Autor Tópico: Duvidas Cinquecento Sport  (Lida 18581 vezes)

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Duvidas Cinquecento Sport
« Responder #60 em: 20 de Julho, 2007, 20:50:29 »
Se é só uma roda..

Podia muito bem ser apenas dar uma manutençãozeca no bombito..

Os circuitos devem sr sangrados de 2 em 2 anos... obvio que ninguém o faz.. :d_lookr:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #61 em: 20 de Julho, 2007, 21:32:59 »
Pois, também pensei no mesmo, sendo só uma roda...

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
« Responder #62 em: 22 de Julho, 2007, 23:29:43 »
Pessoal relativamente à questão da cava da roda da frente do lado direito que deveria ter uma grelha para deixar sair o ar quente do radiador de que se falou neste tópico... alguém confirma? De origem a cava da roda tem essas aberturas para deixar passar o ar?
É que neste fim de semana andei com 5 pessoas no carro a subir estradas de montanha a puxar 3ª e 4ª e o ponteiro nem aos 90ºC chega mas se o deixar ao ralenti ele lentamente vai subindo até ao vermelho. Já começo a desistir de resolver este problema. Ele nunca deitou água fora mas o ponteiro sobe demais e parece estar a marcar bem...
Portanto, o carro em andamento por mais carregado que vá e mesmo a uns 30-40km/h não aquece... Ao ralenti aquece!
A conclusão é que ou não passa ar suficiente no radiador com o carro parado (ou o ventilador não é de origem ou está cansado ou tem as pás deformadas ou a cava da roda é tapada e não deixar sair o ar que o ventilador puxa através do radiador...) ou então não circula água suficiente no circuito (pás da bomba de água roídas... mas isso não me parece porque senão isso resolvia-se ao acelerar o motor por breves instantes de forma a aumentar a rotação da bomba de água sem aumentar consideravelmente a carga do motor...).

A minha pergunta é; "A cava da frente direita tem ou não uma grelha para deixar passar o ar do radiador?"

:fiatistas:  
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #63 em: 23 de Julho, 2007, 22:07:42 »
Segundo me disse uma pessoa que está a restaurar um Cinquecento Sport, essa grelha na cava da roda direita existe, só nos Sport!

Ele até espreitou para a do meu e disse-me: A sua não é a de origem...

:rolleyes:

Por isso quis confirmar convosco. Mas parece que ninguém tem a cava de origem.  :point:  

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #64 em: 23 de Julho, 2007, 23:04:24 »
pois estas coisas se nao ouvir e komplicado saber se e isso que o meu faz ou nao :(. eu nao tenho folgas no volante nem me parece k tenha algum prob na suspensao, parece mm so algu solto komo o escape ( mas axo k nao e pk kd o abano) o barulho nao e o mm. obrigado e vao dizendo como e kom os vossos.

No final do mes tenho umas compras para lhe fazer, darth das me a tua ajuda??   :help:
 :yes:  

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #65 em: 23 de Julho, 2007, 23:07:50 »
Casper, ao ralenti o carro aquece sempre mais.

Não sei se te disse a ti ou a outro dono de Cinquecento mas cá vai mais uma vez:

Muda: Bomba de agua e termostato, sangra o sistema (lava o radiador!) e mete SÒ liquido refrigerador. verifica se todos os tubos estão bons. Depois de fazeres isto (que não é caro) vais ver a diferença de temperatura do teu menino  :d_grin:

e mais não digo  :d_umpf:  

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #66 em: 23 de Julho, 2007, 23:09:56 »
essa de não deixar o ar sair do ventilador do quÊ? ainda me tens de explicar  :d_roll:

quanto á questao que perguntam por ai, o meu tb não tem ranhuras e... é de origem  :d_evil:  

disconn3cted

• Zagato

• *
  • 1380
    • http://unknownsource.pt.to
« Responder #67 em: 23 de Julho, 2007, 23:15:52 »
no ralentim aquecer é mm porque não tá a circular ar pa dentro do motor, fica tipo estufa, pr isso é que aquece mais depressa, no meu faço prai uns 5klms antes de ele sequer começar a aquecer prk ta a circular ar.. depois só estabiliza aos 90º .. quando ha dias em que não ando na braveza e ele sobe prai pos 100 / 110º LOL e ai sim essa tal "cava ventilhada" dava jeito, mas não, isso não é de origem em nenhum dos modelos do cinquecento.. só se vier com os kits de plastico da Abarth uma "cava Abarth"!  (lol)
 :t_up:

e quanto à cena da temperatura, é um dos grandes males deste 500, a solução passa pr abrir mais os parachoques, especialmente abrir aquela parte entre os farois..  prk ate se formos a ver, o ar que entra po motor é o ar que passa 80% pelo radiador, que só por si ja é bastante quente..

e outra das soluções. que é o que vou fazer, vou mudar os tubos da saida de agua po limpador do parabrisas traseiro, pa cair em cima do radiador, ou seja, quando tiver a sobre-aquecer, carrego no botãozinho do limpador, e ele vai deitando agua pra cima... pode fazer fumo, mas resulta!!
« Última modificação: 23 de Julho, 2007, 23:19:07 por disconn3cted »
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!
Team www.RalisMadeira.com
Fiat Cinquecento 1.1 ie  [span style=\'color:red\']Sport [/size][/span]<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/183734.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]
Registado Oficialmente nos Fiatistas!

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #68 em: 23 de Julho, 2007, 23:29:21 »
no ralentim aquecer é mm porque não tá a circular ar pa dentro do motor, fica tipo estufa, pr isso é que aquece mais depressa, no meu faço prai uns 5klms antes de ele sequer começar a aquecer prk ta a circular ar.. depois só estabiliza aos 90º .. quando ha dias em que não ando na braveza e ele sobe prai pos 100 / 110º LOL e ai sim essa tal "cava ventilhada" dava jeito, mas não, isso não é de origem em nenhum dos modelos do cinquecento.. só se vier com os kits de plastico da Abarth uma "cava Abarth"!  (lol)

e quanto à cena da temperatura, é um dos grandes males deste 500, a solução passa pr abrir mais os parachoques, especialmente abrir aquela parte entre os farois..  prk ate se formos a ver, o ar que entra po motor é o ar que passa 80% pelo radiador, que só por si ja é bastante quente..

e outra das soluções. que é o que vou fazer, vou mudar os tubos da saida de agua po limpador do parabrisas traseiro, pa cair em cima do radiador, ou seja, quando tiver a sobre-aquecer, carrego no botãozinho do limpador, e ele vai deitando agua pra cima... pode fazer fumo, mas resulta!!
esse solucao e de chorar a rir, desulpa ate pode dar resultado mas achei mm engracada :P :point:   :point:   :point:    :point:   :point:  

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
« Responder #69 em: 24 de Julho, 2007, 13:58:32 »
boas casper o meu cinquecento e um 900 e tras uma cava da roda nomeadamente a do lado do pendura com essa grelha k dizes, e olha k ajuda bastante a refrigerar o motor...
 podes sempre tentar colocar ou mesmo com jeito cortar ai um pouco a cava da roda ou entao vais a fiat e compras uma k traga...
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #70 em: 24 de Julho, 2007, 14:08:25 »

Em relação ao andar 5Kms e o motor não aquecer porque circula ar isso não é bem assim...
O motor se estiver frio estamos a falar num bloco de aço a 20-25ºC por exemplo. O motor começa a trabalhar e o calor vem dos cilindros para fora. E quando passa nos canais de água começa a aquecer a água que lá está e que não está a passar no radiador porque o termostáto está fechado (a menos que o teu não tenha termostato)!!
Só quando a água aquece a uma determinada temperatura (que deverá andar nos 80ºC) é que o termostato abre e deixa a água ir ao radiador para que o ar a arrefeça. E aí é que o circuito funciona a 100%. Portanto o motor anda frio durante algum tempo não porque o ar passa no radiador pelo movimento do carro mas sim porque o calor das explosões demora algum tempo a aquecer o bloco. O ar que passa pelo radiador só começa a fazer efeito já com o motor quase à temperatura de funcionamento.

A outra coisa que falaste e eu não entendi muito bem foi a questão da entrada de ar no meio dos faróis... O carro tem uma grelha no meio dos farois que não deixar passar ar. Mas para que queres que entre ar por aí? Para o ar arrefecer o bloco directamente?! Isso não vai alterar nada. A eficiência dessa refrigeração é zero ou quase!! Porque o calor vem da zona dos cilindros e é muito mais eficiente que se retire logo junto da fonte com o circuito da água. Por isso é que os canais da água passam muito perto dos cilindros. No meu carro o para-choques da frente é aberto do lado do radiador e no meio portanto todo o ar que entra no meio não passa no radiador. Não sei onde foste buscar a ideia que 80% do ar que vai para a zona do motor passa no radiador... Mas eu ajustava esse valor mais para os 50%....

Quanto ao outro colega que me deu uma possível solução para eliminar esta subida de temperatura ao ralenti tenho a dizer que já lavei o circuito de refrigeração 2x, já anda só com 2L de anti-congelante concentrado e água. Só me falta mesmo mudar a bomba de água. Desde que purguei o circuito da água em condições a temperatura já sobe mais lentamente. Para dizer a verdade ainda não o deixei muito tempo ao ralenti para confirmar. No entanto devo dizer que nunca me deitou água fora. A questão é saber se o tampão do vaso da expansão deixa sair a água se exceder a pressão limite.

:fiatistas:  
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #71 em: 24 de Julho, 2007, 18:48:33 »
Pareces perceber disto, não digo mais nada. Tou indo  :yeah:
« Última modificação: 24 de Julho, 2007, 18:49:02 por darth vader »

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #72 em: 24 de Julho, 2007, 21:01:56 »
Estes carros só aquecem quando algo está mal.. o meu panda aquecia!

Desde que limpei o bloco por dentro, lavei radiador, bomba de água, termoestato limpo também e circuito sangrado e cuidado, nunca mais me aqueceu e acreditem que leva umas boas esfregas!
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

disconn3cted

• Zagato

• *
  • 1380
« Responder #73 em: 25 de Julho, 2007, 14:23:08 »
a questão de fazer 5klms e não aquecer pelo que o ar tambem tá a passar pelo bloco não achas? não criando tipo efeito estufa, que é a unica coisa que acontece dentro dakele capot! :point:
casper tenho de discortar contigo! muito do ar que entra é pelo lado do radiador, não fosse a maior abertura que la tem, e ao abrir a zona entre os farois consegues o ar a ir direitinho à tampa de valvulas e prai 50% desce pa zona do bloco e a outra parte continua pa frente (coisa assim) , em caso d admição directa consegues um intake mt mais fresco, e tá smpre a passar ar sem que seja aquecido pelo radiador! ou seja é mais ar a circular, menos estufa!  tu não tens o parachoque original de certeza, porque a meio ta tapado na zona dos colectores.. se era a essa zona a que te referias...

e é aqui que quero chegar, é k é mm a doença deste carro, é a refrigeração do ar! o radiador não faz tudo meu kerido! s o fizesse , andavas 100klms com ele em marcha atras! experimenta e logo vÊs se o radiador faz tudo e sem um bom intake de ar po motor  :t_up:  
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!
Fiat Cinquecento 1.1 ie  [span style=\'color:red\']Sport [/size][/span]<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/183734.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

disconn3cted

• Zagato

• *
  • 1380
« Responder #74 em: 25 de Julho, 2007, 14:24:10 »
Estes carros só aquecem quando algo está mal.. o meu panda aquecia!

Desde que limpei o bloco por dentro, lavei radiador, bomba de água, termoestato limpo também e circuito sangrado e cuidado, nunca mais me aqueceu e acreditem que leva umas boas esfregas!
é certissimo! mas cá os carros tambem teem outro tipo de desgaste, não fosse as ingremes subidas que muitas vezes o meu tem de enfrentar.. e de preferencia rapidamente!  (lol)  
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!