Gosto do 500. É um icone, um carro "bandeira" da Fiat que inclusivamente chegou a conquistar o mercado norte-americano. É um case-study.Confesso que, apesar da falta de unanimidade, gosto bastante do 500L e seria capaz de comprar um, ao contrário da versão longa que me parece um disparate. Estou expectante em relação ao 500X, também deverá ser interessante.Ir mais longe do que isto parece-me um absurdo!! É a canibalização absoluta da gama Fiat por parte do 500 e se for verdade... começa a enjoar! Tal como os clonezinhos do Mini que já nem os posso ver!
Faço destas palavras minhas.Caminhamos para uma gama Fiat centrada apenas na "fórmula 500", o que a meu ver será um erro enorme. Quero dizer com isto que com esta estratégia iremos assistir a uma vulgarização do conceito 500, tal como aconteceu na gama Mini. Não digo que não se desenvolvam estas variantes de cinco portas, crossover, etc, mas terá sempre que haver uma gama mais "conservadora" (Panda, Punto, Bravo...). Para mim a solução passaria por um esquema do género da Citroen, tem a sua gama "normal" e tem a gama DS. Quem quer um carro mais tradicional, opta pelos Panda, Punto ou Bravo, e quem quer um carro "da moda" compra um da familia 500. Para mim este seria o caminho a seguir pela marca.
Não há mercado, principalmente no segmento B, para andar a duplicar ofertas dentro da mesma marca! Já é complicado gerir a oferta dentro do Grupo, com Ypsilon, MiTo, Grande Punto, 500L e um novo Panda de dimensões generosas... A gama Punto tem mais de 20 anos e 6 ou 7 versões, já ! A "imagem" começa a apresentar algum desgaste...Não me parece descabido que o conceito PUNTO descanse uns anos. Há que aproveitar a imagem reforçada da plataforma 500 para vender mais alguns milhares de unidades por esse mundo fora! O novo Panda também tem associados conceitos de qualidade e robustez, é também um bom "cavalo" para apostar actualmente!Vamos manter o espírito aberto e esperar, como bons entusiastas da marca que somos, que o futuro nos traga muitos motivos de orgulho!
Fiat vai lançar cinco novos modelos nos próximos dois anosPrometidas quatro variante do 500 e uma nova variante do PandaO Grupo Fiat anunciou a intenção de, nos próximos dois anos, produzir cinco novos modelos para emergir na região europeia, Médio Oriente e África (EMEA).A Fiat anunciou que vai lançar cinco novos modelos nos próximos dois anos com o objetivo de recuperar o mercado na Europa, mas também ganhar quota no Médio Oriente e em África.Segundo o responsável da marca italiana, Alfredo Altavilla, os modelos a serem produzidos serão quatro variantes da família 500 (na imagem do 500L Trekking) e uma nova variante do compacto Panda."Estamos a reinventar o DNA da marca Fiat com um objetivo estratégico claro de posicioná-la no segmento premium do mercado", disse Altavilla, em declarações ao jornal italiano «Corriere della Serra».Sem revelar o local de produção destes novos modelos, Altavilla apenas adiantou que o novo Panda terá uma especial vocação off-road, para competir com os crossovers compactos.Fonte: Auto Portal