como se encontrava a árvore de cames em termos de desgaste?
Saudações,Na sequência deste post, as vibrações mantém-se.
Tenho reparado que com o motor quente faz um zaque, zaque, zaque, do lado esquerdo na zona da bomba de agua/alternador. Reparei o alternador, substitui os dois rolamentos e montei duas escovas novas (20€), julgando que era um dos locais geradores das vibrações, mas nada. A bomba de agua é nova (2500 Km), desconfio que o barulho vem da árvore de cames junto á poli da correia de distribuição.Aquilo tem ali algum rolamento ou algo parecido que possa estar gripado?? O mecânico aconselhou tirar a correia do alternador com o motor quente e liga-lo para verificar. Diz que poderá ser a bomba de agua com defeito. Mais um desafio para resolver.
Se calhar ele apertou demais a correia de distribuição. Não será o tensor a queixar-se?
Não sabia que havia diferenças a esse nível, entre diesel e gasolina!
Depois da leituras destas 9 paginas, queria deixar o meu testemunho.Este motor que alguns dizem ser fraco, é na verdade um grande motor.Tive um Uno td há muitos anos, era de 1992.Em pouco mais de dois anos fiz-lhe 130.000 km. O que gastou, uma bomba de agua e uma cruzeta. Atenção que ele ja me chegou às maos com 70.000.Verdade que aos 200.000 foi-se mas porque teve uma fuga no intercooler e ficou sem oleo, isto vinha a descer o ip4.O unico defeito do carro era que comia pneus, não gastava, comia mesmo. Tinha alturas que metia pneus na frente de 3 em 3 meses.Comparar este motor com o renault 1.9d, nem em andamento nem em durablidade. Era vê los ficar no retrovisor.Tenho um amigo que ainda hoje me diz. Nunca mais terás um carro como o fiat TD. E depois disso já tive G40, uno Ie, saab 900t, Punto gt, da-me graça quando o diz.Estima a maquina.