Autor Tópico: Lancia Y 16v 86cv aquece... em demasia em menos de 3km.  (Lida 13415 vezes)

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
Lancia Y 16v 86cv aquece... em demasia em menos de 3km.
« em: 29 de Dezembro, 2015, 00:58:02 »
Boas,

O meu Y 16V de 1998, anda a fazer das suas de novo. De ha uma semana para cá aquece imenso...
Levou termostato ha cerca de 2 anos e bomba de agua ha 3-4 anos. O radiador da sofagem já tem mais uns aninhos, provavelmente uns 7.
Levou radiador e todas as relas novas ha 2 anos... (quando levou uma reparação grande, alem do que ja referi, levou junta da cabeça e cabeça rectificada)
Depois de sangrar o sistema, um amigo disse que ou era bomba de agua ou termostato... Outro disse que podia ser alguma coisa entupida...
O mais estranho é que uma das vezes que o sangrei e deixei ao ralenti 20 min, ligou a ventoinha e não aqueceu... Ficou sempre pela temperatura "normal", o que me leva a pensar que o termostato esta bom. Pensava ter o problema resolvido... Comecei a andar, ao inicio ainda baixou um pouco a temperatura (de 50%(o normal) passou para uns 35%)... Mas dps foi sempre a subir, quando cheguei a casa (fiz+- 7kms) tava a chegar ao vermelho.

O que sugerem?
Como posso ter a certeza se é bomba de agua, termostato ou outra coisa? Alguem tem um esquema completo do circuito da agua?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Y 16v 86cv aquece... em demasia em menos de 3km.
« Responder #1 em: 29 de Dezembro, 2015, 10:28:19 »
1ª coisa a saber:
Como esta o nivel do liquido de refrigeraçao?

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #2 em: 29 de Dezembro, 2015, 12:03:05 »
1ª coisa a saber:
Como esta o nivel do liquido de refrigeraçao?

Esqueci-me de referir, desta vez que vim ate casa, e quando ja estava a chegar ao vermelho, estava a perder agua pelo tampão do radiador... Penso que o tampao é uma valvula de segurança e devia ter demasiada pressão no radiador...
Não dei por mais fugas externas, hj vou ver como esta o oleo... Just in case...

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #3 em: 29 de Dezembro, 2015, 12:52:54 »
Eu, pra n cometer novamente o mesmo erro começava precisamente por trocar a tampa. Nao deve ser cara e pode, como foi o caso inda ha mt pouco tempo num "morreo", mt bem ser dai.  :t_up:

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #4 em: 29 de Dezembro, 2015, 14:15:55 »
A tampa custa 12€, mais cêntimos menos cêntimos. O meu Punto ( com o mesmo motor ) fazia algo parecido, era a bomba de água.

Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #5 em: 29 de Dezembro, 2015, 22:06:08 »
Boas,

Hoje no Mario Rui não tinham a tampa, amanhã já devem ter, ficou encomendada.
Entretanto limpei todo o sistema, e quer o radiador, quer o radiador da sofagem não tem qualquer obstrução.
Para mim é bomba de agua ou termostato, mas estou mais inclinado para a bomba de agua infelizmente, infelizmente pq é a que da mais trabalho de mudar... Por isso queria mesmo ter a certeza... Ha maneira de ter a certeza se é a bomba de agua sem a tirar fora?

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #6 em: 29 de Dezembro, 2015, 22:28:17 »
Quando estamos a falar que é da bomba de agua, é sobre o quê? está com fuga? ou está danificada e não faz "girar" o anticongelante??

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #7 em: 29 de Dezembro, 2015, 22:54:24 »
Quando estamos a falar que é da bomba de agua, é sobre o quê? está com fuga? ou está danificada e não faz "girar" o anticongelante??

Não pinga... O que penso que seja é "pás comidas" que não bombeiam o anticongelante...

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #8 em: 30 de Dezembro, 2015, 08:39:42 »
Se tem trabalhado com anticongelante n acredito em pas comidas...  :dry:
O vaso deve ter um tubo mais fino de retorno. Enquanto o motor esta a  trabalhar sai agua por esse tubo? Se sim em principio a bomba esta a bombear. (a 100% ou nao e outra questao...)

orlando jose ribeiro

• Giannini

• *
  • 335

Masculino
« Responder #9 em: 30 de Dezembro, 2015, 09:24:22 »

Bom Dia !

Experimenta,andar com o aquecimento ligado,no máximo !

Cumprimentos !! :lancia:

Orlando José Ribeiro

HF OJR

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #10 em: 30 de Dezembro, 2015, 11:15:47 »
Se tem trabalhado com anticongelante n acredito em pas comidas...  :dry:
O vaso deve ter um tubo mais fino de retorno. Enquanto o motor esta a  trabalhar sai agua por esse tubo? Se sim em principio a bomba esta a bombear. (a 100% ou nao e outra questao...)

Tem trabalhado nestes 2 anos com agua destilada, sem anticongelante...

O tubo mais fino que tem vem do radiador da sofagem... Eu pelo menos nao vi nenhum mais fino mas posso procurar... Consegues enviar alguma foto que identifique esse tubo?
O radiador da sofagem raramente manda agua quente.... Normalmente tem um tubo quente e outro que dps de sangrado, com o andar do carro fica só com ar.
Ja troquei a tampa do radiador, continua com o problema.
So vejo como causa bomba de agua ou termostato... Mas continuo mais inclinado na bomba de agua....

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #11 em: 30 de Dezembro, 2015, 11:42:20 »
Quando estás com o carro parado, se acelerares em ponto morto a temperatura desce? Tipo ficares ali nas 2mil rpm...

Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #12 em: 30 de Dezembro, 2015, 13:39:30 »
Quando estás com o carro parado, se acelerares em ponto morto a temperatura desce? Tipo ficares ali nas 2mil rpm...

Não sei se o que disse no post inicial ajuda...
"O mais estranho é que uma das vezes que o sangrei e deixei ao ralenti 20 min, ligou a ventoinha e não aqueceu... Ficou sempre pela temperatura "normal", o que me leva a pensar que o termostato esta bom. Pensava ter o problema resolvido... Comecei a andar, ao inicio ainda baixou um pouco a temperatura (de 50%(o normal) passou para uns 35%)... Mas dps foi sempre a subir, quando cheguei a casa (fiz+- 7kms) tava a chegar ao vermelho."

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #13 em: 30 de Dezembro, 2015, 14:04:25 »

Tem trabalhado nestes 2 anos com agua destilada, sem anticongelante...

O tubo mais fino que tem vem do radiador da sofagem... Eu pelo menos nao vi nenhum mais fino mas posso procurar... Consegues enviar alguma foto que identifique esse tubo?
O radiador da sofagem raramente manda agua quente.... Normalmente tem um tubo quente e outro que dps de sangrado, com o andar do carro fica só com ar.
Ja troquei a tampa do radiador, continua com o problema.
So vejo como causa bomba de agua ou termostato... Mas continuo mais inclinado na bomba de agua....

As dicas que tenho dado sao base no meu conhecimento geral em mecanica e nao no modelo em especifico (dai ter dito que o vaso devia ter um tubo mais fino.)
por norma existe um tubo fino no sistema de refrigeraçao ao vaso precisamente para fazer o sangramento do ar.

Dado que tens andado apenas com agua destilada admito que possas ter problemas na bomba, algo mais complicado implica a verificaçao de alguem mais experiente no local,...
Nao quero avançar para junta pq e sempre o mais grave e pq ja percebi que qd tenho esse tipo de problemas a questao da junta quase sempre so calha a mim.  :sombrero:

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #14 em: 30 de Dezembro, 2015, 14:26:43 »
As dicas que tenho dado sao base no meu conhecimento geral em mecanica e nao no modelo em especifico (dai ter dito que o vaso devia ter um tubo mais fino.)
por norma existe um tubo fino no sistema de refrigeraçao ao vaso precisamente para fazer o sangramento do ar.

Dado que tens andado apenas com agua destilada admito que possas ter problemas na bomba, algo mais complicado implica a verificaçao de alguem mais experiente no local,...
Nao quero avançar para junta pq e sempre o mais grave e pq ja percebi que qd tenho esse tipo de problemas a questao da junta quase sempre so calha a mim.  :sombrero:

O sangramento faz-se a partir de 2 "valvulas" nos 2 tubos que entram no radiador da sofagem e numa "valvula" no radiador no extremo oposto ao vaso expansor.
A junta da cabeça nova e rectificação da cabeça foram intervencionados ha 2 anos na mesma altura que mudei o termostato, as relas todas e um tubo metalico de agua.
Ponho a pergunta de outra maneira. É possivel ter a certeza que não é do termostato?
Parece-me que o circuito cria mta pressão (ar/vapor) e a agua nao circula....