Autor Tópico: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?  (Lida 43743 vezes)

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #75 em: 26 de Agosto, 2013, 16:14:19 »
Não chega o esforço, continua a ser horroroso.

Como sabes, isto de falar de estética é como discutir se são melhores as loiras ou as morenas, se o azul é mais bonito que o vermelho, se se gosta mais da noite ou do dia, se é melhor comer porco ou frango... podiamos estar a discutir eternamente sem chegar a conclusões porque, felizmente, cada um tem os seus gostos e opções pessoais.

Pessoalmente, e falando de design, eu prefiro de longe uma Alfa 159sw (que já nem se comercializa) à Avensis, mas daí a considerá-la "horrorosa" vai uma grande distância...  :D

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #76 em: 26 de Agosto, 2013, 16:32:06 »
GT Abarth, és muito defensor de otto, nunca esses charutos fazem 400.000km sem andar sempre a ser arranjados.
Granda maluco

Corsa A e B a diesel, seja D ou TD, motor Isuzu...fazem na boa mais de 300k...
Foi um motor muito bem pensado, materiais bons, facil manutenção, bom andamento, bons consumos, cabeça cross-flow, não é tão rotativo como  o 1.4 TD da FIAT, mas consegue ser bem mais fiável.

Agora um Fire faz 400.000km e um 1.5D/TD não faz 200.000?

WTF???

Boa tarde. Os Diesel antigos têm que ser mais resistentes, eram tão maus a produzir potência... Tinham mecânica que uns chamam vetusta e outros conservadora.

Eu tive um Fiesta 1.25 16v a GPL que foi vendido com cerca de 220 000Km e passados 3 anos ainda rola pois vejo-o com regularidade. O motor nunca foi aberto e nunca tinha avariado de motor. Só fez manutenção programada. Apenas parou na estrada quando berrou um bombite de travão, mas julgo não se aplicar neste caso. No mesmo tempo, um amigo tinha um corsa A 1.5 TD.... belos consumos, o meu tb tinha, mas aquela colaça... Gostava do quentinho!

Não façamos generalizações.

Eu trabalhei numa empresa em que o dono tinha vários caros antigos. Andei várias vezes num Datsun Bluebird 2.0 Diesel, uma arrastadeira mt confortável que marcava 318000Km... mas faltava um 1 antes do 3. No entanto ja tinha levado um motor caro está! Essa tipo tinha um Bluebird 2.0 8v a gasolina, com mais de 300000Km...

Agora essa história de chamar chaços a ottos... não é bem assim Borgata! Comparemos coisas comparáveis e sua adequabilidade ao uso.

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #77 em: 26 de Agosto, 2013, 17:29:18 »
Boa tarde. Os Diesel antigos têm que ser mais resistentes, eram tão maus a produzir potência... Tinham mecânica que uns chamam vetusta e outros conservadora.

Porque o que interessava mesmo nestes carros era a longevidade e economia, no caso dos comerciais também o binário sempre foi importante. Potência e performance estavam fora da equação nos diesel... Eram maioritariamente carros de trabalho.

A partir do momento em que o diesel passou a generalizar-se, a fazer parte do universo premium e a integrar viaturas de outro "campeonato", as marcas começaram a sentir necessidade de elevar a fasquia no que à potência e performance respeita, numa espiral inversamente proporcional à sua fiabilidade... É dificil ter o melhor dos 2 mundos...

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #78 em: 26 de Agosto, 2013, 19:36:44 »
E que tal atenção a leres?  :D
Eu escrevi: "Desses não posso falar de 400.000, mas apenas de perto de 200.000".
Porque eu os tive perto de 200.000 cada um!
Há carros desses com +500.000.

FIRE 8 V conheço a fazerem 400.000 sem arrear.
Nada de charutos nem nada de sempre a serem arranjados.

Também Diesel: Tipo 1.7 ia acima de 700.000.

Mas vais-me dizer qual o carro novo à venda que confies que farás 400.000 sem "abrir".

Nunca vi nenhum Paulo, e sempre que os vejo ou passam pelas mãos, nem 200.000km têm...daí a custar mesmo muito acreditar que os façam sem serem aberto...mas se tu viste eu acredito, mas devem ser 1 a cada 100mil!
Actualmente sem abrir tens os 1.9 JTD105/115 2.4 JTD136/140/150, e os 1.9 M-Jet também para lá caminhão, para não falar dos 1.9 TDI PD excepto PD115, bem como os 20d 136cv e 150cv =)

Agora 1.3 M-Jet esquece...nem 1.4 TDI PD, nem 1.5 dCi, muito menos os 1.4 e 1.6 HDI.
A xuxa recente já não sei, porque carros a gota recentes mal andam! Vejo tudo com 30mil, 100mil no máximo infelizmente!

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #79 em: 26 de Agosto, 2013, 19:39:40 »
Como sabes, isto de falar de estética é como discutir se são melhores as loiras ou as morenas, se o azul é mais bonito que o vermelho, se se gosta mais da noite ou do dia, se é melhor comer porco ou frango... podiamos estar a discutir eternamente sem chegar a conclusões porque, felizmente, cada um tem os seus gostos e opções pessoais.

Pessoalmente, e falando de design, eu prefiro de longe uma Alfa 159sw (que já nem se comercializa) à Avensis, mas daí a considerá-la "horrorosa" vai uma grande distância...  :D

Mas a maioria partilha a minha opinião  :P
E sim o Avensis é horrível, saiu um bonito que é a versão antes desse!
O único!!!!
Mas sim claro, são gostos!

Prefiro morenas de olhos azuis, que power  :uikabom:

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #80 em: 26 de Agosto, 2013, 19:43:15 »
(...)
Agora essa história de chamar chaços a ottos... não é bem assim Borgata! Comparemos coisas comparáveis e sua adequabilidade ao uso.

Desculpa, mas os motores que estamos a falar, com tratamento que levam, não fazem 200mil e ponto.
Claro que bem assistido qualquer motor dura, mas a fiabilidade vê-se nas condições que todo o pessoal os submete!
E esse Corsa, é dos poucos casos! Porque é extremamente fiável, não me precisam dizer o contrário, já os vi à minha frente N deles!

Se me disseres que o 1.4d da Citröen/ Peugeot, curtem à brava papar juntas, epah aí tá bem, agora o 1.5 que vinha na Opel?? Nem pensar...

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #81 em: 26 de Agosto, 2013, 19:57:12 »
bocas aos 1.4d... a esposa andou com um 6 anos e avariou 1 vez... descompressor... tecnicamente nem avariou, simplesmente não parava... nesse tempo todo só manutenção programada e material de desgaste. vendi a um velhote a mais de 2 anos, tinha 185kkm... ainda o tem... já vai nos 200kkm e ainda la anda a junta original!!!
um amigo meu vendeu o 14d dele com 330kkm, só dizia bem do charuto...
quando tirei a carta andei num corsa b 1.5td com quase 300kkm... sem chatices de maior dizia o meu intrutor... um dia lá avariou e andei umas vezes num corsa a 1.5d que ninguém sabia quantas vezes tinha virado...
tenho um colega que quer vender a corolla dele... só tem 500kkm... pega a primeira e nem fumo faz...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #82 em: 26 de Agosto, 2013, 20:49:20 »
Muitos 999 e 1108 passam 300.000 sem terem sido abertos e alguns 400.000.
500.000 ainda não vi.

Mas há.

Vi no outro dia um 750 com +400.000 também, sem ser aberto.

Unos 1116 Lampredi já vi +300.000.

Até um carro que foi meu, de 1992, um 999, circula com mais de 300.000 e continua a rolar.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #83 em: 26 de Agosto, 2013, 21:07:34 »
bocas aos 1.4d... a esposa andou com um 6 anos e avariou 1 vez... descompressor... tecnicamente nem avariou, simplesmente não parava... nesse tempo todo só manutenção programada e material de desgaste. vendi a um velhote a mais de 2 anos, tinha 185kkm... ainda o tem... já vai nos 200kkm e ainda la anda a junta original!!!
um amigo meu vendeu o 14d dele com 330kkm, só dizia bem do charuto...
quando tirei a carta andei num corsa b 1.5td com quase 300kkm... sem chatices de maior dizia o meu intrutor... um dia lá avariou e andei umas vezes num corsa a 1.5d que ninguém sabia quantas vezes tinha virado...
tenho um colega que quer vender a corolla dele... só tem 500kkm... pega a primeira e nem fumo faz...

Desculpa lá mas custa mesmo acreditar nisso...um 1.4d sem junta queimada...ui ui, se disseres que é o 1.5d PSA, tudo bem, agora 1.4d...basta fazer uma pesquisa dos carros à venda para veres como 90% dos que estão à venda têm junta da cabeça queimada...

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #84 em: 26 de Agosto, 2013, 21:56:46 »

Prefiro morenas de olhos azuis, que power  :uikabom:

Neste aspecto eu partilho da tua opinião!  :buba:
Mas lá está, há loiras de olhos castanhos igualmente bombásticas!
 :sombrero:

Desculpem o OT!

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #85 em: 26 de Agosto, 2013, 22:01:25 »
Desculpa, mas os motores que estamos a falar, com tratamento que levam, não fazem 200mil e ponto.
Claro que bem assistido qualquer motor dura, mas a fiabilidade vê-se nas condições que todo o pessoal os submete!
E esse Corsa, é dos poucos casos! Porque é extremamente fiável, não me precisam dizer o contrário, já os vi à minha frente N deles!

Se me disseres que o 1.4d da Citröen/ Peugeot, curtem à brava papar juntas, epah aí tá bem, agora o 1.5 que vinha na Opel?? Nem pensar...

Olá Borgata.

Eu sei que os PSA 1.4d eram  e são maus. Os primeiros 1.5DCI são bons para levar bronzes...

Mas o 1.5TD queimou duas juntas. Pode ter sido azar... E não andava mais que o Fiesta 1.25 16v e os euros aos 100Km eram mt iguais... e eu tinha um carro com A/C, direcção assistida e AirBags.

Qt aos otto que andam pouco e berram, eu conheci um Honda Civic 1.5 vtec de 1993 que andava bem, não gastava muito e foi embora com os 3 k digitos. So mexeu no motor porque o dono ligava-lhe tanto que se esqueceu de trocar a correia de distribuição.

Conheço um alfa 156 1.8TS que vai a caminho dos 220000Km... e leva a manutenção programada e coisas de menor fora motor.

Existem exemplos de BMW 6cil com muitos KM, SAAB e Volvo... Não são assim tão maus...

Como exemplo de longevidade, conheci o Datsun que disse que o pessoal da minha idade ainda se lembra de os ver a taxi em PT.

http://www.google.pt/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=TwqFGyKDyJshCM&tbnid=PTjBmVSTRNDt4M:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.cargurus.com%2FCars%2F1981-Nissan-Bluebird-Overview-c17831&ei=5MIbUseLNISa0QXsuoG4DQ&psig=AFQjCNE9wig3xAAm0YpCB-LLKTJEH97O7A&ust=1377637465258553

Concordo Carrera_ACE LOL!

« Última modificação: 26 de Agosto, 2013, 22:05:26 por hmlopes »

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #86 em: 26 de Agosto, 2013, 22:13:39 »
Desculpa lá mas custa mesmo acreditar nisso...um 1.4d sem junta queimada...ui ui, se disseres que é o 1.5d PSA, tudo bem, agora 1.4d...basta fazer uma pesquisa dos carros à venda para veres como 90% dos que estão à venda têm junta da cabeça queimada...
agora sou mentiroso? anda ver... ainda vejo o carrito todos os domingos... o velhote de certeza que nos deixa dar uma volta.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #87 em: 27 de Agosto, 2013, 14:44:19 »
agora sou mentiroso? anda ver... ainda vejo o carrito todos os domingos... o velhote de certeza que nos deixa dar uma volta.

Nada disso, custa-me só acreditar...só isso!
Nunca vi tal exemplo e és o primeiro a dizer-me isso, um AX 1.4d com 300.000km sem ser aberto!!!! É milagre!!! É caso para mandar para a Citröen para eles exibirem tal trofeu e darem à troca um GT by Citröen !!!!

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #88 em: 27 de Agosto, 2013, 14:45:25 »
Olá Borgata.

Eu sei que os PSA 1.4d eram  e são maus. Os primeiros 1.5DCI são bons para levar bronzes...

Mas o 1.5TD queimou duas juntas. Pode ter sido azar... E não andava mais que o Fiesta 1.25 16v e os euros aos 100Km eram mt iguais... e eu tinha um carro com A/C, direcção assistida e AirBags.

Qt aos otto que andam pouco e berram, eu conheci um Honda Civic 1.5 vtec de 1993 que andava bem, não gastava muito e foi embora com os 3 k digitos. So mexeu no motor porque o dono ligava-lhe tanto que se esqueceu de trocar a correia de distribuição.

Conheço um alfa 156 1.8TS que vai a caminho dos 220000Km... e leva a manutenção programada e coisas de menor fora motor.

Existem exemplos de BMW 6cil com muitos KM, SAAB e Volvo... Não são assim tão maus...

Como exemplo de longevidade, conheci o Datsun que disse que o pessoal da minha idade ainda se lembra de os ver a taxi em PT.

http://www.google.pt/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=TwqFGyKDyJshCM&tbnid=PTjBmVSTRNDt4M:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.cargurus.com%2FCars%2F1981-Nissan-Bluebird-Overview-c17831&ei=5MIbUseLNISa0QXsuoG4DQ&psig=AFQjCNE9wig3xAAm0YpCB-LLKTJEH97O7A&ust=1377637465258553

Concordo Carrera_ACE LOL!

Não estou a generalizar otto, tou sim a falar de charuto FIRE! looool

MK1

• Encartado

• *
  • 79

Masculino
« Responder #89 em: 27 de Agosto, 2013, 15:13:18 »
Já agora, no que toca a fiabilidade, faço referência ao Ford Fiesta Windsor de 1995 (1.1) do meu tio, que vai talvez para cima de 220000 (não sei ao certo, deve andar nos 250) e só leva a manutenção programada. Apenas teve o problema da junta queimada por descuido do dito condutor. Fora isso a manutenção ao motor em si é zero, excepto uma reparação no tubo de escape. Mas também não sei muitos pormenores sobre o carro.
« Última modificação: 27 de Agosto, 2013, 15:14:20 por MK1 »