Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 173405 vezes)

BooT

• Giannini

• *
  • 318
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - T15/T2 refrigerados a água ou não?
« Responder #150 em: 26 de Agosto, 2010, 14:34:48 »
podes sempre sacrificar o radiador da choufage... mas visto que o turbo fica na parte da frente do motor, tinhas que dar muitas voltas

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #151 em: 26 de Agosto, 2010, 16:09:51 »
podes sempre sacrificar o radiador da choufage... mas visto que o turbo fica na parte da frente do motor, tinhas que dar muitas voltas

muito bem boot, mas na e preciso sacrificar, podes sempre por um t nessas tubagens.

por ex o turbo ie e gt tem o turbo na parte de tras do motor, como se deve consentrar uma grande quantidade de calor para ser refrigerado a ar, eles colocarão uma linha d agua... ha quem simplesmente nao faça essa linha porque nao e necessario, e no motor fire com o turbo na parte da frente do carro acho que nao ias ter problemas. os turbos que nao tem a linha de agua tem um genero de palhetas para ajudar a refrigeração...
Abraços

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #152 em: 26 de Agosto, 2010, 18:54:40 »
pronto... lá me vais fazer ir mudar de cabeça :P vou experimentar fazer a cablagem para os 4 injectores e ver se aquilo se aguenta. se funcionar, depois é trabalhar a cabeça e montar ;) tenho lá tudo, só não montei por causa dessa duvida dos injectores.

fazendo aqui um little offtopic/side project:
e se deixar os 5 injectores?  :d_grin: ficava fofo... até certa rotação trabalhava em spi, apartir de XXXXrpm ficava em mpi (4 injectores) e em altas ficavam os 5 :D e depois afogava-se LOL
precisava era de mais pressão na gasolina.

tenho o material todo:
1 injector spi do 60
4 injectores mpi do 75
cabeça, colector de admissão e rampa de injectores do 75 (tenho que confirmar se tenho a rampa)
relés e microcontrolador
e bomba de gasolina do thema 2.0Tie

só tenho que perder um bocado de tempo

parece-vos viavel?

0 - 3000rpm - spi
3000 - 5000 - mpi
5000 - ...... - smpi

edit: caguem lá nisso... o colector do 75 é dryflow, ia-se atrofiar todo a funcionar com só em spi em baixas (falo por experiencia propria). portanto iria ficar até às 5000 com os 4 do mpi e daí pra cima com os 5 ;) aquilo em altas é tudo sugado, não deve chegar a fazer poça no colector :P

voltando ao tópico...
abarth_hp.. se não estou em erro, tenho lá um GT15 proveniente de um diesel, tenta saber preços de "converter" aquilo para gasolina e pode ser que te compense. está bom e com poucos km. tenho lá muitos GT17 com menos de 5km mas são de geometria variavel.

quanto ao "problema" do arrefecimento do turbo... ou metes outro reservatório, bomba de água e radiador, ou mudas as tubagens de origem... metes uns T a ir ao turbo e vir... deve resolver o problema

com um pouco de invenção adaptas o colector do 60 a cabeça do 75, tens é de abrir ligeiramente as janelas.. a diferença maior entre os colectores é dois parafusos em sitios diferentes e um diametro das janelas ligeiramente menor..

os injectores do MPI não trabalham com a centralina SPI de maneira nenhuma.. uma das primeiras diferenças é SPI usar 1bar de pressão de gasolina e MPI usar 3bar  :P

quanto ao turbo, a refrigeração é tirada por Ts nas linhas da chaufagem, o oleo ainda é mais facil.. no apoio do filtro do oleo tem dois parafusos, um deles é onde se monta o sensor de pressão para manutenção, serve bem para fornecer o turbo, em caso de turbos da serie GT é obrigatorio o uso de restrictor ou rebentão os vedantes antes do carro mexer do sitio por excesso de pressão de oleo  :deal: a saida do oleo tem de ser adaptada no carter ACIMA do nivel do oleo..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #153 em: 26 de Agosto, 2010, 19:22:32 »
quanto ao turbo, a refrigeração é tirada por Ts nas linhas da chaufagem, o oleo ainda é mais facil.. no apoio do filtro do oleo tem dois parafusos, um deles é onde se monta o sensor de pressão para manutenção, serve bem para fornecer o turbo, em caso de turbos da serie GT é obrigatorio o uso de restrictor ou rebentão os vedantes antes do carro mexer do sitio por excesso de pressão de oleo  :deal: a saida do oleo tem de ser adaptada no carter ACIMA do nivel do oleo..

Então o radiador da chauffage e o turbo funcionariam em paralelo, no que diz respeito à refrigeração. É isso?

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #154 em: 26 de Agosto, 2010, 20:24:02 »
Então o radiador da chauffage e o turbo funcionariam em paralelo, no que diz respeito à refrigeração. É isso?

correcto.. a mesma tecnica é tambem geralmente usada com vaporisadores de GPL...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #155 em: 26 de Agosto, 2010, 22:12:36 »
correcto.. a mesma tecnica é tambem geralmente usada com vaporisadores de GPL...

E isso não obrigaria a fazer um upgrade à bomba de água?

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #156 em: 27 de Agosto, 2010, 01:45:20 »
talvez percas um bocado de pressão no sistema de água, mas nada demais. também podes sempre montar o turbo em series com o radiador da chaufage. sai do radiador, vai ao turbo, sai do turbo, vai aonde a saida do radiador ia ligar. assim não perdes pressão ;)

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Contas e gráficos?
« Responder #157 em: 27 de Agosto, 2010, 02:06:39 »
Acho que encontrei o turbo ideal.. Garrett GT1752..  :d_smokin:
Mas os gajos no UK para descobrirem se um turbo serve ou não no motor fazem montes de contas e usam gráficos, que não percebi nada..  :o :wacko: :blink:
As tais contas:
http://www.d-series.org/forums/archived-technical-info-posts/90422-compressor-map-reading-dummies.html
E o gráfico do tal GT1752:

Alguém consegue dar uma ajuda a ver se este turbo é indicado ou não, para o motor 1.2 8v a 0,3 bar e a 0,4 bar?  :hail:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #158 em: 27 de Agosto, 2010, 02:20:44 »
talvez percas um bocado de pressão no sistema de água, mas nada demais. também podes sempre montar o turbo em series com o radiador da chaufage. sai do radiador, vai ao turbo, sai do turbo, vai aonde a saida do radiador ia ligar. assim não perdes pressão ;)

em serie não é possivel, e quando fechas a torneira da chaufagem?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

kimo

• Moderação
  • Abarth

• 3650

Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
« Responder #159 em: 27 de Agosto, 2010, 11:49:01 »
neste topico ha uma coisa que ainda nao percebi......

Porque é que todos os dias muda de Nome se o topico é sempre o mesmo ????

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #160 em: 27 de Agosto, 2010, 12:03:46 »
neste topico ha uma coisa que ainda nao percebi......

Porque é que todos os dias muda de Nome se o topico é sempre o mesmo ????

Quando têm dúvidas dessas que nada têm a ver com o assunto do tópico podem mandar-me menseagem privada, assim evita-se que o tópico fique contaminado de OT..  :dry:
O nome do tópico continua o mesmo desde o inicio "Turbinar um Punto MK2 8v", o que está à frente é que vai mudando, é tipo o subtema, que se está a discutir no momento.. Porque isto de turbinar um carro não é assim tão simples, existem até fóruns só sobre turbinar um determinado modelo, encontrei por exeplo, de Mini's e de Swift's..  :deal:

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #161 em: 27 de Agosto, 2010, 15:36:30 »
Se as contas não me falham este turbo dá na perfeição, sendo que atinge os 0,4bar/6psi às 2500rpm..  :d_smokin:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #162 em: 27 de Agosto, 2010, 15:49:55 »
por acaso ja turbinei um swift xD
menn eu sei que vai ser off topic mas e a vedade por 700€ ou 800 € compras um motor caixa e electronica do punto gt 1.4 8v turbo 136cv tens diversao com fartura e um carro bastante fiavel se o manteres bem.
ou entao com 2500 ou 3000€ compras um gt e podes andar sem preocupaçoes com a policia por ter o carro alterado.

ja nao faço mais off topic
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #163 em: 27 de Agosto, 2010, 15:51:46 »
por acaso ja turbinei um swift xD
menn eu sei que vai ser off topic mas e a vedade por 700€ ou 800 € compras um motor caixa e electronica do punto gt 1.4 8v turbo 136cv tens diversao com fartura e um carro bastante fiavel se o manteres bem.
ou entao com 2500 ou 3000€ compras um gt e podes andar sem preocupaçoes com a policia por ter o carro alterado.

ja nao faço mais off topic

Por 2500 ou 3000€ compro uma dor de cabeça é o que é.. E por 700€ ou 800€ compro um monte de sucata..  :lol:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #164 em: 27 de Agosto, 2010, 16:26:45 »
Por 2500 ou 3000€ compro uma dor de cabeça é o que é.. E por 700€ ou 800€ compro um monte de sucata..  :lol:

achsd que estas a fazer um mercedes 190 nao? deves achar que isso vai ficar fiavel? e barato?

mas ok tu la sabes o que dizes ja que es o expert , tou para ver um motor desses a fazer mais de 30mil km sem ser aberto .e ja estou a dizer 30mil com uma boa preparaçao.
gt conhexo um exemplar com 280mil km com o mesmo motor e ainda tem uma alma do caraças
« Última modificação: 27 de Agosto, 2010, 16:28:49 por italianjob »
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI