Autor Tópico: novo panda  (Lida 11349 vezes)

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
Re: novo panda
« Responder #15 em: 20 de Abril, 2013, 21:39:52 »
Pelo que ouvi dizer o twinair é bom se os locais por onde temos de andar são planos caso contrário, ou puxas bem as mudanças (caixa curta) ou ele morre enquanto as trocas (claro que também depende da forma de conduzir. Se é uma condução mais calma ou não...)

Como é motor "pequeno" e devido à caixa curtinha, vais andar maioritariamente em rotações acima do que provavelmente pretendes. Além do mais como tem turbo, vai contra o que deste a entender num dos primeiros posts deste tópico

motor de manutenção barata com 4 cilindros sem tubos sem faps sem nada dessas cenas que depois quando avariam sao muito caras.

De qualquer das formas podes ler alguns comentários acerca do twinair (por parte de quem tem um) neste tópico http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=30055.msg500747#msg500747.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #16 em: 20 de Abril, 2013, 22:34:27 »
Quanto ao ter que se puxar pelas mudanças, isso também acontece e bastante no 1.3 Multijet... se baixa das 1500rpm morreu, e só acima das 2000rpm tens motor, acima de 100km/h o esforço é notório.

No TwinAir não tens esse problema.

O TwinAir é bom em locais planos??? Pelo contrário a grande diferença para o 1.2 será mesmo quando precisas de força, pois além de maior binário, o mesmo do Multijet de 70cv, tem o turbo que te ajuda nessas situações... não falem só por falar.

A manutenção será sempre um pouco mais cara que o 1.2, visto que tem mais componentes, mas sempre mais barata que o Multijet.

Sobre as críticas ao consumo, bem leiam os ensaios, mesmo os de longa duração, e verão que o que mais falam é a performance do motor e o som viciante a puxar... nessas condições não há consumo que aguente.

Eu no meu Cross 4x4 Multijet tenho uma média desde sempre de 5,44L, há quem tenha o mesmo com médias a rondar os 7L... tudo depende de como conduzes, já o meu T-JET era igual, conseguia com calma 6.5L e a conduzir de faca dos dentes 10L.

Não olhem só para a cilindrada, olhem para todos os números... deixo aqui um estudo:

Modelo: Panda Lounge

1.2 8v
69cv às 5500rpm
102Nm às 3000rpm
164km/h
14.2s
5,1L

0.9 8v
85cv às 5500rpm
145Nm às 1900rpm
177km/h
11.2s
4,2L

1.3 16v
75cv às 4000rpm
190Nm às 1500rpm
168km/h
12.8s
3,9L

Como alguém pode afirmar que o TwinAir só serve para plano?
As diferenças para o 1.2 são gritantes, mais binário e muito mais cedo, não precisando de puxar tanto as mudanças como no 1.2 que é atmosférico, e isso nota-se nos menos 3 segundos dos 0/100km/h.

Experimentem os vários motores e não falem de borla, pois estamos aqui para ajudar o nosso amigo e não dar-lhe falsas informações. Para isso já basta estar a querer comprar um Fiat, e toda a gente dizer que isso não presta! :D

Quanto ao motor ser novo... já tem 2 anos de serviço, foi eleito motor do ano em 2011, e existe por enquanto com 3 níveis de potência, 65cv atmosférico, e 85cv e 105cv turbinado.

É utilizado no 500, 500L, Punto, Panda, MiTo, Ypsilon...

Acredito que se tivesse um Panda com esse motor faria consumos entre os 4.4L e os 4.9L, experiência que tenho em casos passados, o Panda tem média de 5.4L, o Stilo tinha de 5.9L e o Bravo de 7.8L... falo de médias feitas ao longo do empo que tive o carro em meu poder e não um único depósito... utilização normal do carro, com depósitos que evaporaram num instante e outros que duraram bastante.

Fiquem bem.
« Última modificação: 20 de Abril, 2013, 22:53:05 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #17 em: 20 de Abril, 2013, 23:07:09 »
dos 2 primeiro motores falo porque conheço-os e bem;

do multiar nem sei se serve para subir ou descer; o que sei é que este sistema já deu barraca no sistema da cabeça eletronica;

e quanto aos gastos dele, já houve testes e gastos não condiziam em nada e o próprio tipo da fiat que conheço diz que "como anda bem ... bebe"

também depende do pé o que é logico

por isso se puderes ir para o diesel vai; se puderes ir para o 1.2 e a gpl, vai também

este ultimo para mim até será o mais razoável em preço e qualidade

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #18 em: 20 de Abril, 2013, 23:17:50 »
dos 2 primeiro motores falo porque conheço-os e bem;

do multiar nem sei se serve para subir ou descer; o que sei é que este sistema já deu barraca no sistema da cabeça eletronica;

e quanto aos gastos dele, já houve testes e gastos não condiziam em nada e o próprio tipo da fiat que conheço diz que "como anda bem ... bebe"

também depende do pé o que é logico

por isso se puderes ir para o diesel vai; se puderes ir para o 1.2 e a gpl, vai também

este ultimo para mim até será o mais razoável em preço e qualidade

O motor 1.2 é de combate, por isso ainda se mantém na gama, pois está num segmento em que a manutenção nem sempre é a mais correcta. O TwinAir é para quem qeur um pouco mais de sumo. Já o Multijet... é muito caro em relação aos outros dois e para mim está fora de contas devido aos kms que são necessários para retornar o investimento, além de ser sempre menos refinado que os de ciclo otto.

Dou como exemplo o Panda 4x4... todos os ensaios que li, portugueses e estrangeiros preferem sempre o TwinAir em relação ao Multijet pois o Multijet é muito mais limitado que o TwinAir.

Quanto ao GPL... é sempre uma hipótese a ponderar, e convém ver se os nossos trajectos habituais contemplam bombas GPL. Por isso mesmo, o Multijet estaria fora de opção, pois caso rebente uma crise pretolifera, qualquer um dos outros motores pode ser mais tarde convertido. :)

"Como anda bem, bebe bem." - Claro, achas que o Bravo a fazer um consumo total de 7.8L andava sempre a fundo? Se eu queria andar bem, esperava consumos acima de 10L, mas como não andava sempre a andar bem, estes ficavam sempre abaixo dos 8L, com consumo oficial de 7,1L... para quem não sabe, refiro-me ao Bravo Sport 1.4 T-JET de 150cv, actualmente na pose do user DiogoOli.
« Última modificação: 20 de Abril, 2013, 23:20:48 por BlueCat »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #19 em: 20 de Abril, 2013, 23:19:58 »

tras o motor 1.2cc com 69 cv. a minha irmã tem esse motor no ford ka e faz medias de 5.5.  motor de manutenção barata com 4 cilindros sem tubos sem faps sem nada dessas cenas que depois quando avariam sao muito caras.

alguem conhece este motor? no panda recomenda se?

Tive um Grande Punto (1030kgs) com esse mesmo motor durante 5 anos (85.000kms). Fazer menos de 6,5/7 aos 100 com esse motor, num Panda que pesa 950kgs, só acredito se mo provarem!

De resto, é um motor muito fiável, de manutenção simples e barata.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #20 em: 20 de Abril, 2013, 23:20:33 »
os diesel também trabalham a GPL, ehehe....

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #21 em: 20 de Abril, 2013, 23:23:38 »
Tive um Grande Punto (1030kgs) com esse mesmo motor durante 5 anos (85.000kms). Fazer menos de 6,5/7 aos 100 com esse motor, num Panda que pesa 950kgs, só acredito se mo provarem!

De resto, é um motor muito fiável, de manutenção simples e barata.

eu!

no meu Panda fiz 5,5 a cerca de 90/100 e tem mais de 900 kg.

quando vim para cá a 120 mamou 10! aquilo tem caixa curtissima e não se arranca em 1ª

médias a encher e vazar e voltar a encher; o 1108 gasta sempre 7,5 l

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #22 em: 20 de Abril, 2013, 23:28:44 »
Para quem fala que o 1.2 é muito económico, deixo aqui o meu contributo:

Estive 3 dias com um Grande Punto Active de 5p com o 1.2 de 69cv (carro de substituição), e em condução normal despachada, entreguei-o com uma média de 7.4L... Mamava quase tanto como o Bravo...

Foi a minha única experiência com esse motor, mas não gostei da forma como subia de regime, já o TwinAir quando o experimentei num Panda Trekking, achei-o viciante e percebi o porquê dos consumos altos.

Aquilo parece uma mota a subir de regime, e o impulso é fantástico para apenas 85cv... fazia lembrar o Bravo quando pisava forte... e nessas condições os consumos disparavam.

É carro para consumos baixos, com calma, e altos com muita pressa. :D

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #23 em: 21 de Abril, 2013, 00:30:16 »
eu!

no meu Panda fiz 5,5 a cerca de 90/100 e tem mais de 900 kg.

quando vim para cá a 120 mamou 10! aquilo tem caixa curtissima e não se arranca em 1ª

médias a encher e vazar e voltar a encher; o 1108 gasta sempre 7,5 l

Qual teu Panda?

Onde é que tu tens um carro com este motor?

Podes ter um 1242cc 8v, da mesma família, mas não é este.

Eu tenho o Punto de 2001 com este mesmo bloco, de 60cv, e gasta em média quase menos 2 litros do que o Grande Punto/Punto EVO/500/Panda 2011!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #24 em: 21 de Abril, 2013, 10:21:32 »
Qual teu Panda?

Onde é que tu tens um carro com este motor?

Podes ter um 1242cc 8v, da mesma família, mas não é este.

Eu tenho o Punto de 2001 com este mesmo bloco, de 60cv, e gasta em média quase menos 2 litros do que o Grande Punto/Punto EVO/500/Panda 2011!

eu não tive um 1242 lá montado no 4 x 4 e vendi-o??? e não me fartei de andar com ele?????

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
« Responder #25 em: 21 de Abril, 2013, 14:02:07 »
obrigado pelas informações.

O carro que vamos comprar tem que durar pelo menos 20 anos.

portanto tem que ser um carro com poucas potenciais avarias. e manutenção barata.

tenho um punto de 1999 com o motor 1.2cc de 60cv e tenho um focus 1.4cc com 75cv. ambos a gasolina

ambos estão com uma idade avançada e estão a dar problemas.

gosto muito de conduzir o punto. o motor tem muito mais vida que o focus e bebe menos. e a minha maria teve como primeiro carro um panda mk1. e este novo modelo e muito giro.

quanto a carros com turbo e fap. este de dois cilindros tem fap? ou isso e so nos diesel?

mas assim de repente um carro com 2 cilindros e turbo não me interessa. ja me custa ver um carro com 3 cilindros, acho que fica a fazer mais barulho de motor porque perde o equilíbrio e falta lhe algo.

gosto de cruzar os dados técnicos. mas o que esta no papel nem sempre bate certo. dou o exemplo do focus e do punto que tenho em casa.
o punto e muito mais rápido do que o focus, esquecam a velocidade de ponta, ai o focus ganha mas so por mais 10km/h. de resto o punto com menos cilindrada e menos cavalos ganha. no papel diz o contrario.

vou ver se dou umas voltas no ford ka da minha irmã, tem o motor da fiat 1.2 de 69cv. vou ver se gosto do motor.

ah, moro num vale. todos os dias para sair de casa para o trabalho enfrento uma subida de 7 km.

« Última modificação: 21 de Abril, 2013, 14:18:10 por gilbranco »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #26 em: 21 de Abril, 2013, 14:07:44 »
quanto a carros com turbo e fap. este de dois cilindros tem fap? ou isso e so nos diesel?

Fap, só nos diesel.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #27 em: 21 de Abril, 2013, 14:34:45 »
gilbranco, enviei-te um e-mail... para o teu mail de registo aqui do fiatistas, o hotmail.

Talvez seja útil.

Fica bem.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #28 em: 21 de Abril, 2013, 14:40:38 »
Boas.

Para subir sem estourar consumos, será sempre um turbinado pois atinge o binário máximo mais cedo não precisando de estar sempre em rotações altas.

Faz um test-drive aos dois, e tenta fazer o mesmo percurso e a mesma condução, e compara.

Só os Diesel têm FAP e uma manutenção mais cara.

Entre os dois a gasolina,são muito diferentes pois o turbindado é sempre mais forte em todos os regimes que o atmosférico, mas com consumos inferiores ou na pior semelhantes. Tem é uma manutenção um pouco mais cara, mas compensa em IUC devido à cilindrada.

O motor de 2 cilindros é muito diferente de um de 3 cilindros, pois são pares e não criam desiquilibrios, mas nada como experimentar.

Fica bem e lê o mail que te enviei.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #29 em: 21 de Abril, 2013, 17:17:44 »
essa do motor de 3 cilindros desiquilibrarem não percebo...

os Smarts, os C1, os Toyotas andavam todos a chocalhar??