sim mas não tem interesse nenhum,. porque esse turbo não é para aí;a zona de trabalho correcta é muito acima de 1,5 bar é como montar um 215 x 45 x 17 numa jante 13muito bom mas não serve!e para trabalhar a essa pressão ............
achsd que estas a fazer um mercedes 190 nao? deves achar que isso vai ficar fiavel? e barato?mas ok tu la sabes o que dizes ja que es o expert , tou para ver um motor desses a fazer mais de 30mil km sem ser aberto .e ja estou a dizer 30mil com uma boa preparaçao.gt conhexo um exemplar com 280mil km com o mesmo motor e ainda tem uma alma do caraças
Por 2500 ou 3000€ compro uma dor de cabeça é o que é.. E por 700€ ou 800€ compro um monte de sucata..
Mercedes 190? Que charuto... Fiável claro que fica se for tudo bem pensado, daí a criação deste tópico para se trocarem ideias e conhecimentos... Eu não sou expert nenhum, não sei onde foste buscar essa, caso contrário não teria feito um tópico assim a pedir ajuda... Também conheço um GT com essa kilometragem e com o mesmo motor, mas já sofreu umas quantas reparações... Esse que tu falas nunca abriu o motor? O turbo sempre foi o mesmo? Atenão que não quis deitar a baixo o GT quando disse isto:Acho que é uma grande máquina e gosto muito, mas também tens que ver que fazer um swap de GT para um mk2 8v não é assim tão fácil dado que o GT é mk1.. O único swap que era uma boa opção seria o 1.8 do HGT, mas aqui o tema não é swaps...
vê bem o gráfico que puseste e vê o rendimento dele...até podia estar num Hummer..
o turbo em baixa pressão não tem rendimento nenhum!em 2 bar entra na faixa de pressão onde "rende"!
quando encontrares o turbo ideal o ponto que pretendes vai ficar no centro do mapa na grande maioria da faixa de rotação do motor..nesse turbo ele deve entrar por volta das 3000rpm e desaparecer logo de seguida.. por outras palavras passa o tempo em surge o que vai causar danos nas pas do turbo...a linha da esquerda é a linha de surge, onde o volume de ar é insuficiente para produzir pressão, pensa numa bomba de agua desferrada, o efeito é o mesmo... a linha da esquerda é choke, é o volume maximo centrifico do compressor, onde ha demasiado volume de ar para a rotação.. vai aquecer o ar, por norma passar esta linha não so estraga o turbo como produz detonação no motor...quando um turbo anda na linha de surge é demasiado grande para o carro, quando anda na linha de choke é demasiado pequeno..ja agora, como fizeste as contas para saber o volume de ar admitido pelo 1242cc 8V?
1º a melhor coisa no meio disto é veres e falares com o tipo do Panda da foto que pus aqui e perguntas-lhe que turbo usou2º segundo, falas com Novitec e pergntas para lá que turbo eles usaram no Seicento amarelo que tinham. (Nestes tens que diminuir para aí 5 patamares porque nesse motor puseram quase 180 cv)3º o tipo de turbo tem de ser LPT, porque este motor não foi feito para isto e além de teres de aumentar a refirigeração em dois sitios (radiador de água e de óleo) a cabeça tem que subir para aí mais de 3 mm para não estoirar e baixar enormemte a taxa de compressão...4º tens que por pistons concavos e sinceramente não faço ideia de que carro irás por......
1) Eu já vi muitos projectos feitos nos 1242.. Usam sobretudo GT15 e GT17, só que são feitos com mais pressão do que a que falei só que assim não parte o turbo, mas parte o motor.. 2) Ora bem lá pesquisei um bocadinho e descobri que houve 2 kits turbo para Seicento’s.. O kit Van Aaken usava um Garrett T15, era de alta pressão e era algo problemático. A Novitec para além do kit de alta pressão disponibilizou o kit de baixa pressão que usava um turbo Schwitzer S1 que fazia 0,3bar levando o 1.2 8v a debitar cerca de 120cv! Portanto 120cv a 0,3 dá na boa, nesta pelo menos acertei! Mas que raio de turbo é este? http://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/39455-cinq-sei-turbo-faq.htmlhttp://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/51077-van-aaken-turbo-novitec-turbo.html3) LPT= low pressure turbo? 4) Radiadores de óleo e água, subir cabeça, pistons e etc serão os próximos temas do tópico.. Se isto fosse assim tão simples não tinha piada!
dassss eu oideio ter razão !!!!!!!!!!!!!!!!!!o T15 foi TAMBÉM usado no Astra 1.7 TD !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
umm, acho que este projecto é dauqles faceis.. faço perguntas, eles respondem e nem preciso pensar para o que pretendes, turbinar sem mexer na taxa de compressão do motor usando apenas 0,5bar no turbo.. o turbo ideal é o GT12 como o que se usa nos smarts, o do smart não da devido a ter o colector de escape integrado no turbo..se pretendes minimamente baixar a taxa de compressão então devia olhar para o GT15, era o que a novitec usava nos sistemas LPT..de qualquer das formas sem mexer na taxa de compressão e sem controlar a electronica a longo prazo como deve ser, o motor vai andar em tempo emprestado..
não percebeste: o T15 foi usado mesmo em diesel como em gasolina sem alterações!
isto é seimples, para quem sabe o que faz...basicamente qualquer macaco adapta um turbo num motor, a duração do mesmo vai da sabedoria desse macaco...começaste logo a olhar para o GT17, ora esse turbo no motor ideal para ele consegue produzir perto de 200cv.. o 1242cc 8V sem mexidelas a nivel de internos perde a fiabilidade total com pouco mais de metade disso... acho que não preciso de dizer mais..sem mexer na taxa de compressão e gasolina de 100octanas vais-te ver negro para conseguir debitar mais de 130cv do 1242cc 8V sem detonação, e para isso basta 65kpa de boost no GT15...