Autor Tópico: Turbinar punto elx 75 cv  (Lida 16131 vezes)

Dotcom

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
  • Texto Pessoal
    Black Machine
Turbinar punto elx 75 cv
« em: 05 de Fevereiro, 2012, 10:22:49 »
Gostava de saber se é possivel turbinar um punto elx mk1 75cv e se sim... quais as alteracoes ?
Sei que terei que arranjar um turbo (evidentemente) mas se tirar o turbo (por exemplo) de um punto gt ou de um turbo i.e basta aplenas aplicar ou a saida dos colectores em nada sao iguais?!?!
Tentei procurar n forum e sincerramente nao dei com o topico de um user com a mesma alteraçao!
Grato pela ajuda nesta duvida!
É que eu gostaria mesmo de turbinar o puntolas!
Cumps DotCom
Fiat punto 1.2 elx 75 cv 1994
A112 lx 84

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Turbinar punto elx 75 cv
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro, 2012, 14:09:30 »
Lamento estar a desiludir te, mas tenho a certeza que se queres um Punto turbo, o melhor a fazer será vender esse e comprar um GT, vais poupar em complicações de todo o género.

Pensa lá, se não vês nada sobre o assunto porque será?? ter trabalho, gastar montes de euros e não fica nada de jeito, fica ilegal, etc...

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro, 2012, 14:14:42 »
Lamento estar a desiludir te, mas tenho a certeza que se queres um Punto turbo, o melhor a fazer será vender esse e comprar um GT, vais poupar em complicações de todo o género.

Pensa lá, se não vês nada sobre o assunto porque será?? ter trabalho, gastar montes de euros e não fica nada de jeito, fica ilegal, etc...
Concordo com o naso, vais perder uma grande vantagem desse motor, que é os consumos.
Vais gastar ainda uma nota preta a fazer a alteração, não é apenas acoplar um turbo e está feito, provavelmente terás de abrir o motor.
Com o dinheiro da venda do teu 75 + o dinheiro que previas gastar na transformação, compras um GT já em relativo bom estado.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro, 2012, 16:30:22 »
Turbinar esse 75 acabaria muito mais caro do que comprar um Punto GT.

Para além disso tinhas que o levar de reboque para pistas, pois em Portugal nunca seria homologado.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

sousay10

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro, 2012, 21:45:57 »
Bem...Turbinar um punto 75? Não é barato...
Tens de abrir o motor, tens de "rebaixar" pistons, reforçar as bielas, a propria junta de cabeça tem de ser uma junta especial ligeiramente mais alta para compensar a compressão do motor e reforçada (Um motor atmosferico tem uma taxa de compressão mais alta). Tambem da jeito trabalhares a cabeça. Ate aqui acho que ainda se pode considerar "executavel" depois tens outro problema...

ADMISSÃO:

O teu punto é injecção ou carburador?
Se for de injecção tens de ter uma centralina programavel e um injector a parte para poder teres debito de gasolina suficiente para nao embrulhares as bielas.

Se for de carburador tens de ter um carburador proprio para motor turbo se não ao primeiro pico de pressão o carb manda-te literalmente a "fava" e nunca vai andar como dese ser...

É realizavel...mas...és mecanico? Tens amigos mecânicos? É que se não tiveres pagas uma nota roxa e não é qualquer individuo que consegue fazer isso...

P.S.: Ja nao falo em reforçar transmissoes, travões... A nivel de inspecção do conhecimento que tenho eles não implicam mas ao medir os gases...cuidado...
cumps

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #5 em: 05 de Fevereiro, 2012, 22:05:01 »
se quiseres uns travões para isso avisa...
meter um turbo nisso dá muita luta, tens de mudar pistões, reforçar internos, trabalhar cabeça, tens de construir coletor escape, tubagens personalizadas, intercooler, mudar injetores, centralina para controlar essa cena toda, mudar escape...
pelo que o meu mecânico diz é uma loucura... mas já me chamaram louco muitas vezes...

Se gostas força nisso...
Abraço

sousay10

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
« Responder #6 em: 05 de Fevereiro, 2012, 22:19:45 »
É um pouco loucura...mas escolhendo o motor certo...consegues sempre fazer umas brincadeiras. Aqui na zona de leiria ha coisa de um ano havia a febre das Kaddet 1200 turbo...motor 1200cc dos anos 60 e 70 com turbo...mediram no banco de ensaio uns meros 100/120 cv  :yeah: (em carros e carrinhas dos anos 60 e 70...)

PIV

• Moretti

• *
  • 164

Masculino
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro, 2012, 20:23:27 »
Gostava de saber se é possivel turbinar um punto elx mk1 75cv e se sim... quais as alteracoes ?
Sei que terei que arranjar um turbo (evidentemente) mas se tirar o turbo (por exemplo) de um punto gt ou de um turbo i.e basta aplenas aplicar ou a saida dos colectores em nada sao iguais?!?!
Tentei procurar n forum e sincerramente nao dei com o topico de um user com a mesma alteraçao!
Grato pela ajuda nesta duvida!
É que eu gostaria mesmo de turbinar o puntolas!
Cumps DotCom

Vai ao lowered.eu e fala com o elson.. Tem um MK1 55 de 5 portas, meteu motor do 75 e fez 150cv com essa coisa.. Agora já rola por outras paragens  :happy:

Também te podia dar umas dicas, mas levava logo na tola  :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro, 2012, 21:14:30 »
Também te podia dar umas dicas, mas levava logo na tola  :)

ai levas mas é por não contar!!

o problema não é turbinar este motor, mas o preço em que fica!

Lopez

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #9 em: 07 de Fevereiro, 2012, 23:49:23 »
da mesma forma que se turbinam 1.9D, turbina-se ottos aspirados  :t_up:

há limite de budget? fica + barato trocar de carro/motor? isso agora o dono é que decide  :hail:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 08 de Fevereiro, 2012, 00:07:40 »
De tempos a tempos... Volta esta conversa!  :help:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro, 2012, 05:35:29 »
Bem...Turbinar um punto 75? Não é barato...
Tens de abrir o motor, tens de "rebaixar" pistons, reforçar as bielas, a propria junta de cabeça tem de ser uma junta especial ligeiramente mais alta para compensar a compressão do motor e reforçada (Um motor atmosferico tem uma taxa de compressão mais alta). Tambem da jeito trabalhares a cabeça. Ate aqui acho que ainda se pode considerar "executavel" depois tens outro problema...

ADMISSÃO:

O teu punto é injecção ou carburador?
Se for de injecção tens de ter uma centralina programavel e um injector a parte para poder teres debito de gasolina suficiente para nao embrulhares as bielas.

Se for de carburador tens de ter um carburador proprio para motor turbo se não ao primeiro pico de pressão o carb manda-te literalmente a "fava" e nunca vai andar como dese ser...

É realizavel...mas...és mecanico? Tens amigos mecânicos? É que se não tiveres pagas uma nota roxa e não é qualquer individuo que consegue fazer isso...

P.S.: Ja nao falo em reforçar transmissoes, travões... A nivel de inspecção do conhecimento que tenho eles não implicam mas ao medir os gases...cuidado...
cumps

desde que vi um 75 turbinado com 130cv e chegou andar com 150cv internos de origem apenas junta de carbono mais grossa para diminuir a compressão..
Se quiserem ver o projecto vao o lowered... o carro andou assim mais de 2 anos! no inicio o problema era a junta mas depois da de carbono até se aguentou bem...
conclusao o dono arranjou um thema e decidiu meter o pobre 75 a fazer 1.9bar puxou 1,2,3,4 até o fim e puff...
Agora o carro rola com motor do thema e tem 303cv...
RPMmotorsport Fiat Punto - 300+cv!

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro, 2012, 00:52:32 »
Faz-se mas ao preço que andam os GT não compensa...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro, 2012, 01:06:43 »
Faz-se mas ao preço que andam os GT não compensa...

há pessoas que ainda não perceberam que as coisas só têm piada quando é um desafio, os FIRE já foram turbinados N vezes e seguir as pisadas dos outros é relativamente facil..

coragem seria alguem pegar no hgt e turbinar como deve ser, só dei uma olhada nos internos mas aparenta ter potencial para uma coisa engraçada, já sabemos que atmosferico consegue 200cv e já se vê alguns turbo a debitarem isso com internos de origem.. como o hgt há por ai outros modelos engraçados de turbinar, modelos que não tenham versões potentes são as mais engraçadas por ninguem esperar..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro, 2012, 15:01:09 »
Isso é outra história