Eu também sou do tempo de tirar a licença de condução de velocípedes. O meu exame práctico foi fazer dois "8" e virar à esquerda fazendo o respectivo sinal com o braço. Sobre código tive que saber ou seis ou oito sinais de transito.Tenho licença e a minha bicicleta tem matrícula. Se isto ainda está em vigor, não sei, eu continuo a usar.Uma curiosidade; Há alguns anos atrás, numa aldeia, junto a Braga, vinha no regresso do meu passeio ciclístico diário e fui mandado parar pela GNR. O guarda convencido que eu não tinha documentos, disse: "E agora os documentos?" Se vissem a cara dele quando eu apresentei tudo em ordem. Ele disse-me que eu era, em 15 ciclistas que tinham mandado para, o único que estava legal. Deu-me os parabens e desejou-me um bom resto de viagem. Claro que fiquei todo contente e ainda me ri mais porque o tal resto de viagem eram apenas 150 metros.Discordo da lei. Numa altura em que se restringe tudo aos automobilistas com a falsa razão da segurança, facilita-se a insegurança em duas rodas que já de si é área de grnade sinistralidade. Eu sou o primeiro a dizer que não me considero apto, mesmo passando o tal exame.
...Discordo da lei. Numa altura em que se restringe tudo aos automobilistas com a falsa razão da segurança, facilita-se a insegurança em duas rodas que já de si é área de grnade sinistralidade. Eu sou o primeiro a dizer que não me considero apto, mesmo passando o tal exame.
E antes até, a carta de velocípedes dava para as chamadas motorizadas até 50cc.E chegou a haver dessas a darem 140 Km/h.Mas 100, davam quase todas Famel Zundapp, SIS Sachs, etc... e durate muitos anos em Portugal morriam 10 vezes mais pessoas de motorizada do que de carro.Hoje estão quase extintas.
As multas ás bicicletes são completamente toleradas.Mesmo que se metam numa AE, mandam sair e prontos.É como a multa de atravessar fora da passadeira, que ninguém aplica, pois salvo erro é de 2$50 Eh Eh... agora se calhar é de 1 ou 2 cêntimos.Para quem não sabe, também pode ser multado por urinar na via pública. Já defecar é permitido... ou melhor, não está escrito que seja proíbido.
Conhecem alguém que tenha sido multado por atravessar fora da passadeira?
Se esta multa fosse aplicada algumas vezes só se fazia bem.Há algum tempo atrás apareceu nas notícias uma história de um chui que multava tudo, também multou alguém por atravessar fora da passadeira.Já a minha avó contava que uma das filhas foi "escolhida" para levar com essa multa, tal a raridade. Foram 2$50, há décadas atrás.
Atravessar na passadeira sem acautelar as condições de segurança é uma infracção leve, já que os peões não podem cometer infracções graves ou muito graves (sancionadas com inibição de conduzir além da coima). O valor da multa varia entre os dez e os 50 euros e é igual ao previsto para atravessar fora da passadeira e inferior ao que é devido por passar com sinal vermelho (entre os cinco e os 25 euros). Mais grave é criar embaraços ao trânsito (de 60 a 300 euros).
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de conduçãoválida para a categoria B que cumpram uma dasseguintes condições:a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;b) Sejam titulares de habilitação legal válida para acondução de ciclomotores.10 — Os titulares de carta de condução válida para acondução de veículos da categoria B que tenham idadeinferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitaçãolegal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativaa instrução adicional em escola de condução.
Ajudem-me porque não percebi bem o decreto.Só tenho carta de condução b.Faço 25 dia 18 deste mes.Pelo que percebi tenho de fazer o exame pratico de condução para conduzir mota até 125cc?Se alguem estiver por dentro deste assunto elucide-me sffv.Abraço
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de conduçãoválida para a categoria B que cumpram uma dasseguintes condições:a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;b) Sejam titulares de habilitação legal válida para acondução de ciclomotores.10 — Os titulares de carta de condução válida para acondução de veículos da categoria B que tenham idadeinferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitaçãolegal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativaa instrução adicional em escola de condução
Portanto se fazes anos 25 anos no próximo dia 18 e já tens carta b, estas na primeira situação e podes conduzir motociclos até 125cc e 11kW.
Faço 25 anos dia 18 de Agosto 2009 (esta quase ), mas não tenho carta de motociclo, só B.Então se percebi bem posso conduzir mota (até 125cc) sem nunca ter tido nem conduzido motas muitas vezes na minha vida. sem ter de fazer exame pratico?Isso é tipo suicidio lol
yep! Podes conduzir!