Autor Tópico: Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc  (Lida 39698 vezes)

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Re:Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc
« Responder #45 em: 13 de Agosto, 2009, 22:39:54 »
Ainda me faltam 4 anos para conduzir uma mota 125cc sem ir a exame, mas de qualquer forma acho que não vou arriscar. Estive estes dias a ver o meu pai a cuidar das suas reliquias e faz-me extrema confusão velocidades com o pé e embriagem na mão.
Acho que me vou ficar pelos 1108cc por enquanto  :mellow:

Podes sempre optar por uma scooter!  :ph34r:
small sports car...

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc
« Responder #46 em: 13 de Agosto, 2009, 22:48:39 »
Condutores de ligeiros já podem andar de mota

13:32 13-08-2009

Entra amanhã, dia 14 de Agosto, em vigor a Lei que transpõe a Directiva Comunitária que permite a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125cm3, e de potência máxima até 11Kw.

Esta situação aplica-se a todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Nas outras situações haverá lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução.

Esta medida, prevista numa Directiva Comunitária, já foi introduzida em países como Espanha, França, Itália e Alemanha entre outros. Esta alteração irá ter um forte impacto ao nível da melhoria da mobilidade, sobretudo em circuitos urbanos, onde haverá vantagens ao nível da redução de emissões, consequente redução de consumo de combustíveis e maior fluidez do tráfego.

Esta Proposta Legislativa, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, acabou por ser aprovada, na Assembleia da República, com os votos favoráveis de todos os Partidos, o que é de salientar.

Fonte: ACAP, por Eurico Botas

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #47 em: 13 de Agosto, 2009, 22:50:15 »
Eu vi! É só para ficar em arquivo.

orlando jose ribeiro

• Giannini

• *
  • 335

Masculino
« Responder #48 em: 13 de Agosto, 2009, 23:20:52 »

Atenção ao pormenor!

Urinar na via pública,dá multa de 50€ e "apreensão do material".

Portanto cuidado!

Cumprimentos.
Orlando José Ribeiro

HF OJR

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #49 em: 14 de Agosto, 2009, 00:05:36 »
Podes sempre optar por uma scooter!  :ph34r:

Sempre seria mais fácil. É acelerar e travar e sempre é mais parecido com uma bicicleta. A ver se aos 25 anos vou enlouquecer e comprar uma  :mellow: (mas desconfio...). Faz jeito para quem mora perto do trabalho e anda ás aranhas para estacionar o carro.

Uma scooter eléctrica com elevada autonomia é que era.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #50 em: 25 de Agosto, 2009, 23:13:52 »
Como portugueses temos orgulho de termos coisas (positivas) em que somos pioneiros e muito melhores que o resto da Europa e em alguns casos do mundo, mas nas motos estavamos e ainda estamos na "idade da pedra" pelo que esta lei vem permitir que nos coloquemos em pé de igualdade para com os restantes europeus. Peca por ser tarde.

Claro que há coisas que me metem medo, eu tendo carta AP e já ter conduzido uma utilitária de 500cc e uma Naked desportiva de 750cc vejo que podem existir perigos em guiar um veiculo deste genero caso nao haja mentalidade, maturidade e capacidade para os guiar. O mesmo se aplica numa pequena 125cc, onde as pessoas não vão ser obrigadas a ter aulas praticas a guiar uma CB500 ou GS500 (tipicamente motos usadas pelas escolas) onde poderão sentir o peso, as dificuldades etc de uma moto, mas que lhes vai dar uma sensibilidade maior para as mesmas mais tarde.

A lei foi pensado (julgo eu) para pequenas motos utilitárias e scooters onde velocidade é palavra desconhecida, mas há muitas motos no mercado em que se podem fazer algumas "manobras" para contornar a coisa, ou seja podemos comprar motos restringidas no motor e a grande maioria deles não vem de origem restringida, isso era comum há uns anos atrás quando compravamos por exemplo a CBR 600F (tem 100 cavalos ou algo assim) que vinha restringida mas na realidade era apenas no papel pois na roda estavam lá os cavalos todos, o que em mãos com pouca experiencia e conhecimento são claramente potencializadoras de acidentes e mortes. Esperemos que não.

Em termos gerais julgo que a lei é bastante positiva, basta pensarmos que podemos comprar por exemplo uma moto da Keeway com 125 cc que gasta 3litros aos 100km e faz manutenções de 50 euros a cada 5000km, com a vantagem de poder-se esgueirar pelo transito congestionado das cidades e facilidade de estacionamento.

Agora o que falta é aprovar a lei que permite que os veiculos de duas rodas possam estacionar em passeios desde que não impeçam a passagem das pessoas, lei que também existe noutros paises.
« Última modificação: 25 de Agosto, 2009, 23:53:47 por ricardocunha »
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #51 em: 26 de Agosto, 2009, 00:27:43 »
Ainda me faltam 4 anos para conduzir uma mota 125cc sem ir a exame, mas de qualquer forma acho que não vou arriscar. Estive estes dias a ver o meu pai a cuidar das suas reliquias e faz-me extrema confusão velocidades com o pé e embraiagem na mão.
Acho que me vou ficar pelos 1108cc por enquanto  :mellow:

é a minha opinião, aceitam ou não, gostem ou não. Mas eu tirei a carta Ap aos 21, 3 anos depois da carta de carro. Na altura pensei "ah e tal uma 50cc para começar a aprender e depois quando tiver mais pratica tiro a carta pesada", então foi ver as motos que havia no mercado e na altura reparei que as motos de 50cc baratas possuem menos conforto, capacidade de travagem, etc que uma moto "a sério" e aquelas que tinham bom equipamento eram bastante dispendiosas, cheguei a ver Aprilias a 3000€ com 50cc e outras mais caras até de outras marcas, é muito caro para uma motinha.
Entao decidi tirar logo a AP com zero de experiencia a guiar fosse que moto fosse pela razao de que por 3000€ podia comprar uma moto com mais motor, mais performance, melhores travoes, mais conforto, que dava para usar no dia a dia mas também para fazer viagens, que era confortavel mesmo com duas pessoas etc e foi o que fiz e aconselho todos a irem por esse caminho em vez de andarem a tirar a Al e depois passar para a AP ou esperar até aos 25 anos para poder guiar as 125cc.
A nivel de consumo uma utilitária da Kawasaki faz uma média de 4.5 - 6 litros (e isto a rodar a 150-180kmh) e uma 50cc a dar-lhe 100-110kmh faz uns 3-5 litros, por isso julgo que compensa comprar uma utilitaria com 500 a 600 cc, pois pode gastar um bocadinho mais mais também é mil vezes mais maquina.

Quando a ser complicado, acredita que não é, achei mais fácil mexer numa moto do que no carro e olha que começei a guiar carros com 16 anos!
Na moto é muito simples, se estás habituado a jogar algum jogo de consolas vais achar muito parecido o facto de usares os dedos todos das maos para travar/usar embraiagem tal como os usas no comando da PS3 ou da Xbox. A lógica acaba por ser simples: o lado direito do teu corpo ou seja Braço e perna direita vai travar e acelerar, o lado esquerdo vai meter mudanças. Um pouco de treino e chegas logo lá.
Mas quando começares a andar de moto..... sentires o vento no corpo, a sensação de liberdade, vais conseguir visualizar coisas que de carro seriam impossíveis, epa a cena de fazeres um caminho em 5 minutos em vez de 15 min.... vais ver o mundo de maneira completamente diferente e para saberes se ficaste apanhado pelas motos é simples: quando começares a dizer "epa da-me pica e gozo andar de moto á chuva" entao ai sim, estas convertida ás duas rodas.

Na moto eu digo sempre que ela me da algo muito importante que um carro nao me pode dar, alias até tira por norma, que é TEMPO. deixas de falar em kms, tipo de minha casa até ao trabalho sao 10km de casa à escola sao 5km etc e passas a falar em sao 10 min do Porto a Aveiro... ou sao 40min de Aveiro a Lisboa... até a praia em dia de transito congestionado sao 10min....

Perigo: epa nao tanto como o carro (falo por mim apenas), mas tens de ter mais 1000000000 de atenção aos cromos dos enlatados que têm estranhas tendencias tais como quererem ultrapassar quando tu os vais ja a ultrapassar, meterem-se à estrada num cruzamento quando te veêm a aproximar, apertarem-te nas estradas para evitar que os conseguias passar, nos engarrafamentos enconstarem-se de proposito para nao te deixarem passar entre outras coisas. Nos anos em que andei de moto nunca tive problemas por a moto fugir ou nao conseguir fazer uma curva etc, mas tive muitos problemas provocados pelos enlatados e é com esses que deves ter cuidado e só com esses. Ah e também com os artistas que andam por ai com motos estilo motoratos e os crominhos que andam a sacar cavalinhos (mas que andar de moto a sério não sabem como se faz). Para mais informações sobre motos consulta o forum da Motoline, talvéz seja o melhor a nivel nacional sobre motos.

Sabes que na moto tens mais segurança activa do que qualquer carro que exista, mas para isso é preciso saber guiar a moto como deve ser, conheço malta que caiu porque nao teve maozinhas para fazer manobras rapidas por um carro nao parar num stop por exemplo, ou outros que bateram porque travaram a fundo com o travao de tras, derrapando e caindo de seguida.
A diferença está aqui apesar de as pessoas nao perceber: o carro é feito para bater em caso de acidente ou seja, para se partir todo, abrir airbagas por todo o lado (chamada segurança passiva por assim dizer). A moto é feita para se desviar das coisas (A chamada segurança activa, mas para isso é preciso saber domar a moto).

EduardoASG

• Piccolo

• *
  • 60

Masculino
« Responder #52 em: 03 de Setembro, 2009, 00:38:31 »
Muito bom post..

Eu também não acho que guiar a mota seja o problema.. desde que seja feito com cuidado cabeça e muita muita precaução..

O problema está na falta de informação.

Com velovidades superiores às normais de uma bicicleta, já é necessário fazer countersteering para curvar bem etc.. e aposto que muitos dos novos 'motards' desconhecem o facto. Informação sobre o comportamente dinâmico, precauções a ter/ normas de segurança, riscos e condução defensiva deveria ter acompanhado com profusão a lei.. nomeadamente nos diversos media, e não foi.. ou seja vai haver uma % muito grande de pessoas desinformadas.

Vamos é cruzar os dedos e fazer 'figas' para que tudo corra bem. :)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #53 em: 03 de Setembro, 2009, 11:54:38 »
Conduzir uma moto com chuva e gostar é estar convertido?? Malucos!!
Eu tenho um guarda chuva na porta do carro e mesmo assim já fico chateado quando apanho chuva para sair do carro, quando fará para andar á chuva e logo de mota. (mas ás vezes gosto de conduzir o carro com chuva  :mellow: )
Acredito que tenha as suas vantagens, principalmente a nivel de trânsito e de estacionamento, que penso que tenha sido a principal razão para este decreto de lei (tardio em Portugal). A sensação de conduzir "ao vento" também deve ser boa, mas mesmo assim...vendo o que vejo nos acidentes de mota, prefiro ficar quietinho e deixá-los passar. Até porque nem de bicicleta eu era bom para me desviar de obstáculos e andei uns bons anos, quanto fará numa mota.

Quanto á formação, deveria ser obrigatório pelo menos meia duzia de horas de formação numa escola. Ainda hoje vi uma rapariga numa 125cc que ia a ~70km/h atrás de um carro que se o carro travasse de repente aposto que a mota ficava e ela ia parar á frente do carro. Para além de ir a meio do carro (não se podia desviar para lado nenhum) ia praticamente colada a ele. Espero que não existam desastres, mas desta forma...

Ah, continuem a comprar motas porque assim os lugares para os carros ficam mais vagos  :lol:
« Última modificação: 03 de Setembro, 2009, 12:05:34 por CarlosLucas »

User N.º 3792

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #54 em: 03 de Setembro, 2009, 21:25:49 »
Conduzir uma moto com chuva e gostar é estar convertido?? Malucos!!
Eu tenho um guarda chuva na porta do carro e mesmo assim já fico chateado quando apanho chuva para sair do carro, quando fará para andar á chuva e logo de mota. (mas ás vezes gosto de conduzir o carro com chuva  :mellow: )
Acredito que tenha as suas vantagens, principalmente a nivel de trânsito e de estacionamento, que penso que tenha sido a principal razão para este decreto de lei (tardio em Portugal). A sensação de conduzir "ao vento" também deve ser boa, mas mesmo assim...vendo o que vejo nos acidentes de mota, prefiro ficar quietinho e deixá-los passar. Até porque nem de bicicleta eu era bom para me desviar de obstáculos e andei uns bons anos, quanto fará numa mota.

Quanto á formação, deveria ser obrigatório pelo menos meia duzia de horas de formação numa escola. Ainda hoje vi uma rapariga numa 125cc que ia a ~70km/h atrás de um carro que se o carro travasse de repente aposto que a mota ficava e ela ia parar á frente do carro. Para além de ir a meio do carro (não se podia desviar para lado nenhum) ia praticamente colada a ele. Espero que não existam desastres, mas desta forma...

Ah, continuem a comprar motas porque assim os lugares para os carros ficam mais vagos  :lol:

Epa ha malta que também vai esquiar com 2 e 3 graus negativos :)

Temos equipamento para tudo hoje em dia, o que nao falta é vestuário leve e confortável impermeavel, por isso é pacifico. Se conhecerem alguem que ande de bicicleta a sério perguntem-lhe se corte andar de bike á chuva (excluam os da velocidade, esses odeiam porque nao têm pneu para poder circular em segurança com a chuva)... vao ficar supreendidos com as respostas :) O que a malta das BTT corte mais é lama nas bikes, andarem cheios de lama, pq conseguem obter o maximo de gozo daquilo que estao a fazer por puro prazer, nas motos é o mesmo, nao é mt pratico andar á chuva, mas que é mt bom lá isso é :)

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #55 em: 11 de Setembro, 2009, 15:25:53 »
ja que falam no assunto das cartas de mota..

por exemplo se eu tivesse a carta de 125cc..e tiver mais de 21 anos e quiser a carta para as outras cilindradas? tenho que fazer algum exame??

acerca do assunto de andar a chuva com a bike..é uma coisa espetacular...eu adoro andar de bike, percorrer caminhos sem fim...é muito bom.  é um grande desporto

cumprimentos
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #56 em: 11 de Setembro, 2009, 15:43:54 »
Este Decreto-Lei vai dar que falar.
Um amigo do meu pai tem a carta até 50cc (ciclomotores, que é um dos requisitos) há mais de 10 anos e a DRTT diz que ainda não sabe de nada. Na escola de condução da zona disseram que pode.
Alguém sabe se é necessário fazer algum tipo de renovação da carta?

User N.º 3792

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #57 em: 14 de Setembro, 2009, 12:53:44 »
peguei numa acelera este fim de semana... andei 50 metros... parei, devolvi :)

não é coisa para mim :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #58 em: 14 de Setembro, 2009, 15:41:29 »
peguei numa acelera este fim de semana... andei 50 metros... parei, devolvi :)

não é coisa para mim :)

Também olha que raio de coisa foste pegar, um aspirador; experimenta algo com potência e não vais querer outra coisa; só não gosta de motas quem nunca experimentou andar numa!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

EduardoASG

• Piccolo

• *
  • 60

Masculino
« Responder #59 em: 14 de Setembro, 2009, 22:41:33 »
As aceleras/vespas são boas para quem se quer iniciar no mundo das motas sem grandes confusões..

Aquilo não precisa de pontos de embraiagem, não tem mudanças, e parece uma bicicleta a travar etc..

Para além disso os pés vão 'quentinhos' tudo direitinho ou quase.. o que torna fácil a coisa.

Já agora porque é que não gostaste? Ias batendo.. ficaste com receio ao te sentires desprotegido sem a 'lata' normal dos carros? :) Estou curioso.

É que o prazer de andar ao vento na minha chopper, sentir os cheiros, sem necessidade de cinto de segurança, o rugir da moto, o calor do motor junto às pernas, é tudo vida, e tem um gosto muito especial hehe

Umas pics para motivar o pessoal a arranjar uma mota de geito eheh..

« Última modificação: 14 de Setembro, 2009, 22:47:05 por EduardoASG »