Autor Tópico: novo panda  (Lida 11355 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: novo panda
« Responder #30 em: 21 de Abril, 2013, 17:35:19 »
essa do motor de 3 cilindros desiquilibrarem não percebo...

os Smarts, os C1, os Toyotas andavam todos a chocalhar??

O desquilibrio é o ruído e a vibração...

não tens um matraquear certinho com num 4 cilindros.

Já o de 2 cilindros não é tão desafinado mas é diferente do 4 cilindros.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #31 em: 21 de Abril, 2013, 17:45:37 »
Para durar os tais 20 anos, a motorização que acho menos propícia a problemas é a 1242, já tem vários anos de uso e tem a fiabilidade comprovada. A única coisa que fica a perder para os outros é nos consumos, mas se andares pouco isso pouca relevância tem. Se andares muito sempre podes ir para o Bi-fuel.
O multijet é bom, mas tem muito por onde dar raia, desde turbo, injectores até ao fap, coisas caras de reparar.
O twinair ainda é muito recente, mas só o facto de ser mais complicado que o fire, torna-o mais propício a avarias.
Com isto não quero dizer que o multijet e o twinair não seja bons, porque são, mas o facto de terem mais componentes que o fire, aumenta a probabilidade de avarias por ter mais por onde correr mal.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #32 em: 21 de Abril, 2013, 17:52:42 »
Para durar os tais 20 anos, a motorização que acho menos propícia a problemas é a 1242, já tem vários anos de uso e tem a fiabilidade comprovada. A única coisa que fica a perder para os outros é nos consumos, mas se andares pouco isso pouca relevância tem. Se andares muito sempre podes ir para o Bi-fuel.
O multijet é bom, mas tem muito por onde dar raia, desde turbo, injectores até ao fap, coisas caras de reparar.
O twinair ainda é muito recente, mas só o facto de ser mais complicado que o fire, torna-o mais propício a avarias.
Com isto não quero dizer que o multijet e o twinair não seja bons, porque são, mas o facto de terem mais componentes que o fire, aumenta a probabilidade de avarias por ter mais por onde correr mal.

Subscrevo inteiramente.

O TwinAir apenas acrescenta um maior prazer de condução e menos consumo.

O Multijet tal como qualquer motor diesel da actualidade tem muita tecnologia sobretudo a "criticável" FAP.

Não é à toa que é esperada uma percentagem marginal de vendas para o Multijet no Panda.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #33 em: 21 de Abril, 2013, 17:59:50 »
O desquilibrio é o ruído e a vibração...

não tens um matraquear certinho com num 4 cilindros.

Já o de 2 cilindros não é tão desafinado mas é diferente do 4 cilindros.

isso era nos motores em que a cambota é 2 + 1 e não há desiquilibrios; há sim um barulho de explosão diferente e parece às vezes uma traineira;

vê lá a cambota deste e percebes porque não há desiquilibrio:

Motor Ford EcoBoost 1.0 litro 120 CV

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #34 em: 21 de Abril, 2013, 18:24:14 »
Não comparem 1242 geração punto MKI com os ultimos 1242.. o caroço está lá, mas a fruta já é outra.. em termos de problemas mecânicos, basta pensar que os primeiros fire foram lançados algures no meio dos anos 80 e... ainda aí anda a mesma base.. melhoraram as alimentações, electrónicas, injecções, sistemas antipoluentes... mas no que diz respeito á mecânica em si, está lá ainda aquela maravilha da fiabilidade  :)

relativamente aos multiair, já me constou que tem havido "brasas" relativas ao sistema xpto wecka wecka de abertura de válvulas que pelo menos em termos teóricos, gostei muito do que li e vi sobre isso.. é como ter um "vtec" dinâmico, que funciona consoante o que lhe pedirem, pois varia a abertura de válvulas e calculo que a electrónica também esteja feita de forma a reduzir ao minimo os consumos e emissões.. parece-me que para pés moderados, será um motor económico.. mas turbo é turbo, e se nós lhes pedimos para andar, eles pedem-nos sempre para beber.. as electrovalvulas ou solenoides que fazem a variação de abertura de válvulas, (ou o que lhe queiram chamar) de vez em quando parece que dão barraca... de qq maneira julgo que com o tempo esta será uma questão a ser corrigida.
« Última modificação: 21 de Abril, 2013, 18:27:29 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #35 em: 21 de Abril, 2013, 18:38:01 »
isso era nos motores em que a cambota é 2 + 1 e não há desiquilibrios; há sim um barulho de explosão diferente e parece às vezes uma traineira;

vê lá a cambota deste e percebes porque não há desiquilibrio:

Motor Ford EcoBoost 1.0 litro 120 CV

Curioso.. um dos melhoramentos que eles destacam nesse motor do vídeo, é algo que a fiat já utilizou e já deixou de utilizar... colectores de admissão na própria cabeça.. :) a fiat usou isto durante algo como .. 40 anos :)

e para quem não sabe.. na familia de motores que veio desde pelo menos o fiat 600, nascido em 1955... 633cc, 767cc, 843cc, 903cc, 899cc, 965cc e os dos autobianchis abarth.. :)

relativamente aos 3 cilindros.. os motores que conheço actualmente mais fiáveis, económicos, a andarem bem e de manutenção mais barata.. são os 1.0cc que saem nos aygos,, yaris salvo erro, c1 e 107.. só pecam pelo trabalhar, parece que andam sempre a bater de capas de biela eheh
« Última modificação: 21 de Abril, 2013, 18:39:06 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #36 em: 21 de Abril, 2013, 20:14:37 »
então vê o novo do Renault e vê a admissão

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #37 em: 22 de Abril, 2013, 12:54:19 »
Bem, o sistema Turbojet que foi o precessor do sistema Multiair, que eu tive durante 73000kms era como um relógio.

Nunca deu qualquer problema no motor e sempre que queria espremê-lo ele nunca se negava a cargas, mas claro está no Turbojet os consumos eram mais elevados do que no Multiair.

O sistema Multiair já tem 4 anos de uso e é usado em todo o Mundo no Grupo Fiat, desde o mais pacato 0.9 de 65cv até ao 1.8 de 240cv.

A Fiat prepara-se para reformar o velhinho 1.2 de 69cv em detrimento do 0.9 de 65cv, que tem mais binário e um menor consumo e emissões.

Estão basicamente a escoar o stock de 1.2, e é apontada para 2014 essa mudança assim de cumprirem as emissões.

Fiquem bem.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #38 em: 22 de Abril, 2013, 23:57:47 »
eu não tive um 1242 lá montado no 4 x 4 e vendi-o??? e não me fartei de andar com ele?????

Sim, tiveste um 1242. Tal como eu tenho um 1242 no Punto...

O que eu te digo é que esta versão que equipa os modelos novos (Grande Punto/Punto Evo/500/novo Panda/etc...) não tem nada a ver com os antigos! São mais gastadores! Além de que estes carros rondam todos a tonelada...

Não há milagres!

Eu tive estes dois carros com o "mesmo" motor, durante 3 anos, a andarem os 2 diariamente, e havia sempre uma diferença de quase 2 litros entre eles!  :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #39 em: 23 de Abril, 2013, 10:30:03 »
Eis a ficha técnica dos motores presentes na gama Panda, para as versões Pop e Lounge.

Se quiserem as fichas técnicas do Trekking e 4x4 também arranjo, mas em italiano, estupidamente a Fiat portuguesa online só tem um catalogo incompleto, nos Stands o catalogo é o correcto, já com todas as versões.

Fiquem bem.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #40 em: 23 de Abril, 2013, 10:38:56 »
Olhando para as fichas técnicas...

Não me venham com a conversa que o TwinAir não aguenta as subidas ou que é para plano... isso é conversa de quem nunca conduziu um turbinado, e que só olha para a cilindrada...

Não se esqueçam que por exemplo o motor 1.4 turbinado tem mais binário e mais cedo que o 2.4 atmosférico cá do burgo.

E claro está, o 0.9 faz o mesmo ao 1.2, além de ter até mais 16cv, e isso irá notar-se em toda a faixa de aceleração. Para evitar que a melodia bicilindrica faça o condutor começar a carregar no pedal direito, existe o modo ECO que limita a potência a 77,5cv às 5500rpm e o binário a 100Nm às 2000rpm, mesmo neste modo, tem sempre mais potência e quase o mesmo binário que o 1.2, mas muito mais cedo. É impossível comparar estes dois motores.

Uma curiosidade, é o facto de o TwinAir usar corrente em vez de correia.

Subindo nas versões o TwinAir começar a ganhar ainda mais destaque, como por exemplo no 4x4 onde apresenta um consumo extraurbano inferior ao Multijet e já traz caixa de 6 velocidades.

Fiquem bem.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #41 em: 23 de Abril, 2013, 10:45:16 »
Eis um bombom. :D

Vejam como surgiu o desenho final do Nuova Panda e o porquê dele ser assim.

Só tenho pena de não encontrar em português, só em inglês e italiano.

É fantástico os pormenores e as inspirações!

http://www.fiatpress.com/download/2011/fiat/files/111011_f_panda_design_story_en.pdf

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
« Responder #42 em: 23 de Abril, 2013, 18:57:47 »
tenho uma questão.

o turbo mais tarde ou mais cedo avaria certo.

a maior parte das pessoas conduzem um diesel com turbo.

isto quer dizer que existe uma grande produção de turbos para motores diesel. e o preço médio de um turbo diesel é de 1500 euros.

quanto custará um turbo para um carro a gasolina. existem poucas pessoas com estes carros. o custo de produção é o mesmo mas como as vendas são muito muito menores do que um diesel, então o preço tem que aumentar.

quanto custará um turbo a gasolina?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #43 em: 23 de Abril, 2013, 20:40:30 »
primeiro que o turbo vai muita coisa!

e tenho dois turbos cada um com 150.000 e turbo nada;

a unica manutenção disso é aquecer o carro, oleos e desligar o carro!

eu só não ia agora para o 0,9 twinair porque a distribuição à cabeça é eletronica! só por isso

os outros dois motores 1.2 e o Mjet andam em frotas e sempre até aos 200 a 250.000 Km´s e são trocados por causa do negócio

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #44 em: 23 de Abril, 2013, 22:16:43 »
Um turbo aguenta quase tanto como o motor... só tens que ter o cuidado de o deixar aquecer (para o oleo lubrificar o turbo) antes de acelerar fundo e no final deixá-lo uns segundos ao ralenti para o mesmo oleo acamar antes de desligar o motor.