uma bestinha a mim até com rateres me brindou. Em definitivo o carro não é normal !! Com ele a Fiat e a Abarth re-entrou no segmento dos hot-hatches sem bater à porta ........ arrebentou com a porta toda e impôs-se à força. Um CTR destes novos é um menino ao pé deste.Meus amigos este carro deixa marcas e profundas, cuidado
Eu sempre fui educado a ter muito respeito pela relojoaria italiana, e ontem foi mais uma prova disso.Além disso, tivemos a oportunidade, de o "comparar" c um S3 q é tbem brilhante de outra maneira.O SS é provavelmente um dos poucos carros disponiveis hje, que transmitem sensações, e n números.Embora se fosse comprador, optasse pelo S3, fiquei extremamente impressionado pelo SS.Digamos q numa analogia muito própria, o SS é aquela mulher pela qual deixavam a esposa, filhos, labrador, assaltavam o banco, faziam o desfalque na empresa e vendiam o carro só para estar c ela embora tivessem a profunda certeza q aquilo era deliciosamente errado , enquanto o S3 é uma senhora de corpo voluptuoso e aparência igualmente de babar mas que lê Satre e fala francês, e que sabemos q será uma relação fácil.Já agora, acreditem q quando há muitas opiniões semelhantes devemos por a hipotese de q são verdadeiras.O Cobra também é já um user, q têm um grande background de utilização de vários carros, como tal acho que para ele falar como fala do carro só pode ser fantabuloso..