Autor Tópico: Óleo no líquido de refrigeração  (Lida 11001 vezes)

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
Óleo no líquido de refrigeração
« em: 21 de Dezembro, 2016, 11:08:16 »
Boas pessoal

Infelizmente devo ter um problema bem grave com o meu Bravo. É um 198 Mjet Sport de 150cv e, na passada semana quando fui trocar os pneus encontraram óleo a escorrer na cava da roda dianteira direita.

Pensaram que seria dos travões mas, quando baixaram o carro e abriram o capot tinha o reservatório da água preto, cheio de óleo a escorrer. Disseram para ir o mais rápido possível a um mecânico pois poderia ser da junta. Parei na Stock Car (em Braga) e, quase uma semana depois disseram que não era do radiador do óleo e que, quase de certeza será da junta. Mas não me apercebi de aquecimento anormal nem outro qualquer sintoma.

Como neste momento não tenho mesmo capital para uma reparação destas (sei que fica caro, apenas não sei o quanto pois não conseguem concluir o diagnóstico), estava a pensar em arrumar o carro em casa dos meus pais até ter o capital para a reparação.

Sei que tenho que acrescentar óleo pois o nível estava baixo (mais ainda não tinha dado sinal), será minimamente seguro para o motor fazer uma viagem de cerca de 12km ou será melhor jogar pelo seguro e ir de reboque?

Cump's
Não tenho assinatura.. ;)

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Óleo no líquido de refrigeração
« Responder #1 em: 21 de Dezembro, 2016, 17:23:23 »
Pode ser estupido não será da direção assistida?  Ou da caixa de velocidades? Ou algum for de transmissão roto a deixar passar óleo ou massa consistente?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #2 em: 21 de Dezembro, 2016, 17:39:57 »
A confirmar oleo do motor na circuito de refrigeraçao e nao te interessar chamar um reboque atraves do seguro, deves em primeiro lugar acrescentar oleo ate ao nivel. colocar o motor a trabalhar uns 15 minutos e ir verificando o que acontece com o liquido de refrigeraçao (e com o motor tambem, ja agora), se subir e começar a deitar fora aconselho a parar o motor, estar quieto e nao andar mais com o carro ate ser reparado. Se entretanto a ventoinha ligar e desligar normalmente a partida nao havera azar desde que nao puxes mt plo carro durante a viagem.

NOTA: Nao esquecer que e apenas uma opiniao baseada na informaçao disponibilizada,
Obviamente o mais seguro seria chamar a assistencia em viagem ou um reboque.  :t_up:

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #3 em: 21 de Dezembro, 2016, 21:18:07 »
Reboque nisso, não facilites!!
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #4 em: 21 de Dezembro, 2016, 22:36:07 »
O reboque seria o ideal, acredito que será do radiador/permutador do óleo...

NunoAntunes93

• Giannini

• *
  • 538

Masculino
« Responder #5 em: 22 de Dezembro, 2016, 18:37:38 »
Esse carro teve trocas preventivas do liquido (paraflu) de 2 em 2 anos? ou andava com um liquido diferente?

O permutador ir embora a usar liquido...mau demais para ser verdade! Normalmente degradam-se em circuitos ´com água...

gabrieljstavares

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #6 em: 23 de Dezembro, 2016, 10:05:00 »
Boas, infelizmente aconteceu-me o mesmo em Agosto, podes fazer viagens curtas, mas vê o nível do óleo se estiver muito baixo, chama o reboque.
Eu não arrisquei e chamei logo o reboque.
Basicamente foi o radiador de óleo que deu o berro e está a fazer passagem de óleo para o circuito de refrigeração vais ter de meter um novo e limpar várias vezes o circuito.

Eu paguei 420€, 150€ do radiador novo (é o preço dele na fiat) mais mão de obra e mudança de óleo e filtro.

Mesmo após a limpeza na oficina já me vi obrigado a fazer outra limpeza (não precisas de pagar a um mecânico para a fazer, é moroso mas relativamente simples só tens de saber o que desapertar), ainda assim já tenho novamente umas manchas no reservatório agora em Janeiro vou fazer ter de fazer nova limpeza, é normal isto acontecer ficou muito lixo no circuito.

Para fazer a limpeza precisas do seguinte:
Desmontar e lavar o vaso de expansão com agua e sal (bastante) até ficar como novo.
Fazer a purga do radiador, ou caso não consigas desapertar em baixo, podes desapertar a mangueira em cima metes agua no vaso de expansão até sair pela mangueira em cima, sopras para dentro do vaso de expansão para criar pressão e sair a agua com mais força p/ limpar melhor.
Vai olhando para o chão durante este processo, vais ver pintinhas pretas no chão, que é óleo a sair, quando não vires quase nenhumas meter liquido de refrigeração e começa a encher o vaso, quando a agua que sair na tubagem for da cor do liquido montas tudo.
Enche bem o vaso com liquido um pouco acima do nível e põe o carro a trabalhar até ligar a ventoinha.

Se sair mais lixo, é normal não te preocupes, o que não é normal é só sair preto, se acontecer então tens um grave problema com a junta da colaça.

Acho que não me esqueci de nada, se houver mecânicos aqui corrigam-me se estiver enganado.

Cumpts, e boa sorte, que seja só o radiador de óleo.
 :fiatistas:

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #7 em: 23 de Dezembro, 2016, 14:43:33 »
Optei por arriscar.

Fui sempre a controlar a temperatura e o que me irrita é que o carro não aqueceu nem teve qualquer outro sintoma. O meu pai falou com um mecânico lá na terrinha e ele disse que, quase de certeza, é mesmo o radiador do óleo apesar de já me terem dito que testaram e que não era. Já paguei 126€ só para testar e ver se realmente era ou não.

O que ele disse é que esses testes geralmente são feitos com água mas, nas condições em que o radiador é usado, o óleo ao aquecer fica mais fino e faz uma pressão maior do que a da água (ao testar) e que sempre que mandou para testar, todos vieram ok mas ele trocou noutras situações e era o problema do radiador.

Ele disse que troca sempre primeiro o radiador andes de fazer o que quer que seja na colaça... Em principio o meu pai vai ajudar com a despesa e deve ir para lá para a semana...

Depois vou fazendo um update neste tópico e obrigado a todos pela ajuda e opiniões.

gabrieljstavares

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #8 em: 27 de Dezembro, 2016, 10:38:17 »
Optei por arriscar.

Fui sempre a controlar a temperatura e o que me irrita é que o carro não aqueceu nem teve qualquer outro sintoma. O meu pai falou com um mecânico lá na terrinha e ele disse que, quase de certeza, é mesmo o radiador do óleo apesar de já me terem dito que testaram e que não era. Já paguei 126€ só para testar e ver se realmente era ou não.

O que ele disse é que esses testes geralmente são feitos com água mas, nas condições em que o radiador é usado, o óleo ao aquecer fica mais fino e faz uma pressão maior do que a da água (ao testar) e que sempre que mandou para testar, todos vieram ok mas ele trocou noutras situações e era o problema do radiador.

Ele disse que troca sempre primeiro o radiador andes de fazer o que quer que seja na colaça... Em principio o meu pai vai ajudar com a despesa e deve ir para lá para a semana...

Depois vou fazendo um update neste tópico e obrigado a todos pela ajuda e opiniões.

Não sei quantos kms fazes por dia, mas se forem poucos quando é a junta a dar o berro enquanto a Bomba de Água estiver a funcionar em condições a temperatura não vai subir abruptamente.

Thumbs up  :t_up: para esse mecânico, normalmente vão logo para a junta lol.

Olha como estava o meu vaso de expansão

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 27 de Dezembro, 2016, 11:04:18 »
Isso é típico permutador de oleo, se tiveres radiador isso não acontece pq tem as linhas de óleo separadas. O permutador é que funciona com arrefecimento a agua e quando berra, deixa a agua e o oleo misturar..  :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

gabrieljstavares

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #10 em: 28 de Dezembro, 2016, 11:11:23 »
Isso é típico permutador de oleo, se tiveres radiador isso não acontece pq tem as linhas de óleo separadas. O permutador é que funciona com arrefecimento a agua e quando berra, deixa a agua e o oleo misturar..  :t_up:

Exato, chamo-lhe radiador, mas na verdade o nome correto é permutador de oleo.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #11 em: 28 de Dezembro, 2016, 11:30:44 »
Exato, chamo-lhe radiador, mas na verdade o nome correto é permutador de oleo.

Caso seja o permutador, aproveita e mete um radiador...  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

NunoAntunes93

• Giannini

• *
  • 538

Masculino
« Responder #12 em: 28 de Dezembro, 2016, 17:09:34 »

Exteriormente são iguais? há forma de saber se o motor sem radiador ou permutador?

gabrieljstavares

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #13 em: 30 de Dezembro, 2016, 13:36:33 »

Bem que merecia, à quantidade de lixo que entrou lá para dentro :lol:

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #14 em: 10 de Janeiro, 2017, 11:15:36 »
Finalmente tenho carro novamente...

Como trabalho muito longe teve que ser outra pessoa a ir buscar pois já tinha esgotado todas as possibilidades de carros emprestados.

Não se mexeu na colaça e foi-se directamente ao permutador/radiador. O carro já fez mais de 100km desde ontem quando saiu do mecânico e noto que o vaso de expansão está escuro outra vez mas, contrariamente ao que aconteceu quando o problema foi detectado e ao estado do vaso do gabrieljstavares, não transbordou e o nível está igual portanto assumo que não esteja a haver passagem de óleo e sejam ainda resíduos do que aconteceu pois o nível de óleo não desceu... Mas, se souberem, respondam a esta questão:

Se fosse colaça e tendo feito hoje 50km seguidos com carro, seria expectável já ter algum sintoma como vaso de expanção a verter devido ao aumento do nível pela entrada de óleo no circuito de água, aumento de temperatura, diminuição do nível de óleo?

É que para já, com a excepção do vaso ter o líquido numa cor mais escura, está tudo normal com o carro...