Autor Tópico: Motor 1100 fire - barulho estranho  (Lida 17063 vezes)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: Motor 1100 fire - barulho estranho
« Responder #45 em: 18 de Março, 2013, 21:10:03 »
Luke , Nem um FIRE nem nenhum motor com cames à cabeça em que as valvulas são accionadas quase directamente.
 Quanto ao óleo 5w40 esse é demasiado fino para o motor e temperaturas em questão 10w40 ou 15w40 deverá de ser o indicado.
Consulta o manual que tem lá um esquemático da viscosidade do óleo para o clima em que o carro é utilizado.
 O 5w40 é para temperaturas ambiente de -30cº até (+ou-) 50cº, no nosso clima esse óleo está sempre demasiado liquido, podes ter danificado qq coisa.

hmmmmmmm... essa tá boa....

então que mete óleos bons e caros em Portugal é nabo..ou seja quem mete um óleo que é fino a frio que tem a mesma viscosidade que um 15W30 a 20º e mantem propriedades e boa viscosidade a quente tem de passar um óleo grosso..

os Selenias que vão até 60 então ........ é para gajos que só gostam de gastar dinheiro...

um óleo quanto mais fino a frio mais rápido vai à cabeça e oleia e se aguenta temperaturas mais altas significa que não fica liquido como um mais grosso tipo 30

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #46 em: 18 de Março, 2013, 21:17:21 »
não são de ajuste hidráulico, e quando assim é, não é normal bater só a frio

já alguém com esta questão mediu a folga de válvulas?

a frio bate porque não tem óleo; assim que leva um cheirinho de óleo deixa logo de se ouvir!

significa que desafinou ou por desgaste ou folga que é compensda pelo óleo a trabalhar daí deixar de se ouvir!

e quanto aos óleos "finos" de especificações xpto, o que é certo é quanto melhor o óleo mais intervalo tem o óleo entre mudas!

o meu Volvo chega a mudar de 17 a 20.000 e o óleo ainda está bom

o Vitara aguenta 15.000 perfeitamente e o Panda outros 15;

mas essa de meter óleos grossos como estou farto de ouvir para deixar de ouvir barulhos..... acho que diz tudo..

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #47 em: 18 de Março, 2013, 21:41:22 »
óleo fino nas mesmas tolerâncias significa menor pressão de óleo

mas tu sabes disso não sabes?

bater válvulas por falta de óleo... hmmmm ja pensaram usar filtros com válvulas anti retorno? no entanto não é o óleo que vai fazer barulho ou não numa tolerância de 0.40mm ou estou a ver mal as coisas?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #48 em: 18 de Março, 2013, 22:23:25 »

estando tudo cheio de óleo grosso, as zonas que mais se movimentam menos oleação terão, porque quando é perdido a sua reposição demora mais

quanto aos filtros com válvula anti retorno são muito uteis.... ao filtro...

eu uso, mas a utilidade desse sistema vê-se nos filtros de lado ou invertidos o que é lógico porque virados para baixo estão sempre cheios..

e quanto mais fino, menos pressão é lógico mas muito melhor, porque senão tem pressão é porque é liquido e já seguiu e não é grosso e fica a entupir!

mas isto é lógica da batata ao comparares o movimento da água num tacho com o movimento de claras em castelo noutro tacho igual!

depois tens pressão derivado à bomba em conjunto com a expansão do calor se bem que atrás confundiste falta de pressão com fluidez a mais o que é correto...

é que todos os carros a frio sem óleo na cabeça ouve-se um pouquinho do matraquear das válvulas até terem óleo; esta folga de fábrica está calculada e o material resiste até ser oleado porque para já não está quente e rapidamente fica banhado de óleo; depois com a expansão as touches, as guias etc, expandem-se um pouquinho ficando com chamada "folga de trabalho" que por ter sido corretamente afinada continua a trabalhar quase sem se ouvir; se por acaso tens pouco óleo ou o óleo está velho e GROSSO o trabalhar do carro é totalmente diferente ouvindo-se mais barulho porque tem menos óleo e porque as peças já não são bem oleadas não ficando uma fina camada protetora que muitos aditivos além do óleo também lá deixam ficar como por exemplo o Slick 50 que deixa Teflon;

a prova está no dia qem que mudas o óleo e o filtro mais de metade dos barulhos do motor desaparecem!

queres que continue por aqui fora??

jfradique

• Piccolo

• *
  • 45

Masculino
« Responder #49 em: 18 de Março, 2013, 22:26:22 »
 Peço desculpa mas um óleo 10w40 trabalha perfeitamente numa gama de temperaturas entre os -10cº até aos 45cº por isso sim acho que é deitar dinheiro à rua, maaaaiisss esses óleos que falas podem durar muitos kms mas só têm validade de 12 a 18 meses, se não fizeres 20.000 nesse tempo sim é deitar dinheiro à rua. Acho que em Portugal para encontrares temperaturas de -10 tens que ir para a Serra da Estrela ou Bragança ou qq coisa. A -10cº um 10w40 tem uma viscosidade adequada para lubrificar o motor.
 Um motor saudável não bate válvulas nem com óleo das batatas fritas, se bate é porque tem folga, se bate nos 1ºs 30s e depois se cala não é preocupante mas já tem alguma folga que não devia ter com 120.000, quanto a mim e a julgar pela foto do velocímetro este motor já levou algumas escáfias.
 Quanto a facto dos óleos Selènia terem várias gamas de viscosidade tens que olhar para o mapa de Itália e ver que eles tem temperaturas de 40cº ou mais no verão na Sicília e temperaturas de -20 e -30 nos Alpes e, de certeza que o óleo que usam no norte não é o mesmo que usam no sul.

« Última modificação: 18 de Março, 2013, 22:35:09 por jfradique »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #50 em: 18 de Março, 2013, 22:28:05 »
LB

no mesmo motor, monta um com válvula, e um sem válvula, mede o tempo que a luz de pressão de óleo leva a apagar

mas podes continuar, de certeza que vais arranjar maneira de teres razão :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #51 em: 18 de Março, 2013, 22:34:40 »
LB

no mesmo motor, monta um com válvula, e um sem válvula, mede o tempo que a luz de pressão de óleo leva a apagar

por alguma razão é que eu disse que também os montava nos meus, olha que porra... afinal punha um óleo bom e filtro de trampa??

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #52 em: 18 de Março, 2013, 22:38:58 »
mas afinal é bom para o motor ou para o filtro?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #53 em: 18 de Março, 2013, 22:44:45 »
Peço desculpa mas um óleo 10w40 trabalha perfeitamente numa gama de temperaturas entre os -10cº até aos 45cº por isso sim acho que é deitar dinheiro à rua, maaaaiisss esses óleos que falas podem durar muitos kms mas só têm validade de 12 a 18 meses, se não fizeres 20.000 nesse tempo sim é deitar dinheiro à rua. Acho que em Portugal para encontrares temperaturas de -10 tens que ir para a Serra da Estrela ou Bragança ou qq coisa. A -10cº um 10w40 tem uma viscosidade adequada para lubrificar o motor.
 Um motor saudável não bate válvulas nem com óleo das batatas fritas, se bate é porque tem folga, se bate nos 1ºs 30s e depois se cala não é preocupante mas já tem alguma folga que não devia ter com 120.000, quanto a mim e a julgar pela foto do velocímetro este motor já levou algumas escáfias.
 Quanto a facto dos óleos Selènia terem várias gamas de viscosidade tens que olhar para o mapa de Itália e ver que eles tem temperaturas de 40cº ou mais no verão na Sicília e temperaturas de -20 e -30 nos Alpes e, de certeza que o óleo que usam no norte não é o mesmo que usam no sul.

por essa ordem de ideias os óleos bons em Portugal não valem a pena e chegamos ao verão e usamos massa consistente porque está calor e no Inverno o das batatas fritas;

é que usar um 15W30 em Portugal é para fazer 5.000 km´s e um 5W40 é para fazer 30.000 km´s; ou isto também está errado?? é que óleos não se vêem só pela temperatura, ou explico o teste que se faz aos óleos para saber qualidades fisicas diretas??

afinal o 5W40 é bom mas não presta, ou só é bom durante um ano, ou tem folgas a mais, etc, etc... e os otários como eu que os compram.... são otários e quem se lembrar de levar com os Selénias na FIAT DE PORTUGAL porque é recomendado afinal neste já nem otário é.....no minimo é otário na classe III (classe mais alta)

já agora alguém daqui sabe explicar-me a chamada "validade dos óleos"??

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #54 em: 18 de Março, 2013, 22:52:34 »
mas afinal é bom para o motor ou para o filtro?

vamos lá ver uma coisa: para evitares de me tentar passar mais algum atestado, o 1º motor que desmontei todo para arranjar foi um de Mini dum Austin Alegro (boa m€rda) que ao desapertar as bielas da cambota, os bronzes dum dos pistons estavam partidos, mas o motor ainda andava tudo por causa dum filtro de óleo entupido;

quando eu referi que os de válvula anti retorno "são bons para o filtro", no caso do Volvo está virado para baixo e sendo mesmo da marca também não tinha valvula e o óleo tinha 17.000 e zero problemas;

no Vitara nem e brincar porque é virado para cima e a luz do sensor da bomba nunca mais apagava porque teria de fazer o circuito todo de novo; assim é como empurrar uma seringa com liquido já meio cheia.

DAÍ EU USAR SEMPRE COM RETORNO!

GPMstr

• Vignale

• *
  • 814
« Responder #55 em: 18 de Março, 2013, 22:55:49 »

Boas,
a questão do óleo é porque o carro só andava às vezes e era sempre mais no tempo bom e eu gostava de o mimar bem com óleo bom...
essa por acaso do filtro com válvula não sabia... qual os benefícios?

Em relação às escáfias, é capaz de ter levado, e mesmo à grande, mas pelos antigos donos pois na minha mão isso não aconteceu...
quando o comprei foi todo revisto a nível de motor na Fiat e foi bem assistido.
em relação à velocidade não era nada de mais para aquele carro, pelo menos ele nunca se negou a lá chegar! agora não faço é como muitos que ainda mal meteram o carro a trabalhar metem logo em redline... aquele era esticado sim mas quando já estava quente e depois de ter andado já um bocado (autoestrada)...
Óleo... mudei por fim já com uns 2 a 3 anos e com uns quantos kms em cima e o óleo parecia que tinha acabado de sair da embalagem...
Mas lá está, sempre que ligava, batia um bocado mas depois regularizava!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #56 em: 18 de Março, 2013, 22:58:18 »
valvula anti-retorno quando entra o óleo dentro do filtro, não volta para trás; só segue para a frente e quando pára, o óleo fica nele.

GPMstr

• Vignale

• *
  • 814
« Responder #57 em: 18 de Março, 2013, 23:02:23 »
valvula anti-retorno quando entra o óleo dentro do filtro, não volta para trás; só segue para a frente e quando pára, o óleo fica nele.

e esse filtro para um fire resulta?
diferença de preço?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #58 em: 18 de Março, 2013, 23:12:43 »
num fire resulta mesmo, porque está de lado; neste caso compra sempre de origem; a diferença se for 2 € é muito..

jfradique

• Piccolo

• *
  • 45

Masculino
« Responder #59 em: 18 de Março, 2013, 23:15:42 »
 Não se trata de óleo de batatas fritas nem de massa consistente mas sim de usar aquilo que é adequado conforme as indicações do fabricante que têm a ver com o clima ( gama de temperaturas ) e o tipo de uso que é dado ao carro , quantidade de kms anuais e locais por onde circula cidade ou estrada.
 Se tiveres a certeza que são as válvulas a bater afina-as porque se não o fizeres o problema só tem tendência a aumentar.