Autor Tópico: Filtro de ar pequeno  (Lida 27454 vezes)

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
    • http://
Filtro de ar pequeno
« em: 14 de Julho, 2003, 14:19:37 »
Ando curioso.
Será que aqueles filtros de ar pequenos "maravilha", hão-de melhorar alguma coisa no meu carro?
Segundo consta, o objectivo é entrar ar mais frio na combustão.
Mas, até que ponto isso poderá ter implicações positivas no meu chaço..  :crash:  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T

joaochambino

• Visitante
Filtro de ar pequeno
« Responder #1 em: 14 de Julho, 2003, 17:05:06 »
... filtros de ar pequenos, o que queres dizer com isso ? Admissão directa? Se for .. dar dá mas requer cuidados adicionais com a água com o ar quente... para o Delta 1300 não sería melhor um de caixa ( lavável, tipo k&n. green... desculpem a publicidade gratuíta )....  

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
Filtro de ar pequeno
« Responder #2 em: 14 de Julho, 2003, 17:57:01 »
:d_grin: Sim, eu não quis chamar a isso de "admissão directa", porque acho que isso implicava o tubo estar aberto ao ar livre sem nada pra filtrar.

Estava-me a referir aqueles filtros tipo lata de coca-cola com uma rede de alumínio ou algo do género à volta.

Mas de qualquer forma...haverá ganho de cavalos, vai-me aumentar o consumo ou simplesmente não valerá a pena?
É que isto é um 1300 "normal"... :buaaa:

Mas fiquei curioso das vantagens e desvantagens.
 :violino:  

wolfh3art

• Giannini

• *
  • 495
    • http://hugo-rodrigues.no-ip.com
Filtro de ar pequeno
« Responder #3 em: 14 de Julho, 2003, 18:03:01 »
ya já agora ke vantagens num 1108..... o meu?
<table border=0>
<tr valign=bottom>
<td width=10>

</td>
<td>in the heart of my seicento
lives a soul of a warrior.

Seicento Sport Abarth 2001
</td>
</tr>
<tr height=12>
<td colspan=2>

</td>
</tr>
</table>

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
Filtro de ar pequeno
« Responder #4 em: 14 de Julho, 2003, 18:13:06 »
Até porque tenho a sensação que essas coisas são caras e para isso, deixo-o estar como está.
A unica coisas boa é q deixo de ter uma caixa e um tubo gigante lá no motor.
Mas aquilo já ronca tanto... (panela do meio ligeiramente furada)

Erickson

• Abarth

• *
  • 4446
Filtro de ar pequeno
« Responder #5 em: 14 de Julho, 2003, 18:54:03 »
Mas aquilo já ronca tanto... (panela do meio ligeiramente furada)
Deve ser hábito dos Lancias (lol)

Quanto aos filtros de ar, um de caixa é porreiro, visto que te vai dar mais entrada de ar, mas se não tens cuidado também te aumenta os consumos :P
Tive ontem a falar sobre isso com o Lancisti e em vez de um gajo andar sempre a comprar filtros de ar, um desses sai mais económico, visto ser lavável..
1996 Fiat Punto 55 SX

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
Filtro de ar pequeno
« Responder #6 em: 14 de Julho, 2003, 20:18:11 »
Exactamente. Acho que foi essa a ideia que tive quando falei com o Lancisti há uns tempos sobre isso.
Acho que é mais ou menos isso.
Mas por norma, também só gastará mais se eu lhe mandar a gasosa (pisar), porque caso contrário, a mistura ar/gasol também é algo regulável no carburador, creio.
Quem for mais entendido...confirme.

Em relação ás lavagens...será que um filtro normal também se suja assim tanto? Eu nunca mudei o meu, mas só tenho o Lancia há 4 meses.

Roncar...Já me disseram q tem tendência pra roncar, mas a panela do meio está mesmo rota. O tipo da inspecção metue uma folha por cima... e a folha voou ligeiramente. Creio que ele como não " viu "... perdoou!!!  :fiat:

E na inspecção? Será que este tipo de filtros são permitidos?

E já agora... quanto custará uma brincadeira destas?
« Última modificação: 14 de Julho, 2003, 20:19:33 por Delta1300 »

Erickson

• Abarth

• *
  • 4446
Filtro de ar pequeno
« Responder #7 em: 14 de Julho, 2003, 22:10:16 »
Se o filtro for de caixa ninguém o vê :P Por isso não te chateiam na inspecção..
Esses filtros dizem que devem ser lavados a cada 50000km mas eu acho muito :d_roll:
Quanto ao filtro normal, depende dos caminhos que faças, muito ou pouco pó no ambiente :P
1996 Fiat Punto 55 SX

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Filtro de ar pequeno
« Responder #8 em: 14 de Julho, 2003, 22:50:37 »
por acaso nao tens fotos?
o meu pai andou uns tempos com um lancia delta, o gt, acho que é 1600 nao é?
ainda me lembro, eu sentava-me volante e sonhava que estava dentro de um carro de rally!  :love:

Tambem me lembro de entar dentro de um HF, e a minha primeira pergunta foi "para que é que sao tantos ponteiros?" :D

por acaso nao tens fotos do teu?  
« Última modificação: 14 de Julho, 2003, 22:52:11 por Bizarro »
small sports car...

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
Filtro de ar pequeno
« Responder #9 em: 14 de Julho, 2003, 23:52:03 »
Fotos actuais do meu, acho que tenho ali uma por passar no scanner (que não tenho).

A ver se tiro mais fotos assim que terminar os exames.
Mas eu estava à espera da pintura total que vai levar em Agosto para poder tirar fotos mais decentes!!
Ele tem um pouco de ferrugem no tejadilho (muito pouco no tecto de abrir e já consideravel ao pé do vidro grande).

Assim que puder coloco-a aqui  :yes:

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
Filtro de ar pequeno
« Responder #10 em: 14 de Julho, 2003, 23:58:13 »

:d_grin: Como de momento não tenho o meu carro aqui comigo...tive que pegar hoje no Clio 1.2 Bebop do meu irmão. É claro, é um pouco mais confortável que o meu, entre muitas outras coisas em que é melhor também , etc , etc...
Mas...Estranhei TANTO o facto de só ter apenas velocidade + nível gasolina. 2 ponteiritos...

Uma das coisas que adoro no meu Delta... é o facto de ter 6 ponteiros e luzinhas pra fazer arvore de Natal. Adoro ver aquilo!! Ah... e ainda falta uns adicionais para o nível/temperatura do óleo.. do HF.
Acho que ficaria completo aí!...excepto que no lugar do Turbo... tem o económetro.

Parece um Avion :yes:  

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Filtro de ar pequeno
« Responder #11 em: 15 de Julho, 2003, 01:15:05 »
por acaso nao tens fotos?
o meu pai andou uns tempos com um lancia delta, o gt, acho que é 1600 nao é?
ainda me lembro, eu sentava-me volante e sonhava que estava dentro de um carro de rally!  :love:

Tambem me lembro de entar dentro de um HF, e a minha primeira pergunta foi "para que é que sao tantos ponteiros?" :D

por acaso nao tens fotos do teu?
Bizarro ... um destes ???

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Filtro de ar pequeno
« Responder #12 em: 15 de Julho, 2003, 01:22:32 »
:d_grin: Como de momento não tenho o meu carro aqui comigo...tive que pegar hoje no Clio 1.2 Bebop do meu irmão. É claro, é um pouco mais confortável que o meu, entre muitas outras coisas em que é melhor também , etc , etc...
Mas...Estranhei TANTO o facto de só ter apenas velocidade + nível gasolina. 2 ponteiritos...

Uma das coisas que adoro no meu Delta... é o facto de ter 6 ponteiros e luzinhas pra fazer arvore de Natal. Adoro ver aquilo!! Ah... e ainda falta uns adicionais para o nível/temperatura do óleo.. do HF.
Acho que ficaria completo aí!...excepto que no lugar do Turbo... tem o económetro.

Em relação ao conforto... o Delta é mais rijo que o Renault ... não há nada a fazer ... o outro é mesmo bailarina ...

Em relação à comparação em si ... desculpa lá ... mas ... é comparar o cú com a calças ...

O Delta é antes de mais um segmento acima do clio ... e depois ... e depois escrevia-te aqui uma página inteira em relação à superioridade do quadradinho comparativamente ao francês

wolfh3art

• Giannini

• *
  • 495
    • http://hugo-rodrigues.no-ip.com
Filtro de ar pequeno
« Responder #13 em: 15 de Julho, 2003, 10:15:17 »

Em relação ao conforto... o Delta é mais rijo que o Renault ... não há nada a fazer ... o outro é mesmo bailarina ...

Em relação à comparação em si ... desculpa lá ... mas ... é comparar o cú com a calças ...

O Delta é antes de mais um segmento acima do clio ... e depois ... e depois escrevia-te aqui uma página inteira em relação à superioridade do quadradinho comparativamente ao francês
Lancisti kuanto á lista pode vir, mas acho ke ninguem tem duvidas da superioridade do Delta.........  
<table border=0>
<tr valign=bottom>
<td width=10>

</td>
<td>in the heart of my seicento
lives a soul of a warrior.

Seicento Sport Abarth 2001
</td>
</tr>
<tr height=12>
<td colspan=2>

</td>
</tr>
</table>

joaochambino

• Visitante
Filtro de ar pequeno
« Responder #14 em: 15 de Julho, 2003, 11:53:20 »
... só quero lembrar que no caso do Lancia 1.3 mesmo com filtro lavável ( também conhecido por filtro de rendimento e outros nomes ainda mais sonantes !) o carburador terá que ser afinado para o novo fluxo de ar e os cuidados com o filtro são a limpeza consoante tipo de utilização e embeber o filtro no óleo correcto para não o danificar  ( a minha experiência diz que o filtro deve ser lavado de 10 em 10 mil kms, parece um intervalo curto, mas imaginem a quantidade de porcaría que sai do filtro!!  ) ... quanto a consumos a ideia do maior consumo creio que não será a mais acertada desde que as solicitações ao motor sejam as mesmas que antes do filtro lavável... coisa que normalmente não é feita! Eu diría mesmo que em condições "normais" há mesmo um leve "descer" das médias...
Fiquem bem e toca a comprar o filtro!