essa do motor de 3 cilindros desiquilibrarem não percebo...os Smarts, os C1, os Toyotas andavam todos a chocalhar??
Para durar os tais 20 anos, a motorização que acho menos propícia a problemas é a 1242, já tem vários anos de uso e tem a fiabilidade comprovada. A única coisa que fica a perder para os outros é nos consumos, mas se andares pouco isso pouca relevância tem. Se andares muito sempre podes ir para o Bi-fuel.O multijet é bom, mas tem muito por onde dar raia, desde turbo, injectores até ao fap, coisas caras de reparar.O twinair ainda é muito recente, mas só o facto de ser mais complicado que o fire, torna-o mais propício a avarias. Com isto não quero dizer que o multijet e o twinair não seja bons, porque são, mas o facto de terem mais componentes que o fire, aumenta a probabilidade de avarias por ter mais por onde correr mal.
O desquilibrio é o ruído e a vibração...não tens um matraquear certinho com num 4 cilindros.Já o de 2 cilindros não é tão desafinado mas é diferente do 4 cilindros.
isso era nos motores em que a cambota é 2 + 1 e não há desiquilibrios; há sim um barulho de explosão diferente e parece às vezes uma traineira;vê lá a cambota deste e percebes porque não há desiquilibrio:Motor Ford EcoBoost 1.0 litro 120 CV
eu não tive um 1242 lá montado no 4 x 4 e vendi-o??? e não me fartei de andar com ele?????