Boas,De facto esse problema é mesmo aborrecido, isso requer uma revisão geral ao sistema de travagem!Há uma questão que no entanto me intriga, ao trocares o motor de combustão pelo eléctrico não alteras-te significativamente a distribuição de massas do teu carro?O motor eléctrico parece-me muito mais leve do que o de combustão, e a colocação de baterias extra na frente podem originar um desequilíbrio da distribuição de massas original, levando a que as rodas traseiras tenham agora tendência para bloquear com facilidade, uma vez que a traseira se encontra mais leve!?Posso estar para aqui dizer os maiores disparates, pois não sei exactamente o que é que foi feito nesse sentido, mas assim de repente é uma possibilidade que me ocorre.Estou convencido de que me poderás esclarecer este aspecto.Cumps,Luís
Boa noiteLuis seria verdade e tem toda a logica o que dizes mas este Seicento ainda não é electrico, estou a andar com ele para ir reparando alguns detalhes e quando for converte-lo não posso perder tempo com outras coisas que não sejam a co0nversão, até lá vou andando com ele assim e fazendo algumas manutenções que alguem se terá esquecido...Electrico para já só mesmo o 126 e os testes que o carro tem que fazer são exactamente travagem e massas para evitar a situação a que te referes.
Para já vou por tubos malha de aço novos e fazer a revisão aos pistons das pinças, isso deve resolver o problema.Para ajudar rebentei um pneu de traz, já encomendei 2...
É como diz aquele velho provérbio popular: "Uma desgraça nunca vem só!" Boa sorte com a reparação, e diz-nos que pneus é que vais meter (marca e modelo).Cumps,Luís
Se o carro foi empenado, foi bem desempenado porque os paineis estão alinhados. O que poderá indicar que apanhou algum toque é o pisca frontal esquerdo deixar entrar alguma humidade.A direcção foi alinhada e todos os pontos da mesma foram vistos.Os pneus rolam no sentido correctoMudança correcta, acho que sim, até porque com chuva nem me atrevo a ir além de uma 3ª, sendo as rotundas em 2ª quase que sem acelerador.Não entendo como crítica, mas sim como uma opinião.Outra coisa que também pode ajudar para este comportamento "estranho" é o carro ser alto (ao solo) e leve, em nada contribuindo para a estabilidade. Mas neste momento, um conjunto novo de molas que o rebaixem é impossív€€L.Reparei estes dias que ele tem mais tendência a fugir quando a estrada tem água (durante uma chuvada). Quando está apenas molhada o comportamento altera-se significativamente para melhor, o que me leva a pensar que os rasgos não escoem bem a água (e o pneu ser largo ainda menos ajuda). Terá alguma coisa a ver?O meu pai tem também alguma experiencia de condução (30 anos e muitos kms em muitos carros diferentes desde minis a camiões) e diz que o carro não pode fugir como eu digo, mas também não tem grandes vontades de o conduzir com chuva para o verificar.Certo é que ele também reclama que a L200 que ele conduz (RWD de '87) é um perigo em chuva por ser leve de trás. Ele já ficou várias vezes atravessado na estrada e eu, apesar de não andar muito com ela, nunca tal me aconteceu, mesmo em chuva.
Muito se pode falar sobre isto! Hoje foi dia de chuva, logo foi dia de diversão aqui nas minha deslocações de manhã trabalho/casa... Principalmente na hora de almoço, no regresso a casa... Há certas zonas de asfalto que maezinha... Parece gelatina... Qualquer travagem menos suave dá direito a "descolanço", assim como curva mais acelerada ou uma segunda bem puxada... É curioso reparar que a táctica do ABS humano (como dizia o Lucas) é das poucas coisas que resulta para travar o bicho...Pra mim continua a ser muito nervo e pouco peso... Convido quem quiser a dar uma voltinha de cinq para ver do que eu estou a falar!
Boas,O meu Uno vinha com pneus UniRoyal Rally... Maravilha. posso dizer que realmente abusava do carrito, e, graças a Deus, nunca tive uma razão de queixa, sequer.Cumps,Pedro Maia.
Isso do peso realmente pode ser uma vantagem ou não nestes pequenos citadinos. Vantagem nos consumos pois se em cada semaforo o motor tiver que puxar mais peso, mais combustivel irá gastar dai que ter um jipe onde os pesos rondam os 1500 não é boa ideia no trafego urbano. Vantagem tb na agilidade do carro quanto mais peso mais enfadonho se torna a condução pois quem já pegou num Mercedes 220D têm a noção que está a conduzir um barco!?Desvantagem no piso molhado o fraco peso deixa o contacto com o alcatrão mais tenebre e pegar num Cinq de 700 e poucos kgs no autoestrada com piso molhado é de coragem! O melhor para mininizar a loucura é ter sempre pneus o mais macios possivel onde a aderencia é grande o ideial era ter pneus Slick´s o melhor será cada macano no seu galho, um citadino na cidade, um jipe fora dela e um Mercedes no Autoestrada!?
Quanto aos pneus slick, não sei se serão os mais indicados para tempo de chuva, visto que não têm rasgos para escoar a água, em 750kg de carro, é o equivalente a flutuar com o carro na estrada (a direcção fica leveziiiiiinha e dá uma dor na barriga que nem sei explicar).