Luke , Nem um FIRE nem nenhum motor com cames à cabeça em que as valvulas são accionadas quase directamente. Quanto ao óleo 5w40 esse é demasiado fino para o motor e temperaturas em questão 10w40 ou 15w40 deverá de ser o indicado.Consulta o manual que tem lá um esquemático da viscosidade do óleo para o clima em que o carro é utilizado. O 5w40 é para temperaturas ambiente de -30cº até (+ou-) 50cº, no nosso clima esse óleo está sempre demasiado liquido, podes ter danificado qq coisa.
não são de ajuste hidráulico, e quando assim é, não é normal bater só a friojá alguém com esta questão mediu a folga de válvulas?
LBno mesmo motor, monta um com válvula, e um sem válvula, mede o tempo que a luz de pressão de óleo leva a apagar
Peço desculpa mas um óleo 10w40 trabalha perfeitamente numa gama de temperaturas entre os -10cº até aos 45cº por isso sim acho que é deitar dinheiro à rua, maaaaiisss esses óleos que falas podem durar muitos kms mas só têm validade de 12 a 18 meses, se não fizeres 20.000 nesse tempo sim é deitar dinheiro à rua. Acho que em Portugal para encontrares temperaturas de -10 tens que ir para a Serra da Estrela ou Bragança ou qq coisa. A -10cº um 10w40 tem uma viscosidade adequada para lubrificar o motor. Um motor saudável não bate válvulas nem com óleo das batatas fritas, se bate é porque tem folga, se bate nos 1ºs 30s e depois se cala não é preocupante mas já tem alguma folga que não devia ter com 120.000, quanto a mim e a julgar pela foto do velocímetro este motor já levou algumas escáfias. Quanto a facto dos óleos Selènia terem várias gamas de viscosidade tens que olhar para o mapa de Itália e ver que eles tem temperaturas de 40cº ou mais no verão na Sicília e temperaturas de -20 e -30 nos Alpes e, de certeza que o óleo que usam no norte não é o mesmo que usam no sul.
mas afinal é bom para o motor ou para o filtro?
Um motor saudável não bate válvulas nem com óleo das batatas fritas, se bate é porque tem folga, se bate nos 1ºs 30s e depois se cala não é preocupante mas já tem alguma folga que não devia ter com 120.000, quanto a mim e a julgar pela foto do velocímetro este motor já levou algumas escáfias.
valvula anti-retorno quando entra o óleo dentro do filtro, não volta para trás; só segue para a frente e quando pára, o óleo fica nele.