Autor Tópico: Fiat 500X  (Lida 74194 vezes)

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Re: Fiat 500X
« Responder #75 em: 03 de Dezembro, 2014, 09:55:10 »
Eles no artigo do 500 X de facto têm razão numa coisa em relação ao pequeno 500,
não tem de facto concorrência.
Já quase todos lançaram carros a tentar imitar o 500, mas falta-lhes a PINTA  ;)
500 é o único "A" Premium.
(Mas não era isso que diziam quando ia aparecer o fracasso do Up, que só existe para queimar vendas, mesmo que percam dinheiro.
Aliás, o antigo Lupo era um carro muito melhor do que o Up, com excepção da segurança passiva actual claro).
Se considerarmos a nível de pequenos citadinos, há muita concorrência conforme Artur Branco escreveu no Facebook do AutoHoje, mas lá está..., o 500 é um "Sub-Premium", por ser de uma marca generalista com carros de preços mais acessíveis, logo nunca é tratado como premium. Em consequência as apreciações que são feitas, mal ou bem, vão estar sempre ligadas à origem da marca, à imagem geral da marca. É no fundo resultado de uma imagem menos boa e de muita falta de isenção de quem faz as análises. Por muito equipamento e requinte que seja posto no 500, para justificar o posicionamento para cima e o preço elevado face à concorrência generalista, para a maioria das revistas (principalmente AutoHoje), não passa de um Fiat.
Na prática quem compra um 500, está a ligar ao carro, à estética e não à função, ou à polivalência que o carro tenha. Quem quer um pequeno citadino mais polivalente, tem melhores opções, mas a sua graça..., não é a mesma coisa.
O 500X, terá as mesmas dificuldades, tal como o 500L, Living, Trekking, que na prática não passam de Fiat´s..., independentemente da qualidade que apresentem.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #76 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:09:13 »
500 X é um Crossover já de umas dimensões consideráveis, vendido com um posicionamento Premium.

Dai que menos do que o motor 1.6 me pareça que prejudique o carro.
Será caracterizado como lento, e isso para um Premium não casa muito bem, pelo menos desde os Mercedes W123 dos anos 70.

Totalmente de acordo contigo e digo mais, a Fiat vai perder clientes com a introdução do 1.3 multijet no 500X...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #77 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:15:57 »
Conforme já escrevi, no meu caso o meu Punto Multijet 70cv, o 500L 1.3 Multijet 85cv, são suficientes para o dia a dia e para as viagens que faço, embora em 2 viagens por ano com o excesso de carga, sei que tenho de manter um andamento certo e não ser mais que despachado. Principalmente no IP3, nessas 2 viagens com a muita carga, se deixo cair o andamento..., lá quase começo do zero e demoro um pouquinho a atingir o andamento que trazia, mas é um caso de paciência...!!!
O 500X pode na mesma ser premium, conforme acontece com a restante gama 500, mas por parte de quem compra, tem de haver a consciência das capacidades do carro.

Os clientes compram carros, não compram paciência, para aturar as insuficiências dos mesmos e que mais tarde ou mais cedo, ditarão o seu fracasso comercial...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #78 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:21:35 »
Sinceramente acho o motor 1.3 Multijet muito bem conseguido.

Eu também o acho bem conseguido, por isso tenho um carro com esse motor.
Agora considero-o insuficiente para o gabarito a que posicionam o 500X. :excl:

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #79 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:31:34 »
Totalmente de acordo contigo e digo mais, a Fiat vai perder clientes com a introdução do 1.3 multijet no 500X...

Os clientes compram carros, não compram paciência, para aturar as insuficiências dos mesmos e que mais tarde ou mais cedo, ditarão o seu fracasso comercial...
Será que vai mesmo perder clientes por ter o 1.3 Multijet?
Não será pior começar no 1.6 Multijet e como é habito na Fiat, não ter um nível de equipamento mais simples e um bom preço?
Como aconteceu em outros mercados o 1.6 Multijet de 90cv, podia ser uma boa alternativa face ao 1.3 Multijet, principalmente por permitir ter mais binário e assim compensar em parte a potência baixa, mas acham que a Fiat vai fazer isso?, Essa versão do 1.6 Multijet de 90cv, que eu saiba não foi comercializada por cá e jogando com o nível de equipamento, poderia dar uma versão mais acessível e que permitisse mais vendas, acho eu !!!
Se calhar a falta de um 1.6 Multijet menos potente e mais barato, é mais prejudicial que o 1.3 Multijet.
Os clientes compram carros, não compram paciência,quero esclarecer que isto se passa em circunstâncias muito pontuais. Carro a deitar carga pelas janelas, 3 adultos, 1 adolencente e IP3, principalmente a subida do "betão" e de Penacova. Nitidamente excesso de carga face ao que seria normal, certo?, Se não tiver que levantar o pé por algum carro mais lento, faço qualquer uma das subidas a cerca de 100 kms/h e no caso de Penacova, se apanhar a estrada livre e me parecer que não há radares/policia, vou aos 120kms/h.
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 10:45:57 por lmml »
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #80 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:44:23 »
Acredites ou não, irá perder clientes, por ter o motor 1.3 multijet...

A solução, seria começar num 1.6 com menos potência, diria 95cv e equipamento, que superasse a concorrência...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #81 em: 03 de Dezembro, 2014, 10:51:23 »
Os clientes compram carros, não compram paciência,quero esclarecer que isto se passa em circunstâncias muito pontuais. Carro a deitar carga pelas janelas, 3 adultos, 1 adolencente e IP3, principalmente a subida do "betão" e de Penacova. Nitidamente excesso de carga face ao que seria normal, certo?, Se não tiver que levantar o pé por algum carro mais lento, faço qualquer uma das subidas a cerca de 100 kms/h.

Eu sei quando essas situações de pouca disponibilidade do motor se passam, pois tenho um 1.3 multijet com 75 cv montado num GPunto e sei o que passava numa pequena subida, no para e arranca...era absurdo a falta de força que o motor demonstrava.

Mais, eu é que sei o que tive de pesquisar, testar e retestar, afinar e por fim, foi um calvário conseguir anular o fosso existente neste motor, fonix! :dry:

Só mesmo o amor que tenho a este modelo e principalmente à Fiat que me levou a seguir em frente com o projeto, visto ter outras opções no mercado sem este handicap/defeito de fabrico...

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #82 em: 03 de Dezembro, 2014, 11:05:12 »
Acredites ou não, irá perder clientes, por ter o motor 1.3 multijet...

A solução, seria começar num 1.6 com menos potência, diria 95cv e equipamento, que superasse a concorrência...
Foi o que disse.
Na falta de um 1.6 Multijet com cerca de 90cv, mesmo com menos equipamento, acho que o 1.3 Multijet é uma opção alternativa válida e que dá vendas, mesmo que possa haver alguns "ignorantes" que depois se queixem que falta motor, mas por falta de conhecimento e não por falta de informação sobre o carro e motor.
lmml

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #83 em: 03 de Dezembro, 2014, 11:23:51 »
Foi o que disse.
Na falta de um 1.6 Multijet com cerca de 90cv, mesmo com menos equipamento, acho que o 1.3 Multijet é uma opção alternativa válida e que dá vendas, mesmo que possa haver alguns "ignorantes" que depois se queixem que falta motor, mas por falta de conhecimento e não por falta de informação sobre o carro e motor.

Eu sei que o disseste, eu também já tinha dito que não colocassem o 1.3 a uns post´s atrás...

Agora, quero que entendas o seguinte, numa primeira fase as vendas serão muitas, depois, quando começarem as criticas à fraqueza do motor, mesmo sendo ignorantes como dizes, transmitidas boca a boca, as vendas te garanto que irão diminuir...

Mais, as pessoas já não têm pachorra para aturar os defeitos dos produtos e como eu as entendo!, pois a oferta neste nicho de mercado é enorme e com bastante qualidade, portanto um construtor que ofereça um produto com menos qualidade, leia-se; menos disponibilidade de motor, será preterido.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #84 em: 03 de Dezembro, 2014, 11:38:56 »
Atenção que o Multijet II de 95cv não tem nada a ver, mesmo nada, com os Multijet I de 75 e 90.

O motor tem uma alma totalmente diferente, com os 200nm disponíveis imediatamente antes das 1500rpm, o que surpreende os menos avisados!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #85 em: 03 de Dezembro, 2014, 12:21:23 »
Agora, quero que entendas o seguinte, numa primeira fase as vendas serão muitas, depois, quando começarem as criticas à fraqueza do motor, mesmo sendo ignorantes como dizes, transmitidas boca a boca, as vendas te garanto que irão diminuir...

Mais, as pessoas já não têm pachorra para aturar os defeitos dos produtos e como eu as entendo!, pois a oferta neste nicho de mercado é enorme e com bastante qualidade, portanto um construtor que ofereça um produto com menos qualidade, leia-se; menos disponibilidade de motor, será preterido.
Não vou dizer que estejas errado, nas consequências após a novidade passar e após os primeiros milhares de kms com o 1.3 Multijet. As consequências negativas, certamente serão mesmo com o pessoal a querer que o carro "dê o que sensatamente e realisticamente não deve ser exigido" que aconteça.
No meu caso, não ligo só aos números da ficha técnica, mas muito às experiências de condução, relatos de testes e condutores, assim como aos resultados das aferições feitas nos testes. Isto dá para ter noção das capacidades dos motores e não me sentir enganado depois da compra feita.
Para um uso normal e sem querer o impossível, é motor que chega e sobra. Para uso mais exigente, claro que é curto. Para a imagem da marca/modelo, claro que um 1.6 é muito melhor que um 1.3, a não ser que por obra da tecnologia seja possível colocar o 1.3 Multijet de 95cv com uns 220/230 Nm de binário a baixa rotação e bem distribuído.
Num mercado "teso" como o nosso, a Fiat possivelmente prefere o 1.3 Multijet com mais equipamento, em vez do 1.6 Multijet com menos equipamento, mas é uma opção criticável, claro que é.
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 12:23:23 por lmml »
lmml

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #86 em: 03 de Dezembro, 2014, 13:46:02 »
Atenção que o Multijet II de 95cv não tem nada a ver, mesmo nada, com os Multijet I de 75 e 90.

O motor tem uma alma totalmente diferente, com os 200nm disponíveis imediatamente antes das 1500rpm, o que surpreende os menos avisados!

Já fiz teste drive e tenho a dizer que melhorou, mas, continua a dizer que o 1.3 é "curto" para o 500X!

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #87 em: 03 de Dezembro, 2014, 13:55:10 »
Num mercado "teso" como o nosso, a Fiat possivelmente prefere o 1.3 Multijet com mais equipamento, em vez do 1.6 Multijet com menos equipamento, mas é uma opção criticável, claro que é.

O mercado é "teso"!!!, tens razão, porém,repara no seguinte, as pessoas não procuram as marcas mais baratas, podem não ter para comer, depois de pagar a mensalidade do carro do Bmw,Mercedes,Audi... ou do carro icónico ; 500, Mini...mas, que um deles tem de estacionar na garagem ou de preferência à frente da porta para toda a vizinhança ver, isso tem.

Portanto, não estou a ver um 500X com um motor super curto a vender como a concorrência, que têm melhores opções!
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 13:57:13 por lovefiat »

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #88 em: 03 de Dezembro, 2014, 15:14:16 »

Eu acho que tens razão, que perde alguns clientes.

No entanto como Portugal é um mercado que sai fora de toda a lógica, até porque é periférico, no final a versão 1.3 vai ter peso nas vendas.
Há sempre aquelas pessoas que não lhes interessa as prestações.

Até irá contribuir para o número final.

Havendo muitos 500 X com o 1.3, em Portugal o modelo vai ter sempre críticos a chamar-lhe "lento" perderá alguma força de imagem por isso.
É dar hipótese aos "inimigos" de terem por onde pegar.
- 500 X? Isso não anda nada!
- Mas não é o 1.3.
- Há pronto, pensei que fosse.

Já um Mini Countryman, como podem ver na sociedade, as criticas são duas: de quem não curte a estética e quem acha que o nome "Mini" nada tem a ver com um carro enorme daqueles.

Analisem a história recente da FIAT e reparem que os modelos que tiveram muito sucesso coincidem com uma clara superioridade mecânica.
Isso está relacionado que depois da estética e classe, aos carros Italianos há sempre ódios, pelo que têm que ter aspectos objectivos para se imporem.
Analisem o 127 e o que andava o seu 903.
Analisem a superioridade de utilização dos FIRE nos Unos.
Analisem o motor FIRE 1242 dos Puntos 75.
Analisem o FIRE 1.2 16v, destacado por uma década de tudo.

Ora quando não há uma mecânica de destaque, perdem liderança de mercado, como o 127-Uno-Punto tiveram.

Outra coisa, as imagens, as fotos, por causa do desenho do 500 L e 500 X, não mostram a dimensão dos carros na realidade.
São muito volumosos.
Um dia quando vi um 500 L ao lado de uma carrinha Mercedes Classe C, percebi!

Quanto a quem fala à tal viagem anual carregado... não é por ai.
Isso é uma vez e por certo em dias em que se se vai depressa é mais fácil de ser multado.
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 15:19:54 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #89 em: 03 de Dezembro, 2014, 15:29:37 »
na prática não passam de Fiat´s...

Por questões de lógica, devido a ter a Lancia e depois a ALFA, efectivamente a FIAT saiu de alguns segmentos; e por isso a FIAT é um pouco desconhecida para muito inculto automóvel.
Mesmo os incultos, se estavam com atenção aos automóveis até ao início dos anos 80, ainda sabem o que é a FIAT.

Os outros, são umas bestas, pois se a sua profissão são os carros deviam estudar e conhecer também a FIAT.
Como muito de nós que somos apenas entusiastas.

A FIAT é das melhores marcas do Mundo e o grupo FIAT sem dúvida o mais rico da História.
Claro que não em volume, não é isso. Se bem que nos anos 60 chegou a ser o nº 4 Mundial e nº 1 Europeu.
Isto atrás dos 3 grandes Americanos e ainda à frente da Toyota.

O que a FIAT já fez a nível de tudo o que é veículo (Terra, Ar e Mar) devia fazer essa escória lavar a boca.
Até porque no caso Português temos o exemplo do transporte principal que ligava as duas cidades de peso (mexer a economia) eram comboios FIAT.
Isto praticamente desde a 2ª Guerra e meados dos anos 80.

Mas pronto, mesmo nos carros essa escumalha não sabe o que é (nem vou antes) um 8V, um 2300 S Coupé, um 130, um 131 Abarth Stradale.
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 15:58:30 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0