Autor Tópico: Pneus Seicento Sport  (Lida 16793 vezes)

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
Re:Pneus Seicento Sport
« Responder #30 em: 10 de Outubro, 2009, 22:04:11 »
Boas,

De facto esse problema é mesmo aborrecido, isso requer uma revisão geral ao sistema de travagem!

Há uma questão que no entanto me intriga, ao trocares o motor de combustão pelo eléctrico não alteras-te significativamente a distribuição de massas do teu carro?

O motor eléctrico parece-me muito mais leve do que o de combustão, e a colocação de baterias extra na frente podem originar um desequilíbrio da distribuição de massas original, levando a que as rodas traseiras tenham agora tendência para bloquear com facilidade, uma vez que a traseira se encontra mais leve!?

Posso estar para aqui dizer os maiores disparates, pois não sei exactamente o que é que foi feito nesse sentido, mas assim de repente é uma possibilidade que me ocorre.

Estou convencido de que me poderás esclarecer este aspecto.

Cumps,
Luís

Boa noite

Luis seria verdade e tem toda a logica o que dizes mas este Seicento ainda não é electrico, estou a andar com ele para ir reparando alguns detalhes e quando for converte-lo não posso perder tempo com outras coisas que não sejam a co0nversão, até lá vou andando com ele assim e fazendo algumas manutenções que alguem se terá esquecido...

Electrico para já só mesmo o 126 e os testes que o carro tem que fazer são exactamente travagem e massas para evitar a situação a que te referes.
Obrigado

Toze

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #31 em: 11 de Outubro, 2009, 19:03:16 »
Boa noite

Luis seria verdade e tem toda a logica o que dizes mas este Seicento ainda não é electrico, estou a andar com ele para ir reparando alguns detalhes e quando for converte-lo não posso perder tempo com outras coisas que não sejam a co0nversão, até lá vou andando com ele assim e fazendo algumas manutenções que alguem se terá esquecido...

Electrico para já só mesmo o 126 e os testes que o carro tem que fazer são exactamente travagem e massas para evitar a situação a que te referes.

Ah bom, eu pensei que te estavas a referir ao 126, não sabia que tinhas também um Seicento!

Então aí a situação é outra e não tem de certeza nada a ver com distribuição de massas, isso passa mais pelos tubos e ou bomba de travões. Não é nada que não se resolva mas ainda deve dar algum trabalho.

Boa sorte com a reparação, e depois diz alguma coisa para ficarmos a saber do que se tratava exactamente.

Cumps,
Luís

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #32 em: 11 de Outubro, 2009, 22:20:09 »
Para já vou por tubos malha de aço novos e fazer a revisão aos pistons das pinças, isso deve resolver o problema.

Para ajudar rebentei um pneu de traz, já encomendei 2...
Obrigado

Toze

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #33 em: 12 de Outubro, 2009, 15:15:51 »
Para já vou por tubos malha de aço novos e fazer a revisão aos pistons das pinças, isso deve resolver o problema.

Para ajudar rebentei um pneu de traz, já encomendei 2...

É como diz aquele velho provérbio popular: "Uma desgraça nunca vem só!" :huh:

Boa sorte com a reparação, e diz-nos que pneus é que vais meter (marca e modelo).

Cumps,
Luís

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #34 em: 12 de Outubro, 2009, 20:57:32 »
Pirelli P6000 175/50/14....

É como diz aquele velho provérbio popular: "Uma desgraça nunca vem só!" :huh:

Boa sorte com a reparação, e diz-nos que pneus é que vais meter (marca e modelo).

Cumps,
Luís
Obrigado

Toze

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #35 em: 23 de Outubro, 2009, 23:11:49 »
Se o carro foi empenado, foi bem desempenado porque os paineis estão alinhados. O que poderá indicar que apanhou algum toque é o pisca frontal esquerdo deixar entrar alguma humidade.
A direcção foi alinhada e todos os pontos da mesma foram vistos.
Os pneus rolam no sentido correcto
Mudança correcta, acho que sim, até porque com chuva nem me atrevo a ir além de uma 3ª, sendo as rotundas em 2ª quase que sem acelerador.

Não entendo como crítica, mas sim como uma opinião.

Outra coisa que também pode ajudar para este comportamento "estranho" é o carro ser alto (ao solo) e leve, em nada contribuindo para a estabilidade. Mas neste momento, um conjunto novo de molas que o rebaixem é impossív€€L.

Reparei estes dias que ele tem mais tendência a fugir quando a estrada tem água (durante uma chuvada). Quando está apenas molhada o comportamento altera-se significativamente para melhor, o que me leva a pensar que os rasgos não escoem bem a água (e o pneu ser largo ainda menos ajuda). Terá alguma coisa a ver?

O meu pai tem também alguma experiencia de condução (30 anos e muitos kms em muitos carros diferentes desde minis a camiões) e diz que o carro não pode fugir como eu digo, mas também não tem grandes vontades de o conduzir com chuva para o verificar.
Certo é que ele também reclama que a L200 que ele conduz (RWD de '87) é um perigo em chuva por ser leve de trás. Ele já ficou várias vezes atravessado na estrada e eu, apesar de não andar muito com ela, nunca tal me aconteceu, mesmo em chuva.

O meu cinquecento é a mesma coisa, em piso molhado até a andar devagar assusta! Em piso seco foge de frente, e se desacelerar bruscamente, por vezes a traseira também perde um pouco a compostura!
Píu bello, píu amarelo : Fiat Cinquecento   

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #36 em: 23 de Outubro, 2009, 23:14:45 »
Muito se pode falar sobre isto! Hoje foi dia de chuva, logo foi dia de diversão aqui nas minha deslocações de manhã trabalho/casa... Principalmente na hora de almoço, no regresso a casa... Há certas zonas de asfalto que maezinha... Parece gelatina... Qualquer travagem menos suave dá direito a "descolanço", assim como curva mais acelerada ou uma segunda bem puxada... É curioso reparar que a táctica do ABS humano (como dizia o Lucas) é das poucas coisas que resulta para travar o bicho...

Pra mim continua a ser muito nervo e pouco peso... Convido quem quiser a dar uma voltinha de cinq para ver do que eu estou a falar! :)

Tens toda a razão... muita gente tem que "pegar" num destes carros para ver realmente do que se trata. Só em piso seco é que se consegue curvar bem com um destes carros!

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #37 em: 23 de Outubro, 2009, 23:18:33 »
Boas,

O meu Uno vinha com pneus UniRoyal Rally... Maravilha. posso dizer que realmente abusava do carrito, e, graças a Deus, nunca tive uma razão de queixa, sequer.

Cumps,
Pedro Maia.

Não digo que os pneus não sejam realmente bons, acredito que sejam, mas à que louvar o comportamento dos Unos, já tenho andado em alguns de clientes da oficina, quando vou com os carros ao centro de inspecções, e apesar de não abusar com eles dá para apreciar o bom comportamento desses carros. Bem melhor para andar depressa em estrada que um 5cento / 6cento; é mais estável.

O 5cento / 6cento na minha opinião não tem peso que chegue para aproveitar os pneus ao máximo

Adams_23

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #38 em: 27 de Outubro, 2009, 14:36:36 »
Isso do peso realmente pode ser uma vantagem ou não nestes pequenos citadinos.
Vantagem nos consumos pois se em cada semaforo o motor tiver que puxar mais peso, mais combustivel irá gastar dai que ter um jipe onde os pesos rondam os 1500 não é boa ideia no trafego urbano. Vantagem tb na agilidade do carro quanto mais peso mais enfadonho se torna a condução pois quem já pegou num Mercedes 220D têm a noção que está a conduzir um barco!?
Desvantagem no piso molhado o fraco peso deixa o contacto com o alcatrão mais tenebre e pegar num Cinq de 700 e poucos kgs no autoestrada com piso molhado é de coragem! O melhor para mininizar a loucura é ter sempre pneus o mais macios possivel onde a aderencia é grande o ideial era ter pneus Slick´s o melhor será cada macano no seu galho, um citadino na cidade, um jipe fora dela e um Mercedes no Autoestrada!?   

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #39 em: 27 de Outubro, 2009, 20:28:05 »
Isso do peso realmente pode ser uma vantagem ou não nestes pequenos citadinos.
Vantagem nos consumos pois se em cada semaforo o motor tiver que puxar mais peso, mais combustivel irá gastar dai que ter um jipe onde os pesos rondam os 1500 não é boa ideia no trafego urbano. Vantagem tb na agilidade do carro quanto mais peso mais enfadonho se torna a condução pois quem já pegou num Mercedes 220D têm a noção que está a conduzir um barco!?
Desvantagem no piso molhado o fraco peso deixa o contacto com o alcatrão mais tenebre e pegar num Cinq de 700 e poucos kgs no autoestrada com piso molhado é de coragem! O melhor para mininizar a loucura é ter sempre pneus o mais macios possivel onde a aderencia é grande o ideial era ter pneus Slick´s o melhor será cada macano no seu galho, um citadino na cidade, um jipe fora dela e um Mercedes no Autoestrada!?   

Em autoestrada com um 'cento não é arriscado. Basta deixar uns 200 metros para o carro da frente e ir à velocidade mínima permitida (50 kmh?). Têm espaço para travar calmamente sem travagens bruscas em que se perde o controlo do carro (é o que eu faço cada vez que chove) e podem fazer as curvas sem graaaandes problemas.

Quanto aos pneus slick, não sei se serão os mais indicados para tempo de chuva, visto que não têm rasgos para escoar a água, em 750kg de carro, é o equivalente a flutuar com o carro na estrada (a direcção fica leveziiiiiinha e dá uma dor na barriga que nem sei explicar).
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Paulito

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #40 em: 27 de Outubro, 2009, 21:14:15 »
Pneus slick, a meu ver, acho que não são permitidos para o uso na via pública, já que são desenhados para uma utilização exclusiva em piso seco; e dão direito a chumbar na IPO.
Cumps

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #41 em: 27 de Outubro, 2009, 23:18:28 »
Pneus Slicks na chuva??? Leste bem o que escreveste camarada Adams? ehehehe

Adams_23

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #42 em: 28 de Outubro, 2009, 11:10:49 »
Eu sei, estava a ironizar, claro que os Pneus Slick não dão para piso molhado mt menos para circular em via publica, queria sim reforçar a ideia que um cinp ou seiscento são carros citadinos e o seu comportamento em estrada precisa de redubradas atenções!?

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #43 em: 29 de Outubro, 2009, 15:45:58 »
Quanto aos pneus slick, não sei se serão os mais indicados para tempo de chuva, visto que não têm rasgos para escoar a água, em 750kg de carro, é o equivalente a flutuar com o carro na estrada (a direcção fica leveziiiiiinha e dá uma dor na barriga que nem sei explicar).

Pois claro que não, os slicks são só para ser usados em carros desportivos e com piso seco!

Além disso esses pneus estão proibidos de ser usados na via publica (excepto se for numa prova desportiva).

E como já tens problemas de sobra em manter o carro na estrada com pneus com sulcos, se fosse com slicks então era para fazer surf!

Carlos, porque não experimentas como eu os novos Pirelli Cinturato P4? Eu vou montar 2 novos à frente já no próximo mês.

As criticas e comentários sobre estes novos Pirelli são muito boas, por isso eu decidi experimentar e embora não esteja à espera de milagres, espero no entanto conseguir algumas melhoras em relação aos actuais.

Cumps,
Luís

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #44 em: 29 de Outubro, 2009, 15:57:02 »
O P4 é mais um pneu de prestação média e equilibrada para todas as situações.
O P6 tem um caracter mais desportivo.

Eu se tivesse agora um Uno 1000/1100, Punto 1100, Punto 1200 meteria P4.
Se tivesse um Punto Sport, etc... poria o P6.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0