Autor Tópico: AJUDA, FIAT BRAVO 100SX  (Lida 24971 vezes)

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« em: 01 de Abril, 2006, 22:12:20 »
ora muito boa noite a todos os users:D
Queria umas pequenas ajudas em relação ao meu fiat Bravo td100.
Ora muito bem, o 1º problema é o velocimetro assim que começo a anadar o ponteiro roda todo e fica um pouco depois dos 220km\h e so qd paro o carro é q retorna aos 0. O gajo devia mostrar a velocidade e assim NICLES :P

Depois outra questão, mudei lhe o oleo assim que o comprei, eti mobil1 para motor diesel 5w50, 4litrinhos dele, e mudei filtro de oleo tb, e na vareta o nivel do oleo fica bue baixo.... não percebo. eu vi no manual que leva 4.5litros, mas meio litro será que é o suficiencte para o nivel subir ate ao cimo da marca na vareta? é q está msm no minimo kase.

Depois gostaria de saber se n há para ai alguma informação util para se poder mudar as lampadazinhas de dentro da consola central (na parte dos botoes da sofagem)

Já agora, estes carros devem mudar correia de quantos em quantos km's?

O meu é de fim de 99, é o 100sx diesel, comercial, com o kit abarth, e manda já com 169mil... isto é motor para aguentar muitos mais ou nem por isso?
Em questão a babas de oleo no motor e barulhos esquisitos não encontro nada. Ate tava a pensar quando tira-se aquela protecção de plastico da parte de cima do motor que fosse ver tudo babado e tal..mas nao, tudo impek, tudo limpinho. E pronto...´deixo aqui as minhas duvidas lançadas.

Abraços a todos [[[]]]

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #1 em: 01 de Abril, 2006, 22:18:40 »
O carro leva 4.5L com ou sem mudança de filtro? Porque se nao incluir o filtro (deve ser 0.5L nao?), fica-te a "faltar" um litro de oleo.. dai a vareta ficar no minino..

Quanto ao ponteiro.. ele vai para os 220 e fica lá quieto até parares?

quanto aos Motores.. é o JTD? Se for eles tem fama de resistentes..
small sports car...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #2 em: 01 de Abril, 2006, 22:24:52 »
Digo já que diesel não é comigo, nada de mal mas apenas nunca estudei essa area :P

O oleo precisa desse 0,5l e sim é o suficiente para chegar á marca :t_up:

O conta kms é a mola partida ou mesmo só a guia, tudo depende do tipo de monometro que seja.

Mudar as lampadas...acho que basta dares uma olhadela para descobrires isso, nada como passar duas horas de volta de uma coisa a abrir para no fim vir a maria e dizer que nos esquecemos de um parafuso ali atrás (lol)  (lol)

Correias está no manual....de momento não tenho o autodata instalado se não dizia-te.

169000kms...diesel....txi ainda mal fizeste a rodagem nisso (lol)
regra basica é gasolina com sorte faz 300000kms, diesel faz no minimo 500000kms e com cuidado vira a volta :t_up:  

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #3 em: 02 de Abril, 2006, 00:47:14 »
Ora bem...então é assim, o ponteiro sobe e mantem-se no seu maximo (um pouco deopis dos 220) enquanto o carro está em marha..fica lá e não mexe. so desce quando se pára o carro.
enquanto ao oleo no manual diz, 4litros  se mudar filtro de oleo, 4.5litros mudando filtro do oleo. como mudei filtro de oleo deveria ser os 4.5 litros...axo estranho é meio litro subir logo assim um bom bocado no nivel. 2ª ou 3ª vou tirar as teimas.

Já agora, o que indica um carro a gasoleo deitar um pouco de fumo preto, até mesmo qd se puxa por ele ... será algo mau?  Ele a frio e mesmo a quente so c um cheirinho no acelerador não faz fumo, msm a trabalhar ao relantim....mas se meto um pouco o pé + para baixo....ja comeca a fumar...lol :P

Enquanto a isso do conta kilometros, ngm me diz maneiras de ver o que poderá ser? por ex desmontar o mostrador do carro, ver no motor qualquer coisa...n sei.... ajuda :P

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #4 em: 02 de Abril, 2006, 14:57:16 »
fumo preto - normal fazer em situações de carga

oleo, por norma entre minimo e maximo é 1 litro

velocimetro... não sei se é mecanico ou digital.. alguem sabe?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #5 em: 02 de Abril, 2006, 17:35:08 »
Ah oki...entao deve msm faltar o meio litrinho no oleo... Porque indica o nivel +- a meio da vareta mais a fugir para o minimo:P
Já agora pergunto aos entendidos....eu meti 4litrinhos de oleo mobil 1  5W50, sintectico para diesel, fiz mal ou devia mesmo meter o 10W40 como diz no manual?? Agora tb ja n ha  muito a fazer...mas digam me o que acham.

Quanto ao fumo ele manda sem carga..porque uso o carro não para carga mas sim so para me deslocar nele... Quando pe vai mais ao fundo e passa +- das 3mil rotações faz um coxe de fumito....enfim....será algo errado???

E o manometro vou ver se o saco para fora e vejo se ha alguma coisa de errado nas ligações da bixa...se não quanto é q isso custara num mecanico ou mesmo na fiat, alguem sabe???

Abraços a todos e obrigado pelas dicas:D

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #6 em: 02 de Abril, 2006, 18:06:45 »
O "Luke" estava a referir, em situações de aceleração esforçada ou brusca

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #7 em: 02 de Abril, 2006, 19:08:12 »
Ah,....oki...é q ele so fumega qd se puxa mais...em andamento normal n faz nada de fumo...mas a ver se mudo as velas de incandescencia e o filtro do ar....
O filtro do ar é q é marado...tem tipo uma esponja agarrada, deve ser p filtrar o ar antes de chegar ao filtro...será mesmo assim de origem ou terá sido invenção!?!?!

[[[]]]

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #8 em: 02 de Abril, 2006, 19:13:50 »
se o carro não custa a pegar, não precisas de mudar as velas, os carros a diesel trabalham sem velas, a combustão é dada automaticamente assim que a mistura é levada a determinada compressão

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #9 em: 02 de Abril, 2006, 19:56:24 »
Esse filtro de ar ja deve ter sido invençao. mas posta fotos k o pessoal diz-te logo.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #10 em: 02 de Abril, 2006, 21:37:46 »
Ah,....oki...é q ele so fumega qd se puxa mais...em andamento normal n faz nada de fumo...mas a ver se mudo as velas de incandescencia e o filtro do ar....
O filtro do ar é q é marado...tem tipo uma esponja agarrada, deve ser p filtrar o ar antes de chegar ao filtro...será mesmo assim de origem ou terá sido invenção!?!?!

[[[]]]
Todo o diesel faz fumo.. vai experimentar um TD70 se queres ver o que é fumo!

Não tens nada para com te preocupar..  :yeah:  
small sports car...

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #11 em: 02 de Abril, 2006, 23:10:07 »
ehehehe

E então uma coisa importante que ainda ngm me soube dzer... o problema do conta kilometros, como é q se resolve akilo?!

Se n dá para um gajo sozinho fazer akilo , aconselham a levar o carro a onde, á fiat ou a um mecanico?? Será mto caro?!  :d_look:

[[[]]]

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #12 em: 03 de Abril, 2006, 11:38:35 »
só desarmando e vendo

Bravo GT JTD by TWE

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #13 em: 03 de Abril, 2006, 20:35:39 »
oi ta tudo, bem para começar o teu motor leva quase 5L de oleo com mudança do filtro e deve ser um 10w40 de preferencia selenia turbo disel ou 20K mas o que tens não faz mal visto que mudaste a pouco mas da proxima vez ja sabes.

quanto ao filtro de ar é normal existe 2 tipos de filtros de ar para os nossos carros
com ou sem esponja, relativamente ao fumo tb é normal a essa rotaçao sabes que o motor esta em carga e a bomba esta a dar o debito maximo

nas velas incandescentes, se a luz da resistencia não acende com o carro em andamento ou logo depois de o pores a trabalhar não há crise, verifica tb se não custa a pegar em frio.

a correia de distribuição devia ter sido mudada aos 100.000km tens que ver isso caso contrario poder vir a ter serios problemas no motor, verifica se foi mudado a correia e o tensor e esta operação deve ser feita de 100.000km em 100.000km se não foi mudada podes dizer que estas cheio de sorte

ha outro conselho verifica sempre o nivel de agua e oleo do motor e vai olhando para o ponteiro da temperatura pois esses motores aquecem com facilidade e o mal é que a culaça estala logo assim que o motor sobreaquece.

fica bem e manda sempre :t_up:    

DiogoL

• Visitante
AJUDA, FIAT BRAVO 100SX
« Responder #14 em: 03 de Abril, 2006, 21:16:33 »
Ora muito boa noite, antes de mais agradeço a todos a dicas aqui para o meu novo veiculo :P

Ora muito bem.... eu fui buscar o carro ao porto e vim sempre c ele as 3mil rotacoes e a temp semPRe no meio da escala...e qd vinha um coxe sem acelerar ele começava a descer um pouquito...por isso problema de arrefecimentos não tem :D
Quanto á correia o senhor dise q foi mudad á 40mil km's. Uma correia grande que vejo do lado eskerdo do motor ainda tem as letras escritas na correia e tudo...deve ser porque não é muito velha... Não sei se será essa a correia de distribuição ou do alternador.
hoje ja comprei + um litrinho de oleo para meter o nivel no maximo. E pronto...Agora so me falta calibrar as jantes porque em 5ª a partir das 3mil rotacoes, 3mil e poucas rotaçoes comeca a sentir se uma trepidação...pode ser jante , penso...

Mas pronto, obrigado a todos pelas dicas;)