Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 173379 vezes)

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Contas e gráficos?
« Responder #165 em: 27 de Agosto, 2010, 17:08:11 »
sim mas não tem interesse nenhum,. porque esse turbo não é para aí;

a zona de trabalho correcta é muito acima de 1,5 bar é como montar um 215 x 45 x 17 numa jante 13

muito bom mas não serve!

e para trabalhar a essa pressão ............

Assim de repente algo está a falhar... Este turbo pode ser encontrado nos Saab 9-3 2.0 e 9-5 2.0 e 2.3, onde funciona a uma pressão de 0,4 bar...  :wacko:

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #166 em: 27 de Agosto, 2010, 17:18:11 »
achsd que estas a fazer um mercedes 190 nao? deves achar que isso vai ficar fiavel? e barato?

mas ok tu la sabes o que dizes ja que es o expert , tou para ver um motor desses a fazer mais de 30mil km sem ser aberto .e ja estou a dizer 30mil com uma boa preparaçao.
gt conhexo um exemplar com 280mil km com o mesmo motor e ainda tem uma alma do caraças

Mercedes 190?  :lol: Que charuto...  :lol:
Fiável claro que fica se for tudo bem pensado, daí a criação deste tópico para se trocarem ideias e conhecimentos...  :dry:
Eu não sou expert nenhum, não sei onde foste buscar essa, caso contrário não teria feito um tópico assim a pedir ajuda...  :dry:
Também conheço um GT com essa kilometragem e com o mesmo motor, mas já sofreu umas quantas reparações... Esse que tu falas nunca abriu o motor? O turbo sempre foi o mesmo?  :rolleyes:
Atenão que não quis deitar a baixo o GT quando disse isto:
Por 2500 ou 3000€ compro uma dor de cabeça é o que é.. E por 700€ ou 800€ compro um monte de sucata..  :lol:
Acho que é uma grande máquina e gosto muito, mas também tens que ver que fazer um swap de GT para um mk2 8v não é assim tão fácil dado que o GT é mk1..  :rolleyes:
O único swap que era uma boa opção seria o 1.8 do HGT, mas aqui o tema não é swaps...  :lol:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #167 em: 27 de Agosto, 2010, 17:25:38 »
Mercedes 190?  :lol: Que charuto...  :lol:
Fiável claro que fica se for tudo bem pensado, daí a criação deste tópico para se trocarem ideias e conhecimentos...  :dry:
Eu não sou expert nenhum, não sei onde foste buscar essa, caso contrário não teria feito um tópico assim a pedir ajuda...  :dry:
Também conheço um GT com essa kilometragem e com o mesmo motor, mas já sofreu umas quantas reparações... Esse que tu falas nunca abriu o motor? O turbo sempre foi o mesmo?  :rolleyes:
Atenão que não quis deitar a baixo o GT quando disse isto:Acho que é uma grande máquina e gosto muito, mas também tens que ver que fazer um swap de GT para um mk2 8v não é assim tão fácil dado que o GT é mk1..  :rolleyes:
O único swap que era uma boa opção seria o 1.8 do HGT, mas aqui o tema não é swaps...  :lol:

so agora reparei pensei que tinha um 55 xD apesar de dar para por o motor na mesma .
nao sei quantos turbo levou , pois nunca perguntei , mas conhexo um com 160mil km e o mesmo turbo. xD
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #168 em: 27 de Agosto, 2010, 18:20:21 »
vê bem o gráfico que puseste e vê o rendimento dele...

até podia estar num Hummer..

Eu sei que este turbo tem muito potencial e aqguenta muita pressão..
Mas nos Saab's que equipa a pressão é de 0,4 bar..
Achas que é desadequado, porquê em concreto?

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #169 em: 27 de Agosto, 2010, 18:24:33 »
no swift gti que turbinamos ca em casa 1300cc 16v 100cv metemos um garret t3 proveniente de um lancia thema . tem um lag grande mas quando comexa a fazer presao sai da frente xD
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #170 em: 27 de Agosto, 2010, 20:26:39 »
o turbo em baixa pressão não tem rendimento nenhum!

em 2 bar entra na faixa de pressão onde "rende"!

Acho que já percebi onde queres chegar..
Mas não achas estranho que nos tais Saab só faça 0,4bar?
E não te esqueças que quando digo que o turbo faz 0,4bar nesse gráfico é 1,4bar (soma-se 1 que é o valor aproximado da pressão atmosférica)..
Só que não entendo é o conceito de eficiência do turbo.. Alguém me sabe explicar?

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #171 em: 27 de Agosto, 2010, 21:10:25 »
quando encontrares o turbo ideal o ponto que pretendes vai ficar no centro do mapa na grande maioria da faixa de rotação do motor..

nesse turbo ele deve entrar por volta das 3000rpm e desaparecer logo de seguida.. por outras palavras passa o tempo em surge o que vai causar danos nas pas do turbo...

a linha da esquerda é a linha de surge, onde o volume de ar é insuficiente para produzir pressão, pensa numa bomba de agua desferrada, o efeito é o mesmo...

a linha da esquerda é choke, é o volume maximo centrifico do compressor, onde ha demasiado volume de ar para a rotação.. vai aquecer o ar, por norma passar esta linha não so estraga o turbo como produz detonação no motor...

quando um turbo anda na  linha de surge é demasiado grande para o carro, quando anda na linha de choke é demasiado pequeno..

ja agora, como fizeste as contas para saber o volume de ar admitido pelo 1242cc 8V?

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #172 em: 27 de Agosto, 2010, 21:17:26 »
quando encontrares o turbo ideal o ponto que pretendes vai ficar no centro do mapa na grande maioria da faixa de rotação do motor..

nesse turbo ele deve entrar por volta das 3000rpm e desaparecer logo de seguida.. por outras palavras passa o tempo em surge o que vai causar danos nas pas do turbo...

a linha da esquerda é a linha de surge, onde o volume de ar é insuficiente para produzir pressão, pensa numa bomba de agua desferrada, o efeito é o mesmo...

a linha da esquerda é choke, é o volume maximo centrifico do compressor, onde ha demasiado volume de ar para a rotação.. vai aquecer o ar, por norma passar esta linha não so estraga o turbo como produz detonação no motor...

quando um turbo anda na  linha de surge é demasiado grande para o carro, quando anda na linha de choke é demasiado pequeno..

ja agora, como fizeste as contas para saber o volume de ar admitido pelo 1242cc 8V?

Todas as contas foram feitas a partir destes links:
http://www.velocidadmaxima.com/forum/showthread.php?t=93481&highlight=compresor
http://www.d-series.org/forums/archived-technical-info-posts/90422-compressor-map-reading-dummies.html

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #173 em: 27 de Agosto, 2010, 21:39:48 »
umm, acho que este projecto é dauqles faceis.. faço perguntas, eles respondem e nem preciso pensar  :P

para o que pretendes, turbinar sem mexer na taxa de compressão do motor usando apenas 0,5bar no turbo.. o turbo ideal é o GT12 como o que se usa nos smarts, o do smart não da devido a ter o colector de escape integrado no turbo..

se pretendes minimamente baixar a taxa de compressão então devia olhar para o GT15, era o que a novitec usava nos sistemas LPT..

de qualquer das formas sem mexer na taxa de compressão e sem controlar a electronica a longo prazo como deve ser, o motor vai andar em tempo emprestado..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #174 em: 27 de Agosto, 2010, 21:50:38 »
1º a melhor coisa no meio disto é veres e falares com o tipo do Panda da foto que pus aqui e perguntas-lhe que turbo usou

2º segundo, falas com  Novitec e pergntas para lá que turbo eles usaram no Seicento amarelo que tinham. (Nestes tens que diminuir para aí 5 patamares porque nesse motor puseram quase 180 cv)

3º o tipo de turbo tem de ser LPT, porque este motor não foi feito para isto e além de teres de aumentar a refirigeração em dois sitios (radiador de água e de óleo) a cabeça tem que subir para aí mais de 3 mm para não estoirar e baixar enormemte a taxa de compressão...

4º tens que por pistons concavos e sinceramente não faço ideia de que carro irás por......

1) Eu já vi muitos projectos feitos nos 1242.. Usam sobretudo GT15 e GT17, só que são feitos com mais pressão do que a que falei só que assim não parte o turbo, mas parte o motor..  :P

2) Ora bem lá pesquisei um bocadinho e descobri que houve 2 kits turbo para Seicento’s.. O kit Van Aaken usava um Garrett T15, era de alta pressão e era algo problemático. A Novitec para além do kit de alta pressão disponibilizou o kit de baixa pressão que usava um turbo Schwitzer S1 que fazia 0,3bar levando o 1.2 8v a debitar cerca de 120cv! Portanto 120cv a 0,3 dá na boa, nesta pelo menos acertei!  :D Mas que raio de turbo é este?  :wacko:
http://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/39455-cinq-sei-turbo-faq.html
http://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/51077-van-aaken-turbo-novitec-turbo.html

3) LPT= low pressure turbo?  :wacko:

4) Radiadores de óleo e água, subir cabeça, pistons e etc serão os próximos temas do tópico.. Se isto fosse assim tão simples não tinha piada!  :P

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #175 em: 27 de Agosto, 2010, 22:13:19 »
1) Eu já vi muitos projectos feitos nos 1242.. Usam sobretudo GT15 e GT17, só que são feitos com mais pressão do que a que falei só que assim não parte o turbo, mas parte o motor..  :P

2) Ora bem lá pesquisei um bocadinho e descobri que houve 2 kits turbo para Seicento’s.. O kit Van Aaken usava um Garrett T15, era de alta pressão e era algo problemático. A Novitec para além do kit de alta pressão disponibilizou o kit de baixa pressão que usava um turbo Schwitzer S1 que fazia 0,3bar levando o 1.2 8v a debitar cerca de 120cv! Portanto 120cv a 0,3 dá na boa, nesta pelo menos acertei!  :D Mas que raio de turbo é este?  :wacko:
http://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/39455-cinq-sei-turbo-faq.html
http://www.fiatforum.com/cinquecento-seicento/51077-van-aaken-turbo-novitec-turbo.html

3) LPT= low pressure turbo?  :wacko:

4) Radiadores de óleo e água, subir cabeça, pistons e etc serão os próximos temas do tópico.. Se isto fosse assim tão simples não tinha piada!  :P

isto é seimples, para quem sabe o que faz...

basicamente qualquer macaco adapta um turbo num motor, a duração do mesmo vai da sabedoria desse macaco...

começaste logo a olhar para o GT17, ora esse turbo no motor ideal para ele consegue produzir perto de 200cv.. o 1242cc 8V sem mexidelas a nivel de internos perde a fiabilidade total com pouco mais de metade disso... acho que não preciso de dizer mais..

sem mexer na taxa de compressão e gasolina de 100octanas vais-te ver negro para conseguir debitar mais de 130cv do 1242cc 8V sem detonação, e para isso basta 65kpa de boost no GT15...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #176 em: 27 de Agosto, 2010, 22:18:05 »
dassss eu oideio ter razão !!!!!!!!!!!!!!!!!!

o T15 foi TAMBÉM usado no Astra 1.7 TD !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

T15 é o modelo do turbo, os numeros pequenos é que expecificam a aplicação do mesmo..

para uma pessoa comun não ha diferença visivel entre um turbo diesel e um de gasolina, a diferença está nos materiais usados e nos vedantes.. nas series GT já é possivel usar em qualquer aplicação devido a sair mais barato fabricar um turbo universal do que um de aplicação especifica..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #177 em: 27 de Agosto, 2010, 23:00:21 »
O que pretendo é ter 120/130cv fiáveis.. A meu ver tenho que mexer na taxa de compressão e nos pistons e mais coisas, para que seja fiavel.. E a pressão do turbo não pode ser abusada, no máximo uns 0,5.. Eles no kit da novitec usavam um LPT a 0,3 e conseguiam os 120cv.. Electronica, também seria feita à altura..
Ao ver os gráficos do GT15 e do GT12 fiquei com a ideia que a baixa pressão e a altas rotações estes não seriam capazes de fornecer o ar necessário..

umm, acho que este projecto é dauqles faceis.. faço perguntas, eles respondem e nem preciso pensar  :P

para o que pretendes, turbinar sem mexer na taxa de compressão do motor usando apenas 0,5bar no turbo.. o turbo ideal é o GT12 como o que se usa nos smarts, o do smart não da devido a ter o colector de escape integrado no turbo..

se pretendes minimamente baixar a taxa de compressão então devia olhar para o GT15, era o que a novitec usava nos sistemas LPT..

de qualquer das formas sem mexer na taxa de compressão e sem controlar a electronica a longo prazo como deve ser, o motor vai andar em tempo emprestado..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #178 em: 27 de Agosto, 2010, 23:06:09 »
não percebeste: o T15 foi usado mesmo em diesel como em gasolina sem alterações!

No Opel Astra 1.7 TD foi usado um GT1544H, que carro a gasolina usa esse turbo?

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #179 em: 27 de Agosto, 2010, 23:08:23 »
isto é seimples, para quem sabe o que faz...

basicamente qualquer macaco adapta um turbo num motor, a duração do mesmo vai da sabedoria desse macaco...

começaste logo a olhar para o GT17, ora esse turbo no motor ideal para ele consegue produzir perto de 200cv.. o 1242cc 8V sem mexidelas a nivel de internos perde a fiabilidade total com pouco mais de metade disso... acho que não preciso de dizer mais..

sem mexer na taxa de compressão e gasolina de 100octanas vais-te ver negro para conseguir debitar mais de 130cv do 1242cc 8V sem detonação, e para isso basta 65kpa de boost no GT15...

Eu olhei para o GT17 que equipa os Saab por ser um LPT..
Agora não percebi é como é que o turbo não é eficiente a 0,4 bar que é a pressão a que funciona nos carros que equipa de origem..