Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 487044 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #1425 em: 16 de Agosto, 2011, 14:00:17 »
Pois...

Lisboa - Vila Real - Lisboa

De Avião, (1 pessoa) -> 93,89€ + 13,72 (taxas) = 107,61€ [2 horas, ida e volta]

De Carro -> 100,60€ + 47,70 (portagens) = 148,30€ [9 horas, ida e volta]

A frase que deixo no ar é a seguinte:

"Rico não é quem anda de avião, é sim que anda de automóvel!"

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

alabamapt

• Piccolo

• *
  • 71

Masculino
« Responder #1426 em: 22 de Agosto, 2011, 12:24:03 »
Boas pessoal.

Tenho uma dúvida, não sei se alguém já a colocou neste tópico mas é algo duvidosa...

Fui buscar o meu Bravo (1.4 16v. 2008) este sábado, e como qualquer pessoa (nestes dias que correm) decidi ver a média instantânea e admirei-me que ao levantar o pé do acelerador, quer com o carro engatado ou não, o consumo era sempre de 2.0 L/100...

Isso é real ou erro do CB?

Pergunto isto pois quando falo com pessoas que conheço (engenheiros mecãnicos da Opel e audi) me dizem sempre que o consumo de um carro engatado, sem acelerar é insignificante (0.2 a 0.5L/100).

A minha questão é a seguinte: É de fiar o apresentado no quadrante? Os vossos fazem o mesmo?

Cumprimentos

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #1427 em: 22 de Agosto, 2011, 20:33:48 »

É o normal.. e se reparares, se fores com o carro desengatado, quando estas quase a parar vês o consumo a subir antes de ficar com os ----

pg2006

• Novato

• *
  • 14

Masculino
« Responder #1428 em: 23 de Agosto, 2011, 01:03:49 »
Boas pessoal.

Tenho uma dúvida, não sei se alguém já a colocou neste tópico mas é algo duvidosa...

Fui buscar o meu Bravo (1.4 16v. 2008) este sábado, e como qualquer pessoa (nestes dias que correm) decidi ver a média instantânea e admirei-me que ao levantar o pé do acelerador, quer com o carro engatado ou não, o consumo era sempre de 2.0 L/100...

Isso é real ou erro do CB?

Pergunto isto pois quando falo com pessoas que conheço (engenheiros mecãnicos da Opel e audi) me dizem sempre que o consumo de um carro engatado, sem acelerar é insignificante (0.2 a 0.5L/100).

A minha questão é a seguinte: É de fiar o apresentado no quadrante? Os vossos fazem o mesmo?

Cumprimentos

Na opel com o carro engatado ao tirar o pé  ele marca 0 na fiat marca 2 embora na pratica deva ser quase zero o u zero em ambos os carros.

Ao relanti o opel marca consumo em litros por hora que varia de carro para carro no meu anterior era 0.5 ou 0.7 com o ar condicionado ligado, na fiat é ---

No opel tirando o pé com o carro desengatado fazia a média até parar.

Pessoalmente gosto mais do CB da opel.

Mas é uma questão de habito, no Bravo apenas posso dizer que o consumo médio não foje muito ao consumo feito à mão.

O meu anda sempre no instantâneo para ir levantando pé ...

Cumps
Bravo MJET 1.9 12/2007

alabamapt

• Piccolo

• *
  • 71

Masculino
« Responder #1429 em: 23 de Agosto, 2011, 11:26:51 »
Boas

Sim é o melhor para ver se não nos deixamos levar com o pé "pesadinho"  :laugh:

Obrigado pela ajuda.

Abraço

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #1430 em: 06 de Setembro, 2011, 15:20:33 »
Boas.

Cá em casa são dois fiat, e ambos fazem isso.

Suponho que essa situação se prende com um factor de correcção, de modo que o consumo do CB seja mais próximo do real.

Não está certo referir que o consumo é zero, quando na realidade está a consumir (mesmo que residual), assim como não está certo o carro estar parado em fila e nada dizer. Penso que esses 2lt  sejam para aproximar os valores à realidade.

Cumprimentos e bons Km.

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
« Responder #1431 em: 06 de Setembro, 2011, 20:51:51 »
Os consumos indicados pelos CB's são uma ajuda preciosa, até para moderarmos os andamentos, mas são sempre uma estimativa, que muitas vezes anda longe da realidade. É válido para a Fiat, como para a maioria das marcas...

No meu Punto 1.3 JTD, por exemplo, se estiver parado numa descida, tirar o pé do travão e deixar descair o carro, o CB no consumo instantâneo mostra sempre cerca de 20L/100km, que é o consumo efectuado, em condições normais, num arranque em 1ª velocidade. Ora se o motor está ao relanti, desengatado, o consumo será sempre residual e não os 20L/100km indicado.

Isto faz com que num percurso em que se apanhe muito "pára-arranca" em descidas acentuadas, o consumo médio vá disparar para valores muito altos, mesmo não sendo necessário engatar a 1ª para efectuar os arranques. A discrepância dos valores pode ser confirmada se posteriormente efectuarmos o cálculo do consumo manualmente...

Já o Bravo 1.6JTD padece do mesmo mal, mas julgo que será um pouco mais preciso. Como ainda o tenho há pouco mais de 2600km, ainda não cheguei a uma conclusão válida...

Já agora aproveito para fazer uma questão aos felizes proprietários de um Bravo, em particular na versão 1.6JTD Sport: é normal/frequente o CB indicar a necessidade de efectuar a mudança de óleo e filtro antes dos km indicados no programa de manutenção, ou seja, antes dos 35.000km?

É que esta questão preocupa-me, pois faço bastante cidade, e se no Punto faço as revisões (mudança de óleo incluida) sempre de 25 em 25 mil km (o CB não tem essa funcionalidade por isso não me chateia...  :D), não me apetecia muito ter de desembolsar cerca de 200€ de 10 mil em 10 mil ou de 15 em 15 mil km, como já li que acontece em alguns casos... Assim, a manutenção tornar-se-ia bastante dispendiosa!...  :o

Obrigado a todos e um abraço aos  :fiatistas:
« Última modificação: 07 de Setembro, 2011, 14:22:01 por Carrera_Ace »

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #1432 em: 06 de Setembro, 2011, 20:54:18 »
Tenho uma duvida que apesar de ter o bravo fez em Agosto 2 anos só agora reparei. No menu na parte de trancar automaticamente tem duas opções, uma em que após atingir penso que 10 ou 20 kmh tranca automaticamente as portas e outra que diz distancia e não faço a minima ideia o que faz.

Outra coisa que me aconteceu em Agosto após ter o carro 5 dias parado foi na 2ª feira em que ia trabalhar após as ferias, abro o carro e reparei que ao abrir a porta as luzes do quadrante acenderem a apagarom logo, meto a chave na ignição e............................................népia, nickles, niente, nada, absolutamente nada.Ligo para a linha de apoio da Fiat e lá mandaram a assistencia em viagem de uma firma qualquer. É que o carro ja nem trancava as portas, bateria completamente morta. E não é que o senhor da assistencia ao dar arranque ao carro liga os cabos ao contrario e me queima um fusivel( fiqyei sem radio e AC e sei lá mais o que), á segunda tentiva lá ligou os cabos correctamente e o Bravo lá pegou, com a luz do quadrante que indica os Kms  totais a piscar, lá vou eu para a FIAT (IMV) e "resolveram" o problema após alguma horas de espera (lembro que isto se passou no 1º dia de trabalho após 3 semanas de ferias). Na semana seguinte, no domingo  ja á espera que podesse acontecer o mesmo quando vou verificar a bateria estava a meia carga +/-. Vou direito á Stationmarche verificar a bateria e deu-me erro de tensão na mesma, teste incompleto. Na segunda vou outra vez á IMV com o resultado do teste na mão e após duas horas dizem-me que pela máquina deles está boa e para lá voltar caso fique outra vez sem bateria :angry: :angry: :angry: :angry:.
Não contente com a resposta fui direito á Ficaçem e deixei lá o carro o resto do dia e quando o vou buscar o teste também dava bateria Ok. POr fim e já meio fod$#%# lá vou outrra vez á Stationmarche repetir o teste e desta vez deu bateria Ok mas com 105% de carga e outro valor meio marado  que não devia aparecer.

Concluindo e para não estar a perder mais tempo com idas á Fiat meti uma bateria por minha conta ( Autosil Highenergy, aproveitei o facto de a autosil agora estar praticemente a 1km de minha casa e fazerem descontos porreiros) que só coube após alguma bricolage a fita que prende a bateria (não dá para regular para baterias de dimensoes diferentes da original :angry: :angry: :angry:), e até ver o problema está resolvido.
« Última modificação: 06 de Setembro, 2011, 21:07:38 por Balthar »

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #1433 em: 06 de Setembro, 2011, 20:59:35 »
Outra coisa interessante e que descobri  á minha custa foi como descobrir quando os mjet equipados com DPF estão a fazer a regeneração. Basta por o CB em consumo instantaneo e reparar como o consumo baixa ao tirar o pé do acelerador. Caso baixe logo para 2.0 não esta o DPF a regenerar, caso vá baixando mais gradualmente e os consumos serem maiores para o mesmo tipo de condução então esta a regeneração a ser feita. A mim dá-me bastante jeito que quando vou parar o carro por norma faço o teste ao consumo instantaneo, e se está a regenerar o DPF vou dar mais uma voltinha até a mesma acabar e assim não está sempre a reiniciar a regeneração.

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #1434 em: 06 de Setembro, 2011, 21:06:48 »

Já agora aproveito para fazer uma questão aos felizes proprietários de um Bravo, em particular na versão 1.6JTD Sport: é normal/frequente o CB indicar a necessidade de efectuar a mudança de óleo e filtro antes dos km indicados no programa de manutenção, ou seja, antes dos 35.000km?

É, se detectar que o oleo está degradado principalmente devido a muitas regenerações do DPF (filtro particulas ( bela m$#"! que tinham de inventar)) interrompidas. Vé o meu post anterior para ver como evitar muitas regenerações interrompidas, a cada regeneração activa o motor "manda" mais gasoleo para subir a temperatura o filtro e fazer a regeneraçao, o que faz com que algum gasoleo se vá juntar ao oleo, ora quantas  mais vezes existirem regenerações interrompidas mais gasoleo vai para o oleo o que degrada o mesmo e faz igualmente que o nivel do oleo suba , inclusive para além do maximo o que pode trazer danos graves para o motor. Convem ir verificando periodicamente o nivel do oleo para, agora ainda mais para ver se não passa do máximo :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #1435 em: 06 de Setembro, 2011, 22:13:53 »
Obrigado Balthar.
Tens o carro há 2 anos, não é? Neste período tiveste de mudar o óleo muitas vezes antes dos 35 mil km, por indicação do CB?
É que isto parece-me mais um argumento para nos irem ao bolso mais vezes...

Quanto à regeneração do DPF, ainda não me apercebi de nenhuma. Contudo, pelo que pude ler no manual de instruções, existe uma luz no painel de instrumentos que supostamente assinala quando a regeneração está em curso... Vi mal?  :wacko:
Dizem que nesse momento é aconselhável continuar a circular por mais cerca de 15 minutos a velocidades superiores aos 60km/h para concluir o ciclo de regeneração. Até agora nunca vi essa luz acesa, mas se me acontecer quando estiver a chegar ao trabalho, por exemplo, não me estou a ver a ligar à minha chefe para dizer: "Oh chefe, desculpe lá mas vou chegar 15 minutos atrasado pois tenho de acabar de fazer a regeneração do DPF do meu Bravo! Obrigadinho e até já!"  :palmas:

Tenho uma duvida que apesar de ter o bravo fez em Agosto 2 anos só agora reparei. No menu na parte de trancar automaticamente tem duas opções, uma em que após atingir penso que 10 ou 20 kmh tranca automaticamente as portas e outra que diz distancia e não faço a minima ideia o que faz.

O Bravo tranca as portas automaticamente a partir dos 20kmh. Pensava que no menu as possibilidades seriam activar ou desactivar o trancamento automático...  :unsure: Não estou a ver o que seja essa opção da distância... Vou ver melhor amanhã!

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #1436 em: 06 de Setembro, 2011, 23:06:58 »
No Bravo a luz do DPF acende (intermitente) quando o filtro já está demasiado entupido e necessita de uma regeneração, se bem que se a luz ficar sempre acesa acho que só é possivel fazer a regeneração na FIAT ligado á maquina, se bem que não tenho o manual aqui e não sei bem como a luz do DPF sinaliza cada uma das situações.

Quanto a mudanças de oleo e como tenho o cuidado de deixar acabar sempre que possivel as regenerações não tive até ver quaisquer problemas, se bem que em dois anos o Bravo tem apenas 19.000km. Ao principio, antes de saber como verificar se a regeneração estava a ser feita ou não chequei a ter o oleo um pouco acima do máximo, mas prontamente rectificado na FIAT, desde que soube como veridicar nunca mais tive esse problema. Outra forma sde verificar se a regeneração está a ser efectuado é que sempre que a regeneração esta aciva liga-se a ventoinha de arrefecimento do motor.

Como faço muitos trajectos pequenos, em media 10km + 10km por dia o meu bravo faz bastantes regenerações activas, mas como tenho bastantes vias rapidas onde moro basta ir para uma delas e andar uns 10m +/- acima das 3000rpm para a regeneração ser feitra na totalidade.

Uma coisa é certa um gajo anda a poupar para depois ter que gastar mais nas regenerações (uma contradição estupida e sem sentido). Hoje em dia e como já estou um pouco mais informado sobre os filtros de particulas, já não comprava um automovel com filtro, provavelmente iria para um a gasolina "economico", se bem que parece que mesmo os a gasolina vai passar a ser obrigatorio uso do filtro de particulas.
« Última modificação: 06 de Setembro, 2011, 23:11:58 por Balthar »

alabamapt

• Piccolo

• *
  • 71

Masculino
« Responder #1437 em: 07 de Setembro, 2011, 01:04:57 »
Ponto de situação do meu Bravo....

Duas semanas com ele = 1000Km...

Muito contente, bastante confortável, muito seguro em curva, etc.... Boa escolha sem dúvida....

Para um motor 1.4 revela-se um pouco fraco para tanto peso mas também não me posso queixar dos consumos... 5.9l/100 mas é preciso trabalhar muito com a caixa como é de esperar...

Agora só falta montar umas jantes em condições e o stand onde comprei substituir-me o volante por a pele estar a descolar-se do mesmo.

Vamos ver se fiz uma boa opção em relação aos diesel (FDP  :excl:)

Abraço

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #1438 em: 07 de Setembro, 2011, 14:38:34 »
O Bravo tranca as portas automaticamente a partir dos 20kmh. Pensava que no menu as possibilidades seriam activar ou desactivar o trancamento automático...  :unsure: Não estou a ver o que seja essa opção da distância... Vou ver melhor amanhã!

Confirma-se Balthar.
No meu Bravo as opções do trancamento automático de portas - "Autoclose" - só permitem activar ou desactivar. A opção de que falas ("distância") aparece-me na outra opção do Menu - "Unidades de medida" ou algo parecido - que permite definir a unidade desejada para as distâncias (km ou milhas), consumos e temperatura.

Se no teu aparece outra coisa é um pouco estranho...  :unsure:

É, se detectar que o oleo está degradado principalmente devido a muitas regenerações do DPF (filtro particulas ( bela m$#"! que tinham de inventar)) interrompidas. Vé o meu post anterior para ver como evitar muitas regenerações interrompidas, a cada regeneração activa o motor "manda" mais gasoleo para subir a temperatura o filtro e fazer a regeneraçao, o que faz com que algum gasoleo se vá juntar ao oleo, ora quantas  mais vezes existirem regenerações interrompidas mais gasoleo vai para o oleo o que degrada o mesmo e faz igualmente que o nivel do oleo suba , inclusive para além do maximo o que pode trazer danos graves para o motor. Convem ir verificando periodicamente o nivel do oleo para, agora ainda mais para ver se não passa do máximo :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Não fazia ideia que o motor podia misturar gasóleo com o óleo durante este processo! Isso não deve dar muita saúde ao motor... :wacko:

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #1439 em: 07 de Setembro, 2011, 16:33:32 »
Não é bem misturar oleo com gasoleo, mas sim o facto de a ecu enviar mais gasoleo para aumentar a temperatura (isto no caso das regenerações activas) e uma pequena parte deste ir parar ao oleo. O problema é que muitas pequenas partes dá uma grande parte e ai sim pode originar problemas.

Quanto á opção do autoclose, são duas dentro do autoclose, uma para a velocidade e outra que em ingles diz "remote control" ou distancia em portugues.
« Última modificação: 07 de Setembro, 2011, 16:38:39 por Balthar »