Autor Tópico: As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL  (Lida 24267 vezes)

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
« Responder #60 em: 28 de Abril, 2010, 19:29:58 »
Após ler este tópico, desculpem a sinceridade mas parecem umas crianças a picarem-se uma à outra de quem é o mais esperto etc. "Ah quando subir de preço até cantam de galo", "Ah em 2011 também cantam de galo", epah sinceramente cada um escolhe o que mais lhe convem e gosta.

Eu pessoalmente não gosto do GPL, por mais barato que ele seja, e faz-me lembrar um fogão, mas quem gosta porreiro pah! Agora não vale apena picardias...
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #61 em: 28 de Abril, 2010, 20:32:31 »
O GPL, faz uma explosão mais agressiva mas com menos força, não dá a mesma caracteristica nem curva de potência ao motor (tudo bem que altera-se com mapeamento, mas não se ganha algo por nada ;) )

Mesma coisa como um motor a gasóleo contra gasolina. Um até pode ser mais potente que o outro, mas aquela  :yeah: do motor a gasolina nunca vais poder ter. Nisto tudo nem me estou a referir ao acréscimo no peso que também é desastroso num carro desportivo.

tirar o maximo proveito de GPL num motor atmosferico implica perder a capacidade de usar gasolina... num motor turbinado não faz diferença..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #62 em: 28 de Abril, 2010, 21:21:01 »
tirar o maximo proveito de GPL num motor atmosferico implica perder a capacidade de usar gasolina... num motor turbinado não faz diferença..

Mas o carro não pega sempre a gasolina e só passado uns minutos é que muda para gás, certo? Então nesse período trabalha a gasolina, só que desafinado, ou trabalha sempre a GPL?

Estás a dizer que num turbinado afinado para GPL pode andar com essa mesma afinação a gasolina?

Estou a tentar perceber estes pormenores...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #63 em: 29 de Abril, 2010, 19:37:25 »
Mas o carro não pega sempre a gasolina e só passado uns minutos é que muda para gás, certo? Então nesse período trabalha a gasolina, só que desafinado, ou trabalha sempre a GPL?

Estás a dizer que num turbinado afinado para GPL pode andar com essa mesma afinação a gasolina?

Estou a tentar perceber estes pormenores...

eu falei em proveito maximo, o que significaria preparar o motor para usar a maxima capacidade das 110octanas do GPL.. obviamente que gasolina seria para esquecer, até ao relanti a gasolina o motor se destruia devido a detonação..

um carro turbinado/compressor tem a vantagem de usar a pressão para compensar a fraca taxa de compressão dinamica do motor tirando assim partido das octanas..

a unica gasolina que chega perto das octanas do GPL é AVgas/racing fuel mas tem a disvantagem de ser carissima e conter chumbo o que danifica muitas peças como o sensor lambda e catalizador...

injecção liquida a GPL permite um motor trabalhar sempre a GPL no entanto não é permitido em Portugal.. de qualquer forma no nosso clima não temos grandes problemas em pegar a GPL a não ser em dias mesmo frios..

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #64 em: 29 de Abril, 2010, 19:58:56 »
um carro turbinado/compressor tem a vantagem de usar a pressão para compensar a fraca taxa de compressão dinamica do motor tirando assim partido das octanas..

Então um carro turbinado, afinado para trabalhar normalmente a gás e gasolina, tira mais proveito do gás que um atmosférico por isso que disseste. É isso? Ou percebi mal?

Quanto ao resto percebi. Eu pensava era que o GPL tinha que pegar sempre a gasolina! Mas pronto isso já explicaste.

Obrigado  :)

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #65 em: 29 de Abril, 2010, 20:24:28 »
Então um carro turbinado, afinado para trabalhar normalmente a gás e gasolina, tira mais proveito do gás que um atmosférico por isso que disseste. É isso? Ou percebi mal?

Quanto ao resto percebi. Eu pensava era que o GPL tinha que pegar sempre a gasolina! Mas pronto isso já explicaste.

Obrigado  :)

um carro turbinado apenas torna mais facil alterar a pressão de compressão, a gasolina anda com a pressão de origem ou o que der, a GPL pode ser aumentada para tirar proveito das octanas extra..

o avanço de ignição tambem é diferente entre GPL e gasolina..

para todos os efeitos um veiculo com uso exclusivo de GPL é proibido em Portugal por lei a não ser que venha assim de origem, converções são apenas para bicombustivel (gasolina/GPL) e a IPO é sempre feita a gasolina..

o unico proveito legal que se tem de ter um carro a GPL é o preço do selo (IUC) ser mais barato do que o mesmo carro somente a gasolina..

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #66 em: 29 de Abril, 2010, 20:53:19 »
a razão é muito simples:

a gasolina explode com 450º e o GPL explode a 550º

há diferenças, né??

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #67 em: 29 de Abril, 2010, 22:14:53 »
Isto do GPL sei que é extremamente seguro, já usa diversas valvulas e tudo mais, conheço mesmo circuitos de GPL e sei que é seguro, contudo eu pessoalmente nao o aplico no meu carro, pelo menos para já, visto que este conceito ainda nao me entrou na cabeça, e tambem porque na minha zona (Castelo Branco), meter GPL não é tão facil quanto isso, salvo erro existe apenas um local onde meter GPL, por isso caso precise e esse sitio esteja fechado, ando a gasolina... Complicado!  ;)
Fiat Tempra 1.4 I.E. SW Liberty (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=21641.0)
Renault Clio 1.2 TCe Sport
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #68 em: 29 de Abril, 2010, 22:22:16 »
um carro turbinado apenas torna mais facil alterar a pressão de compressão, a gasolina anda com a pressão de origem ou o que der, a GPL pode ser aumentada para tirar proveito das octanas extra..

o avanço de ignição tambem é diferente entre GPL e gasolina..

Já percebi! Obrigado.  :t_up:

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #69 em: 29 de Abril, 2010, 22:45:50 »
Isto do GPL sei que é extremamente seguro, já usa diversas valvulas e tudo mais, conheço mesmo circuitos de GPL e sei que é seguro, contudo eu pessoalmente nao o aplico no meu carro, pelo menos para já, visto que este conceito ainda nao me entrou na cabeça, e tambem porque na minha zona (Castelo Branco), meter GPL não é tão facil quanto isso, salvo erro existe apenas um local onde meter GPL, por isso caso precise e esse sitio esteja fechado, ando a gasolina... Complicado!  ;)

O que torna os carros a GPL tão especiais é poderes usufruir de 2 combustíveis, logo à falta de um andas com o outro ;)
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #70 em: 30 de Abril, 2010, 00:07:29 »
Precisamente, mas lá está, não sei até que ponto é que eu apostaria nisso visto na minha cidade nao ha sitios onde abastecer. É que o recurso á gasolina iria ser constante, visto que lá o sitio onde está o posto de abastecimento, abre as 10 da manha e fecha as 5 da tarde, porque o mesmo se encontra dentro de um armazem de uma empresa, o que complica as coisas infelizmente, e como a realidade de portugal é ver empresas a fechar diariamente, corria sério risco de um dia me tramar e ficar agarrado. Estás a entender onde quero chegar? Daqui a uns anos que isto se desenvolva e que queiram empenhar-se e instalar la mais uma ou duas bombas de abastecimento, aí eu pondero sobre a instalação, contudo para já ficarei na mesma, a andar a gasosas  :P
Mas quem tem, todos dizem bem, excepto o inconveniente dos parques subterraneos  ;)
Fiat Tempra 1.4 I.E. SW Liberty (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=21641.0)
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #71 em: 30 de Abril, 2010, 00:09:15 »
Evidente que se onde moramos ou passamos não há bombas, não se deve apostar no GPL.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #72 em: 30 de Abril, 2010, 12:34:29 »
Evidente que se onde moramos ou passamos não há bombas, não se deve apostar no GPL.

e onde não houver gasolina e gasóleo anda-se a pé...

jlandrade

• Giannini

• *
  • 511

Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
« Responder #73 em: 30 de Abril, 2010, 12:38:14 »
e onde não houver gasolina e gasóleo anda-se a pé...

podes tambem andar de bicicleta  :P
fiat punto 1.3mjet sportvan

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #74 em: 30 de Abril, 2010, 13:06:40 »
Trotinete...  :D
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D